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Dando continuidade à nossa parceria com a turma de Oficina de Redação em Relações Públicas II, hoje trazemos o texto das alunas Bruna Kohl, Francine Weis e Helena Schuck.
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Devido às necessidades de cada vez se relacionarem mais, interagirem e passarem transparência para com seus públicos, as empresas passaram a recorrer às mídias sociais, oriundas do advento da internet. Os blogs corporativos são uma das ferramentas que fomentam esses objetivos e que passam a ser muito importantes para as organizações.
A partir dessa ideia, começou-se a perceber a importância do profissional de Relações Públicas como gerenciador desse novo cenário virtual. Isto, pela atividade deste profissional estar ligada às relações com os públicos e o trabalho com a imagem das organizações. É fundamental ter responsabilidade quando se refere aos públicos de uma empresa que não pode ter sua imagem prejudicada, para isso o Relações Públicas deve atuar com transparência e transmitir uma comunicação interativa. Todos esses elementos são necessários para que ambos (empresa e público) possam sair beneficiados. Preceitos fundamentais para se trabalhar com ferramentas da Internet e, neste caso mais precisamente, com os blogs corporativos.
O relacionamento entre a empresa e seus públicos é de extrema importância para a construção e manutenção de uma marca, por esse motivo as empresas devem preocupar-se em construir relacionamentos sólidos. Atualmente os clientes estão mais atentos e exigentes querendo cada vez mais participar ativamente das atividades relacionadas à empresa.
Os blogs corporativos servem como ferramenta de grande potencial para oferecer um espaço que permite uma melhor forma de interação e relacionamento entre seus públicos. Utilizando-se desse espaço para informar o público, a empresa ganha credibilidade, quando permite ouvir e dialogar com seus públicos de interesse sobre o ramo em que a empresa atua. Os blogs corporativos tem o objetivo de mostrar as novas tendências de mercado, um novo produto a ser lançado, dando ênfase às características da empresa, explorando o que ela traz de novo para o mercado em geral.
Para sair um pouco da teoria, analisamos o blog corporativo da LG Brasil e concluímos que ele atinge os objetivos que os blogs empresariais propõem. É um exemplo de blog eficaz, pois tem acesso a todas as outras mídias sociais (Twitter, Facebook, Youtube, Flickr), possui enquetes, o conteúdo dele é todo voltado ao lançamento de produtos da LG, focando a tecnologia e o design e, ainda, o cliente pode comentar e tirar dúvidas. Ou seja, ele realmente estreita o relacionamento da empresa com seus públicos com interatividade. E, apesar de não contar especificamente com um Relações Públicas, possui três colaboradores que são da área de Comunicação. Quem quiser conferir, é só acessar aqui.
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