Retrospectiva 2010 - blog uniRP

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O blog uniRP de fato surgiu em dezembro de 2009, com esse post.

Porém, foi em 2010 que resolvemos levá-lo a sério mesmo, planejando uma reestruturação e colocando-a no ar, conforme explica esse post.

Por isso, consideramos que o ano de 2010 é que foi o ano definitivo do blog, visto que tivemos uma grande produção e, com isso, um grande crescimento, tanto de conteúdo, quanto de visibilidade por diversos lugares.

Saímos muitas semanas nos Melhores Posts de Relações Públicas da Semana, organizada pelo RP Pedro Baldurquino, o que nos orgulhou muito, e que nos deu força para seguir e frente!

Participamos de um concurso, fizemos post sobre Congresso, organizamos e cobrimos palestras, firmarmos parceria com o Curso de Comunicação Social da UNISC e com nossas professoras de Relações Públicas e suas turmas, além de termos recrutado um time de peso de colaboradoras que acompanharão o blog à partir de agora.

E, claro, umas das questões que mais foi importante para nós (Cintia e Juliana), foi nosso crescimento, tanto pessoal quanto profissional/acadêmico, pois fazer parte de um blog, ter o compromisso de pesquisar, estudar, ler e elaborar textos provoca um grande amadurecimento e desenvolvimento de todos os quesitos que nos envolvem, intelecto e pessoalmente.

Portanto, para nos despedirmos desse grande ano que foi 2010 para nós e para o uniRP, relacionamos abaixo alguns posts que tiveram destaque e foram importantes na construção da história do blog:


Perspectivas e apostas para a área de RP em 2010
O post de "reinauguração" veio com tudo, trazendo depoimentos de grandes profissionais, professores e acadêmicos sobre como seria o ano para a área de RP. Também foi o post de "inauguração" do blog na lista dos Melhores Posts de RP da Semana, no Horizonte RP (que agora já não está mais na ativa).

Sustentabilidade: o futuro é agora
Com esse post sobre sustentabilidade ambiental, participamos da promoção realizada por Rodrigo Cogo e o Mundo RP, e por Pedro Baldurquino com o Horizonte RP. Foi muito bacana abordar esse assunto, e acreditamos que fizemos um bom trabalho.

Marketing Social
Um tema sempre válido, ainda mais apoiado em um filme, onde traz práticas e vivências reais, o que colabora para uma maior absorção dessa realidade, embasando ainda mais o assunto.

O Profissional de Relações Públicas
Nossa primeira entrevista, feita com a RP Roberta Souza e Silva (atualmente, uma colaboradora do uniRP e uma das donas da primeira e única agência de Relações Públicas de Santa Cruz do Sul - a Adega de Ideias). Inaugurou o tema de entrevistas com profissionais, e teve muito êxito, visto que trazer experiências concretas e eficientes do que aprendemos de teoria na universidade sempre promove uma aceitação positiva.

Relações Públicas Comunitária
Um tema bem salutar, porém pouco debatido. É importante trazer esse outro campo onde os RP's podem atuar, que é o Terceiro Setor, tão necessitado de trabalhos de RP quanto qualquer outro.

Congresso Abrapcorp - dia 1 e 2
Com a participação de uma de nós (Juliana) nesse congresso, que aconteceu aqui pertinho, em Porto Alegre, postamos os aprendizados e experiências de cada dia, para que quem não pôde participar pudesse ter uma noção do que foi abordado no evento.

O profissional de Relações Públicas na área Política
Mais uma entrevista com profissional, agora com a RP Ilza do Canto, que também veio palestrar no nosso curso. Foi muito bacana saber sobre a experiência dela e o ótimo trabalho que ela desenvolve. Acrescentou muito para nós que estávamos fazendo RP Governamental na época.

