Relações Públicas e Marketing

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Estes dois termos dão o que questionar em âmbito comunicacional, porém são termos divergentes e importantíssimos para uma qualidade de comunicação organizacional/corporativa/institucional. Para uma harmonia entre as duas atividades, devemos considerar a essência e a teoria das duas áreas de conhecimento. Um profissional que conhece a essência destas duas teorias evita qualquer confusão ou desmerecimento para ambos os lados. Para os profissionais de relações públicas, fica mais fácil o aprendizado em âmbito acadêmico sobre o marketing, pois temos disciplinas que o abordam, mas para o profissional da administração que trabalha o marketing, os conceitos de relações públicas em âmbito organizacional fica mais restrito, pois são poucas bibliografias de marketing que abordam este termo de uma forma abrangente e, em muitas vezes, só como uma ferramenta de divulgação.

Estas duas práticas andam lado a lado e desenvolvem muitas atividades em parceria, mas suas funções são distintas visto que suas preocupações não visam estritamente o mercado e as vendas. Hoje o público das organizações em geral têm preocupações e interesses que não envolvem apenas o preço e a qualidade do produto e sim o cerco que envolve aquela organização que dispõe do produto, como a segurança de seu consumo, o meio ambiente, as relações com o consumidor. Sentem falta de conhecer a organização e de enxergar a relação dela com os públicos, assim como tem acesso a fatores que possam prejudicar a imagem do produto e de uma organização. Hoje o público pode facilitar ou dificultar a capacidade organizacional de atingir suas metas, e aí entra as relações públicas que, dependendo da situação, devem tomar decisões estratégicas e comunicá-las de maneira acreditável e aceitável.

Todo o lado institucional e corporativo da organização e as informações veiculadas que chegam aos stakeholders, todo o lado de imagem e relacionamento neste sentido trata-se de relações públicas, que:

  • Identificam dos públicos, suas reações, percepções (através de pesquisa) e pensam em estratégias comunicacionais e de relacionamentos de acordo das demandas sociais e o ambiente organizacional;
  • Supervisionam e coordenam programas de comunicação com os públicos;
  • Preveem e gerenciam conflitos e crises que porventura passam pela organização e possam influenciar dentro de alguma categoria organizacional.

Agora, o marketing é todo o lado que enfatiza o produto, mercado ou o serviço que a organização presta a sociedade, visando a satisfação de quem consome, onde o consumidor pode obter aquilo que necessita e deseja com a oferta, a criação e a negociação. O marketing:

  • Baseia-se em modelos de competitividade para atingir objetivos econômicos;
  • Objetiva persuadir o público alvo e satisfazer os clientes/consumidores;
  • Identifica e cria mercados para os produtos e serviços;
  • Coordena e supervisiona os programas de comunicação mercadológica ou de marketing para manter os produtos no mercado.

Todas as ações de ambas as atividades, relações públicas e marketing, necessitam de pesquisa e planejamento para cada ação e, após ela concluída, deve-se passar à outra pesquisa para a análise das ações. Com isso, os profissionais podem observar mais criteriosamente as atividades desenvolvidas pelos núcleos.

Gostaria realmente de frisar a diferença entre as atividades e a importância de cada uma. Muitas empresas hoje trabalham com a comunicação organizacional de uma maneira integrada, onde vemos estes dois setores trabalhando em conjunto, tudo em prol de uma boa comunicação organizacional.

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* Baseado no livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, 2003, Margarida Kunsch.

Comments (3)

Por causa do meu semestre retrasado conheço esse livro de trás para frente... de frente para trás... mas vc abordou mto bem Cintia, parabéns pelo post.

As pessoas não conseguem ver a diferença de RP e MKt, qdo vem acham o MKt melhor, pq trás uma palavra que impacta as empresas - vendas - e elas tem qeu saber que o processo de comunicação do RP é embasado e visa o relacionamento, pode trazer bons resultados e fomentar as vendas...

Abraços,
Belle
@blogabordo

Oii Belle! Obrigada pelo seu comentário e visita ao nosso Blog!
Este livro é importantíssimo para nós Rps, e como este profissional é inserido na comunicação integrada.
Relacionamento precisa ser trabalhado juntamente com vendas, mas às vezes é bom separarmos para focar nos públicos que precisam ser trabalhados e que podem indiretamente trazer maiores vendas...
Abraços...

Outro post ótimo! Os atritos entre MKT e RP existem e provavelmente continuarão existindo, ainda mais com a tramitação da lei sobre a regulamentação do profissional de marketing. Mas antes de tudo, como você mesma falou, a importância de uma comunicação integrada é muito maior. É preciso juntar as semelhanças, diferenças e as duas áreas crescerem!

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