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Valores. Ultimamente, essa palavra tem aparecido frequentemente, e parece que estará em voga por muito tempo, talvez indefinidamente.
Os valores humanos são capacidades morais e espirituais da consciência. Quando há uma negação desses valores e um desequilíbrio no suporte do desenvolvimento individual, aflige a humanidade gerando consequências desagradáveis. A vivência dos valores alicerça o caráter, refletindo na conduta como conquista moral e espiritual.
Os principais valores são: honestidade, verdade, justiça, ética, disciplina, integridade, paz (auto-estima, autocontrole, autoconfiança, auto-aceitação e desapego) e amor.
Em 2009 aconteceu uma campanha do Governo intitulada Brasil Ponto a Ponto, com o objetivo de pesquisar entre os brasileiros o que precisa ser mudado no país para que suas vidas melhorassem de verdade. A partir das respostas, constatou-se que, antes mesmo de itens como emprego, saúde e infra-estrutura, aparece a questão dos valores. Ou seja, os brasileiros acham que, para que sua vida melhore de verdade, precisa haver mudanças na educação, política pública, violência e, em quarto lugar, nos valores.
Foi inclusive por causa dessa pesquisa que elaboramos aquela campanha, a “Ser Gentil é Legal", onde presenciamos resultados inesperados a partir da recepção e repercussão que tivemos. Notamos o quão admiradas as pessoas ficavam por terem participado de algo assim, chegando à conclusão de que a utilização de um tratamento benevolente por parte das pessoas caiu ao obsoleto, porém sua necessidade é sentida, mesmo que inconscientemente. As pessoas, mais do que nunca, precisam voltar aos valores, tendo a oportunidade de compartilhar simples gestos e ações que amparem a conduta humana do bem viver.
Outra evidência a respeito dos valores traz o autor Philip Kotler no seu mais novo livro, Marketing 3.0. Segundo ele, “hoje, estamos testemunhando o surgimento do Marketing 3.0, ou a era voltada para os valores” (KOTLER, 2010, p.4). Sendo assim, temos que as organizações atuais não só deverão se voltar completamente aos seus consumidores (Marketing 2.0), como também se voltar ao ser humano pleno que ali se consiste, ou seja, seres humanos com mente, coração e espírito.
O porquê disso Kotler explica logo abaixo:
“Cada vez mais, os consumidores estão em busca de soluções para satisfazer seu anseio de transformar o mundo globalizado num mundo melhor. Em um mundo confuso, eles buscam empresas que abordem suas mais profundas necessidades de justiça social, econômica e ambiental em sua missão, visão e valores”.
As organizações agora tem a incumbência de sanar também os objetivos e anseios da sociedade de resolver e minimizar os problemas notados e vivenciados por todos diariamente, a nível local e global. Com as evidências dos problemas socias e ambientais cada vez piores no mundo todo, as pessoas também buscam (ou ainda buscarão) empresas que transpareçam a missão, visão e valores que têm, demonstrando e empregando suas preocupações quanto ao social, ambiental, cultural, político e econômico do presente globalizado.
“O Marketing 3.0 leva o conceito de marketing à arena das aspirações, valores e espíritos” (KOTLER, 2010, p.5). Com o intuito de estabelecer e praticar uma comunicação integrada eficiente e completa, também os profissionais de Relações Públicas devem embarcar nessa caminhada junto com todos os colegas e parceiros. Já é sabido que esse profissional deve ter uma conduta humanística, ética e transparente para entender e lidar com os públicos e organizações, então mais do que preparado ele estará para levantar a bandeira dessa nova visão e tratamento para com os consumidores e demais públicos de interesse das organizações.
Esse consumidor 3.0 saberá estabelecer uma distinção entre o bem do mal, principalmente como forma de criar seu caminho na busca do ideal de realização de felicidade e de espírito. Falar de valores humanos significa destacar o humano, trazer à tona a capacidade de produtor da realidade construída a partir de uma consciência que valoriza, transmite, realiza e transforma.
*Entre o sonho e a realidade eu prefiro a realidade que me permita sonhar. Conheça o http://jefhcardoso.blogspot.com