Futebol e Relações Públicas
A época era de Copa do Mundo, mas não foi por esse motivo que trouxemos esse post. Tratou-se de uma descoberta, no mundo dos video-games, do trabalho da nossa área, o que acabou se revelando um ótimo aprendizado, visto que abordamos a profissão na atuação em clubes de futebol, um grande "campo" onde os profissionais de Relações Públicas podem exercer suas atividades.

O profissional de Relações Públicas na área Hospitalar

Mais uma entrevista com profissional, com Carine Nied, RP que atua no hospital da cidade, também mostrando um campo muito interessante e promissor para os profissionais da nossa área.

A campanha de Relações Públicas
Post que trouxe as experiências e impressões de uma campanha de RP realizada por alunos na cadeira de Campanha de RP na UNISC. Um aprendizado que acrescentou muitas coisas positivas, tanto em quem a realizou quanto em quem a recebeu... além de quem a leu, claro.

Sua "exigência" é uma ordem
Um assunto muito em voga em 2010, sobre as exigências das pessoas na hora de consumir. Além de ser um tema muito interessante, que cabe aos conhecimentos de RP, para que possam auxiliar as empresas onde atuam a entender e a se relacionar melhor com esse consumidor.

Projetos experimentais em Relações Públicas
Mais experiências acadêmicas que abordamos no uniRP. É muito importante trazer para conhecimento de todos as atuações de profissionais da nossa área, mas é igualmente importante trazer o que os futuros profissionais já estão fazendo, mostrando desde cedo a qualidade e a dedicação necessárias para uma grande carreira.

O futuro profissional de Relações Públicas
Como foi dito no comentário anterior, um post que traz a realidade de uma formanda em RP, uma futura profissional que já estava exercendo seus aprendizados, e tendo expectativa do que vinha pela frente.

Relações Públicas e Marketing
Um assunto que sempre vem à tona, grandes atuantes do mundo da comunicação, e que muitas vezes são confundidos, um sendo subordinado à outro e por aí vai. O post quis mostrar que o melhor mesmo é que ambos atuem juntos, contribuindo com as qualificações de cada um.

Valores. Simples assim!
Com o conhecimento e, consequentemente, com a exigência dos consumidores atualmente, cada vez mais alertas às práticas das empresas e suas marcas, os valores aparecem como protagonistas nessa relação tão tumultuada, mas necessária. Além disso, o texto embasa-se no recente livro de Kotler, onde ele aborda o Marketing 3.0, que trata das práticas do valores, indo ao encontro dos consumidores (humanos plenos - com mente, coração e espírito) e seus anseios.

O lugar certo para experimentar
Post que deu início à parceria do uniRP com a turma de Oficina de Redação em Relações Públicas II, que durou o semestre, ministrada pela Prof. Elizabeth Moreira. As alunas trazem suas experiências como bolsistas da Agência Experimental de Relações Públicas que fica no Curso de Comunicação Social da UNISC.

Mídia e interatividade: blogs corporativos
Outro texto da parceria citada acima, e até hoje um dos posts mais acessados no blog, semanalmente.

Relações Públicas no século XXI - Imagem Empresarial
Também um texto de alunas, na parceria com a disciplina de Oficina de Redação em Relações Públicas II, que aborda questões atuais, onde apresenta os desafios dos profissionais de RP no cenário globalizado e as exigências na atuação das empresas perante seus públicos.

Evolução e Comunicação
Um post bacana e diferente, que mostra o quanto o cenário da comunicação já mudou, e também aborda um pouco sobre a evolução que a nossa área já obteve acompanhando esse cenário de modificações.

Entre atos, política e Relações Públicas
Devido ao momento de eleições, um post que mostra um pouco do backstage de uma campanha eleitoral para presidência e seu planejamento, e como um Relações Públicas pode atuar nessa prática política.

OpineRP! e Meio ano de blog uniRP
Campanha e post, respectivamente, sobre meio ano de atuação do blog uniRP, que também tratou de abrir espaço para que os leitores pudessem enviar sugestões, críticas, elogios e dicas sobre como foi esse período, e como o blog poderia melhorar ainda mais.

