Relações Públicas sob o enfoque Ecológico

Categorias: , , , ,

No livro Perspectivas em Relações Públicas que há pouco tempo sorteamos, há um artigo muito interessante intitulado "A atividade de Relações Públicas sob vários enfoques”, da autora Edilene do Amaral Ferreira.

Na primeira parte do artigo, Edilene discorre sobre alguns conceitos e enfoques dados a profissão de Relações Públicas de acordo com épocas e autores. Após isso, ela traz um outro olhar para entender e interpretar a área de RP.

Analisando teorias e conceitos de alguns autores, que vão desde enfoques políticos, sociais, psicológicos até propriamente de comunicação, a autora chega às Relações Públicas sob o enfoque ecológico, trazendo à tona uma reflexão a fim de realizar uma analogia entre os fatores que permeiam a Ecologia e a atividade de Relações Públicas.

Não se trata de abordar o trabalho e desempenho das Relações Públicas no campo ambiental, ou seja, a prática de sustentabilidade e responsabilidade em relação ao meio ambiente por parte das organizações. O enfoque trazido pela autora faz uma reflexão entre a relação do trabalho do profissional de RP nas organizações com a relação da ecologia sob forma de ecossistema.

Explicando melhor...

Temos como ecologia - uma ciência que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem. Trata-se de uma ciência de extrema importância, pois os resultados de seus estudos fornecem dados que revelam se os animais e os ecossistemas estão em perfeita harmonia. Através das informações geradas pelos estudos da Ecologia, o homem pode planejar ações que evitem a destruição da natureza, possibilitando um futuro melhor para a humanidade.

Nessa linha, Edilene diz: "A ecologia tem como princípio a interdependência, segundo a qual tudo está dinamicamente interligado. Não existem fenômenos isolados, deve-se sempre levar em consideração os inúmeros fatores que contribuíram para que ele se concretizasse".

Seguindo, temos como ecossistema - comunidade de organismos que interagem entre si e com o meio ambiente ao qual pertencem.

Analisando esses dois conceitos trazidos, é possível facilmente identificar a semelhança que percorre entre eles com o que a conceituação da atividade de Relações Públicas traz, que nada mais é do que as inter-relações entre públicos e organizações, suas interações, suas trocas de informação e comunicação, seus convívios dentro do meio onde vivem.

Nas palavras da autora: "A atividade de Relações Públicas, vista sob o enfoque ecológico, dá primazia à busca pela colaboração entre os diversos públicos e setores que cercam as organizações, como forma de garantir o equilíbrio e a harmonia do ecossistema em que esses se encontram".

Assim como no ecossistema, a sociedade e suas relações intrínsecas estão em constante modificações devido a fatores externos: sociais, políticos, culturais, econômicos, etc. Como parte importante desta realidade, as organizações e as pessoas, os públicos, são atingidos de maneira direta, pois tudo está interligado. É nesse cenário que o profissional de RP atua de forma a analisar, estudar, pesquisar as situações para que possa transformar as relações e intermediações entre um e outro até atingir o bem comum, a harmonia, o bem-estar dos relacionamentos entre os seres humanos e as organizações que convivem em um mesmo ambiente, em um mesmo espaço.

Para exemplificar melhor o que a autora traz nas Relações Públicas sob o enfoque ecológico, temos o seguinte quadro:




Quem irá estudar a ciência dos seres vivos, e como estes interagem e se comportam diante do meio em que vivem, deverá focar primeiro nas partes, entender como cada animal, cada grupo, cada sistema funciona para depois entender de maneira ampla e geral as constituintes de tal ecossistema. E é assim também que deve atuar o profissional de Relações Públicas, porém trazendo essa prática a sua realidade: conhecer os públicos, analisá-los e compreendê-los; também entender como é a funcionalidade e sistemática de uma organização. Só assim, juntando os dois polos sob forma de estudo, conhecimento e planejamento, é que resultará na verdadeira atividade a qual deve seguir a conduta de um Relações Públicas.

Para finalizar, abaixo seguem as seis categorias elencadas por Edilene do Amaral que podem servir tanto para a Ecologia quanto para a atividade de Relações Públicas:

  • Interação: é a ação recíproca de influências entre todos os elementos que compõem um dado sistema.
  • Interdependência: é a condição na qual diferentes elementos de um sistema dependem um do outro. A interdependência caracteriza-se pela necessidade de troca que garantem o equilíbrio ou até mesmo a sobrevivência entre elementos..
  • Cooperação: é a associação entre dois ou mais elementos para atingir um objetivo e alcançar o bem-estar comum. A cooperação é a estratégia utilizada para a evolução e sobrevivência dos elementos envolvidos no sistema, pois cada elemento deverá colaborar com os demais para que o objetivo proposto seja cumprido. O fluxo de informações também é beneficiado neste processo através da contribuição e do envolvimento das partes.
  • Adaptação: é um processo de modificação evolutiva na estrutura de um dado elemento que resulta na melhoria da eficiência produtiva. Proporciona ajustamentos e mudanças que permitem a melhoria de vida e das condições ambientais.
  • Equilíbrio: é a capacidade de auto-regulação com os desníveis enfrentados. O equilíbrio é um estágio, atingido pelos elementos que compõem um sistema, em que as inter-relações entre os diferentes organismos, são harmoniosas, sintonizadas ou integradas em grau apreciável para todos.
  • Qualidade de Vida: é o nível do bem-estar psicológico, social e de saúde de um indivíduo ou de uma população humana em função das pressões externas. A qualidade de vida refere-se ao conjunto de condições – sociais, naturais, psicológicas – que propiciam uma vida saudável e um bem-estar para a sociedade, para as organizações e para os públicos.

Portanto, uma maneira interessante e salutar para integrar os conhecimentos e abordagens que a atividade de Relações Públicas recebe, à partir do seu modo de atuação, da sua verdadeira função.

Comment (1)

ecossistema, ecologia creio eu que tudo está ligado a Sustentabilidade e acredito ser nosso dever comunicar aos públicos sobre o tema, legal Juliana.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...