A quarta-feira do relacionamento ON+OFF
Post falando como foi o dia 6 de outubro (uma quarta-feira) da SEACOM (Semana Acadêmica do Curso de Comunicação), onde as palestras e atividades foram organizadas pelo blog uniRP (Juliana), Midiatismo (Dennis) e Ocappuccino (Mateus). O tema era relacionamento ON+OFF, e trouxemos duas ótimas palestrantes, que abordaram sobre o assunto trazendo cases de sucesso das agências onde trabalham: Carolina Palma (W3Haus) e Maíra Rolim (BOCA).

Relações Públicas no auxílio ao RH
Post de alunos da disciplina Oficina de Redação em Relações Públicas II, que abordou sobre como nossa profissão pode auxiliar as empresas atuando no setor de gestão de pessoas ou Recursos Humanos.

Relações Públicas e as áreas da Comunicação
O texto fala sobre como as disputas entre jornalistas, publicitários e relações públicas devem ser deixadas para traz, pois a prática da comunicação de forma integrada, com todas essas áreas atuando em conjunto e colaborativamente, transforma o cenário mais estratégico e, consequentemente, mais eficaz.

O profissional de Relações Públicas
Entrevista com o RP Pedro Prochno (que comanda o blog Relações) e sua atuação nas Relações Governamentais, feita pelo acadêmico Gilberto Rodrigues, das Faculdades Integradas Rio Branco, que colaborou com o uniRP.

Construindo a Monografia
A monografia é uma etapa importantíssima, talvez a mais, que todos devemos passar se queremos conquistar o tão sonhado diploma. Nesse post, aborda-se as etapas e dá dicas das melhores maneiras de realizar a elaboração desse trabalho.

Nova equipe do blog uniRP
Manter um blog ativamente, semanalmente, com textos bem fundados torna-se uma tarefa difícil ao longo do tempo para apenas duas pessoas. Por isso, resolvemos montar um time com grandes futuras e já profissionais de Relações Públicas da nossa cidade/região e universidade. Nesse post, apresentamos então a nossa nova equipe, que irá atuar ao nosso lado no ano de 2011.

Entrevista com o profissional de Relações Públicas

Trouxemos uma entrevista com a RP Simone Ferreira, que veio abordar sua atuação na área cultural como RP da Fundacine. A entrevista foi muito válida, visto que mostrou uma área de atuação pouco explorada pelos RP's, mas que pode se tornar um grande campo em potencial.

Dia Nacional das Relações Públicas
E para fechar o ano de posts com chave de ouro, um post trazendo depoimentos de todas as integrantes do blog uniRP sobre a importância da nossa área e a importância que o dia 2 de dezembro tem para as Relações Públicas no Brasil, além de prestar uma pequena homenagem à essa profissão que todas amamos.



Então é isso pessoal, espero que tenham gostado.

E aproveitamos para
dizer que foi muito bom passar o ano de 2010 com todos que acompanharam e curtiram o blog com a gente, e que em 2011 a produção continue a mil, trazendo cada vez mais conteúdos e contribuições para nossa área, que é motivo de orgulho para todos nós!

Um ótimo Ano Novo para todos!


Abraços,
blog uniRP

Feliz Natal... Digital

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O ano de 2010 está chegando ao fim, mas nem por isso a correria diminui. Pelo contrário, parece que vivemos um ano inteiro dentro de apenas um mês, de tantos acontecimentos, prazos, festas, planejamentos para o próximo ano...enfim, acontece de tudo, e ao mesmo tempo!

O blog uniRP também está nessa onda, e não estamos conseguindo manter frequentes as atualizações, pois está todo mundo cheio de coisas (final do semestre, trabalhos e provas finais, entregas e apresentações de monografia)... fora o trabalho, que também tudo está a mil.

Mas logo logo esperamos voltar à ativa, e trazer posts recheados de informações sobre o mundo das Relações Públicas!

Enquanto isso, gostaríamos de deixar nossa mensagem de final de ano:

2010 foi um ano muito bacana, e gostaríamos de agradecer a todos que compareceram, visitaram, leram, comentaram, indicaram, seguiram, retwitaram o blog uniRP (e o twitter @blogunirp)! Sem vocês, o blog não estaria onde está hoje!

Então, pessoal...


Um Feliz Natal abençoado e cheio de alegrias para todos, e que o Ano Novo que se aproxima venha com muita inspiração, trazendo mais e mais conhecimentos e contribuições para a nossa querida área, tanto de Relações Públicas quanto da Comunicação em geral!




E pra entrar no clima natalino também no meio digital, abaixo segue o vídeo que tem sido muito visto e comentado nos últimos dias... A história do Natal Digital.



Beijo, gente!

Dia Nacional das Relações Públicas

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Dia 2 de dezembro - DIA NACIONAL DAS RELAÇÕES PÚBLICAS


Hoje é um dia de comemoração. Comemorar um dia que é muito importante na vida e na história das Relações Públicas. Hoje é nosso Dia Nacional! Uma data tão importante, pois ainda não somos uma área totalmente reconhecida pelo o que de fato realizados e consistimos. Mas com certeza essa realidade está mudando, e tende a mudar ainda mais. Pelo menos é o que nós sentimos e apostamos!

Esperançosos, capazes, inteligentes, diferenciados... RP's, não baixemos a cabeça. Pelo contrário, vamos unir nossas vozes e fazer ecoar nosso orgulho de fazer parte de uma "família", de um "amor" que todos temos em nossos corações, de poder representar esta profissão.

Para prestar nossa homenagem, o blog uniRP traz os depoimentos de quem faz parte da nossa equipe. Eis o que as meninas têm a dizer:


Cintia Anton - Grande dia, dia de parabenizar todos aqueles que fazem de relações públicas uma profissão cada vez mais importante no contexto das organizações. Parabéns aqueles que escolheram representar esta atividade, e que não se esqueçam de trabalhar com orgulho, ética e profisisonalismo. Ser relações públicas é mais do que representar algo em público como a maioria acredita, é trabalhar com imagem, relacionamentos, planejamento, atendimento, marca... todos de forma estratégica. Não é fácil, é matar um leão por dia. Gosto tanto que acredito que é uma atividade concedida por bençãos divinas, como a benção da flexibilidade, do diálogo e do relacionamento.

Neste dia, quero trazer um textinho que sempre é bom lembrar ou relembrar - o nosso juramento: "Juro, diante de Deus e da sociedade, que farei uso do meu trabalho, conduzir meus esforços profissionais de acordo com os princípios éticos norteadores da atividade de Relações Públicas, com responsabilidade e respeito humano e dedicar o meu trabalho para o desenvolvimento e o bem estar do povo brasileiro e da humanidade".

Hoje é um dia de comemoração! E todo dia de comemoração é também de reflexão!


Juliana Xavier - comemorar esse dia 2 de dezembro, Dia Nacional das Relações Públicas, em 2010 é mais do que especial. Digo tanto para mim, quanto para a área, pela percepção que tenho do que desenvolvemos em 2010. Pra mim é especial, pois em 2010 aconteceram coisas maravilhosas e determinantes para minha paixão pela área crescer ainda mais - demos continuidade e gás para o blog uniRP e conseguimos alcançar resultados nunca esperados em tão pouco tempo; e entrei como estagiária na Adega de Ideias, primeira e única agência de Relações Públicas de Santa Cruz do Sul, podendo trabalhar ao lado de duas grandes profissionais que eu admiro muito.

Para a área, pois 2010 foi um ano excelente e especial. Lembram do post de "inauguração" da reestruturação do blog uniRP? Pois é, agora como o ano já passou, posso dizer que muitas das perspectivas e apostas se confirmaram, monstrando ter sido um ano tão significativo quanto o de 2009. E tudo se dá por resultado da atuação de brilhantes profissionais e acadêmicos, pelo Brasil afora, representando a área brilhantemente, tanto em forma de trabalhos executados, quanto em forma de posts em seus blogs!

Portanto, PARABÉNS a todos! Temos sim muitos motivos para comemorar, e que os próximos anos sejam ainda mais brilhantes na história que estamos construindo aos poucos, mas de forma digna de admiração! Relações Públicas (atuais e futuros), parabéns!!!


Gisele Simão - Ser RP é o máximo! Tô curtindo um montão. Me divirto a cada dia de trabalho, porque fazer o que se gosta não tem preço. Ter uma data para comemorar o dia nacional das Relações Públicas é fundamental, mas penso que, cada profissional, no seu dia-a-dia de trabalho, pode fazer pequenas ações para valorizar a profissão. O mercado de trabalho está sempre em evolução e o Relações Públicas precisa estar sempre atualizado, buscando novidades, acho que isso é o que mais me motiva.


Ingrid Bittencourt - Neste dia tão especial como o 02 de Dezembro, gostaria de mandar um recado a todos aqueles que um dia já ouviram falar em Relações Públicas, mas nunca entenderam muito bem o que significa isso, quanto menos sabem o que estes profissionais efetivamente fazem. O RP é alguém que possui no cerne do seu espírito algo incomum a outros profissionais: o poder do relacionamento. Esta pessoa realiza como ninguém ações estratégicas, pois é um profissional antenado no mundo, o que significa estar sempre a frente!

Parabéns a todos aqueles que um dia já pensaram em ser um RP sem ao menos saber mais profundamente o que seria e com certeza PARABÉNS a todos aqueles que hoje são RP, e que defendem acima de tudo uma maior valorização desta profissão!


Luisa Scherer - Um dia nada comum, mais que especial este 02 de dezembro!!! Dia de parabenizar e felicitar a todos os Relações Públicas, sejam eles profissionais, acadêmicos e até os futuros estudantes desta área da comunicação. Mas, afinal o que é ser Relações Públicas?

É ser inovador sem deixar de ser tradicional, diplomata em busca da mediação constante, comunicador que prima pelos relacionamentos, é planejar continuamente e de maneira estratégica, é defender a ética e a verdade, é gerir pessoas, marcas e imagens com profissionalismo, é acima de tudo difundir e buscar de maneira intensa a valorização do nosso propósito como profissionais de Relações Públicas.

Realmente algo muito forte e cheio de significado para todos nós, parabéns aqueles que abrilhantam a nossa atividade a cada dia. Que neste momento de comemoração, seja possível pararmos por alguns minutos para refletir que rumo estamos traçando para a nossa profissão e o que mais podemos fazer em prol dela. Abraços e um PARABÉNS especial a todas nós !!!


Michele Roth - Dia das Relações Públicas! Um dia especial, para pessoas especiais! Parabéns a todos os profissionais, acadêmicos e futuros estudantes de RP que acreditam na importância e na responsabilidade de gerir a comunicação em seus diversos segmentos. Que este dia sirva para que nós reflitamos a respeito da nossa atividade e para qual caminho estamos indo, primando sempre pela verdade, pela ética e com o intuito de sempre buscar as melhores soluções para o desenvolvimento através da comunicação! Abraços a todos os colegas RP's!!


Roberta Souza e Silva - O que eu sinto? Sinto que de forma determinante as portas se abrem para o profissional de RP. O profissional que não se posicionar agora talvez nunca mais o faça.
Num mercado de iguais, é hora de buscar diferenciação pela RELAÇÃO. Criar e manter boas relações com os stakeholders. É hora de estudar indicadores de relação, aprimorá-los e aplicá-los na realidade de cada atuação nossa. Parabéns ao nosso Dia!

Entrevista com o Profissional de Relações Públicas

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Semana passada, a turma de Prática de Relações Públicas I recebeu a palestra da Simone Luz Ferreira, Relações Públicas e responsável pela produção executiva da FUNDACINE.

Simone é formada em Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e também se graduou em Produção Audiovisual – Cinema e Vídeo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Comunicação Social - FAMECOS – TECCINE. Desde março desse ano é Coordenadora Geral de Projetos da Fundacine. Suas principais atividades são: desenvolvimento, gerenciamento e coordenação de projetos culturais; organização e realização de eventos da entidade.


Aproveite a disponibilidade da Simone, e fiz uma entrevista com ela, que pode ser conferida abaixo:


Simone, tu te formaste primeiramente em Produção Audiovisual . Por que resolveu fazer Relações Públicas também?

Eu fiz as duas faculdades paralelas, ao mesmo tempo. Então, à medida em que eu fui trabalhando com a produção de cinema, dentro da faculdade de cinema, eu me apaixonei pela área de produção. E, ao mesmo tempo, eu cursava Relações Públicas, quando aprendi sobre os processos organizacionais e percebi que os espaços de atuação de um RP poderiam ser expandidos para a área cultural. Mas ainda era uma coisa bem incipiente, no início da faculdade se falava pouco em gestão cultural, ainda era um termo que as pessoas não conheciam direito. E como eu já gostava de trabalhar na área de produção de cinema, por experiência na faculdade (e eu também vim das artes, fazia teatro, dança), de certa forma também sempre gostei da área cultural. Eu enxergava que todas as possibilidades de Relações Públicas poderiam ser aplicadas nessa área com bastante êxito e ainda como um mercado promissor para RP. Ao longo da faculdade, fui tentando me direcionar para isso, buscando literatura...ainda é uma área que tem pouca pesquisa, pouco livro publicado, que tem poucos profissionais que atuam e que podem compartilhar as experiências. Por isso eu vejo como uma grande oportunidade, para que a gente possa se destacar e fazer com que essa área cultural consiga se formatar de uma maneira diferente, e não tão informal, não pela via artística somente, mas sim se tornar um negócio mesmo, virar algo realmente formatado do jeito que um RP gostaria que fosse.

Durante a faculdade, o que tu procuravas fazer para adquirir experiência prática...estágios, projetos?

Eu trabalhava com produção de cinema, e dentro de produção, a gente trabalha essencialmente com projetos. A minha tarefa nos filmes da universidade, que eram tarefas de aula, era escrever o projeto do filme, buscar uma fonte de recursos para financiar esse filme, tinha que dar um jeito de divulgar e, para isso, eu precisava transitar muito bem com a equipe do filme, dialogar muito bem com o diretor, ter uma certa postura de liderança frente aos outros técnicos que trabalhavam comigo, embora fossem colegas de aula... então todas essas tarefas de uma certa forma já sinalizavam uma certa habilidade pra atuar como RP. Também trabalhei com pesquisa na faculdade, não me foquei na área de Relações Públicas de uma forma mais conceitual, eu acabei me focando na recepção de mídia, estudando o relacionamento das mídias com seus públicos, que de uma certa forma é também um nicho de RP, se tu pensares em RP como profissão. Trabalhava com projetos dos filmes, na área de produção. Nunca estagiei exatamente como RP. Também trabalhei, dentro da universidade, na área de extensão fazendo eventos, fechando com clientes e fazendo a produção do evento, assessoria de imprensa, o que transitava nas funções de RP. Mas sempre enxerguei essa questão de trabalhar com produção de cinema, e essencialmente produção cultural, já como sendo essencialmente Relações Públicas. Então tudo isso se apresenta como um nicho de RP, tudo o que se faz na produção é o que um RP faz.

...e deve haver muitas pessoas né, que trabalham nessa área cultural, nas produções culturais, que fazem o que um RP faria, e nem sabem disso...

É, e o que nos dá uma grande vantagem, pra quem tem formação na área, é que as pessoas que trabalham com produção, seja de cinema ou produção em si artística, não conhecem exatamente os processos, não sabem a metodologia, então elas fazem, mas de uma maneira muito pouco formal, sem uma certa padronização. Essa é uma queixa muito grande do mercado cultural: que as pessoas não sabem formatar um bom projeto, não sabem apresentar o produto. Então temos uma grande vantagem, porque a gente já sai pronto da universidade. Já temos a mentalidade processual, enxergamos lá na frente, pensamos de forma estratégica, então aí é o grande nicho que temos a explorar...até porque muitas vezes o RP nem se interessa por essa área, não sabe que pode atuar.

O que tu aplicas de RP no trabalho que tu estás atuando hoje?

Essencialmente, tudo. Se a gente pensar pelas funções, pelas possibilidades. A gente concebe a ideia de um projeto novo, eu formato esse projeto e transcrevo na forma de um documento, e a partir disso a gente vai tentar financiar, conseguir recursos, viabilizar via lei de incentivo. Uma vez que temos esse recurso, eu executo. Se é um evento, eu essencialmente faço o evento, ou se é um projeto. Depois de executado, eu avalio, implemento ferramentas de avaliação, se o que eu fiz o público gostou, se foi da melhor forma, aí depois levo isso para a direção da FUNDACINE, para que nos próximos projetos a gente possa adequar e melhorar. Lá na FUNDACINE, como é uma entidade sem fins lucrativos, trabalhamos com uma equipe pequena, então eu faço tudo, desde a concepção da ideia à conclusão do projeto, a prestação de contas dele. Tenho que planejar, executar, avaliar e concluir. A única coisa que não faço é assessoria de imprensa, pois temos uma empresa contratada. O trabalho de relacionamento com os públicos, com e-mail, newsletter, site, tudo isso é com a gente. O bom de trabalhar em equipe pequena é que tu tens a visão do todo, pode aplicar e efetivamente aprender, coisas que tu vias na faculdade somente na forma teórica, agora pode aplicar na prática.

Contigo, há mais alguém de RP ou da comunicação?

São duas pessoas. Eu e uma assistente, que faz faculdade de Gestão Cultural. Mas em breve ela vai sair, e estamos recrutando outro estagiário. Pra mim, vai ser melhor se for alguém de RP, pra ser melhor de trabalhar, já é meio caminho andado. Alguém que pense como eu. E que tenha o mínimo de noção de elaboração de projetos.

Como um RP pode atuar estrategicamente em gestão cultural?

Quando tu falas em projeto cultural, tu tens que tornar algo (claro, num planejamento estratégico também acontece isso), mas um projeto cultural não é algo palpável, é algo totalmente subjetivo, os resultados daquilo não são mensuráveis a curto prazo. Então tu tens que conseguir conquistar uma empresa. Tens que mudar a mentalidade de uma empresa, pra que ela invista no teu projeto, que veja que aquilo é lucrativo e estratégico pra ela, é muito mais difícil do que com qualquer outro produto. Tu tens que dizer que aquilo é bom pra sociedade, que é bom pra ela pela questão da responsabilidade cultural, social, naquela comunidade em que ela está inserida, que aquele projeto pode trazer um certo lucro. Só que tu tornar isso mensurável e visível pra eles é algo bem trabalhoso, porque se trata de cultura, que não é algo tão valorizado no Brasil. É muito mais uma questão de imagem institucional do que lucratividade. Hoje temos uma pessoa que é a captadora de recursos, que visita essencialmente empresas. De 100 empresas que ela visita, 5 acabam tendo interesse, e 1 fecha negócio. Então é muito difícil, a visão do mercado ainda é muito de lucratividade. Também viabilizamos projetos via incentivo fiscal e benefício das leis de incentivo. Mas claro, se tu já é RP dentro de uma empresa e te dão a tarefa de fazer o desenvolvimento cultural dentro daquela empresa, de responsabilidade sócio-cultural, é claro que tu vais ter recurso, equipe, vai ter um certo suporte que vai facilitar essa atuação. Uma vez que se trabalha no Terceiro Setor, dificulta um pouco, com pouco recurso, equipes menores, não tem tanta credibilidade. Mas ao mesmo tempo é muito gratificante, por que quando tu conquistas, tem um valor bem diferente.

Aqui, temos uma visão da área somente como cidade do interior. E, por isso, muitas vezes, não conseguimos ter a noção de como está o mercado em grandes cidades, capitais. Como tu enxergas o mercado de Relações Públicas em Porto Alegre?

Eu acho que houve um aumento do espaço pro RP atuar. Mais em POA ainda é muito incipiente, para um RP atuar em um cargo como Relações Públicas, receber o quanto ele merece. Hoje, tu ganha espaço para atuar como Relações Públicas em empresas, muitas vezes até coordenando um setor de comunicação, mas na tua carteira não é assinada como RP. Então, muitas pessoas trabalham como RP, conseguem crescer, mas não formalmente. Pelo que conheço, o eixo Rio-São Paulo é um pouco mais desenvolvido. Lá inclusive já tem empresas com Setor de Relações Públicas, que contratam somente pessoas formadas na área, o que é uma outra lógica. E, geralmente, são multinacionais. Aqui se começa aos poucos: vai ganhando espaço, implementa algumas ferramentas de comunicação, começa a trabalhar com relacionamento com a imprensa, organiza eventos, aí a empresa começa a notar que esse tipo de postura traz uma mudança positiva. Mas assim, pelo que eu percebo, hoje em dia há muito mais vagas de estágios para os estudantes de RP do que na época em que eu comecei. Hoje, tu entras na faculdade e no 1º semestre tu tens estágio. Tem mais empresas abrindo vagas para RP. O perfil que eu percebo das vagas é que chamam um jornalista para assessoria de imprensa, um publicitário para a área de criação, e um RP vai competir com a área da administração. Geralmente nos requisitos das vagas chamam estudantes de RP ou de administração. Então é uma mudança por parte das empresas que eu acho importante, tu ser descolado da área da comunicação e integrar mais a área estratégica, administrativa e gerencial.

Como estamos nos aproximando do dia 2 de dezembro, uma data importante para nossa área, e aproveitando o ambiente acadêmico, gostaria que tu desse um recado para os alunos, para os futuros profissionais de RP, ressaltando a importância da área.

Primeiramente, conquiste o seu espaço. Não esperem que surja exatamente a vaga e que exista exatamente o reconhecimento que a gente aguarda... criem oportunidades! Enxerguem as dificuldades e obstáculos que tenham no mercado como uma grande oportunidade, como um caminho a seguir e empreender ideias. Conheço muitos RPs que se conformam que a profissão não é reconhecida, que não existe a vaga ideal, e acabam trabalhando em qualquer outra coisa e dizem – “me formei em vão”. Acho que grande parte das nossas dificuldades é por causa desse tipo de mentalidade. Devem consolidar o espaço no mercado e fazer as empresas enxergarem que esse é o caminho, que esse é o grande diferencial que elas vão ter. Então parte daqui, da universidade, das pessoas que estão se formando, essa mudança de cultura e de mentalidade. Se não teve o espaço, crie! Ainda é uma profissão difusa, que as pessoas não conhecem direito, então cabe a nós mostrar quem somos, mostrar a que viemos, o quanto a gente pode render para uma organização, e fazer com que a profissão se torne essencialmente eficaz, reconhecida, e que deem o mérito que ela mereça. Não se acomodem, não vai ser fácil. Vai da postura de cada um mudar essa realidade.







"Conquiste o seu espaço. Criem oportunidades! RP ainda é uma profissão difusa, que as pessoas não conhecem direito, então cabe a nós mostrar quem somos, mostrar a que viemos, o quanto a gente pode render para uma organização, e fazer com que a profissão se torne essencialmente eficaz, reconhecida, e que deem o mérito que ela mereça. Não se acomodem, não vai ser fácil. Vai da postura de cada um mudar essa realidade." - Simone Luz Ferreira, Relações Públicas

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