Categorias: Cintia Anton , Globalização , Juliana Xavier , Organizações , Sustentabilidade
Por Cintia Anton e Juliana Xavier
Continuando o assunto sustentabilidade, este texto se propõe a participar da promoção “Uma Parceria Sustentável”, dos Canais Mundo RP e Horizonte RP. Para saber maiores informações, acesse aqui. Sabemos que esse assunto é inesgotável, tendo diversos enfoques, que provocam múltiplas discussões. O que queremos é apenas discorrer, de forma breve, sobre o que pensamos do tema.
Sustentabilidade significa pensar e agir o curso da vida social de forma equilibrada, sem danificar o meio em que se vive, evitando a degradação da Terra para que as gerações, atuais e futuras, não sejam prejudicadas. Trata-se de configurar a vida humana para que supra suas necessidades vitais, sem que haja a necessidade do uso de recursos presentes no meio ambiente que podem ser esgotados. A grande questão é utilizar aquilo que tenha a capacidade de renovação, ou que tenha seu devido tempo de se recuperar e se criar novamente, ou seja, recursos espontaneamente renováveis de acordo com as leis da natureza.
Presencia-se diariamente o agravamento dos problemas ambientais, consequência de atos humanos, da sociedade gerada e guiada pelo consumo, como vazamento de petróleo, emissão de gases, desmatamento florestal, quantidade absurda de lixo produzido e jogado a todos os cantos, além das construções indevidas que abarrotam locais, piorando ainda mais a situação de vida da população.
O mercado, que há muito vem sendo sustentado pela negligência, envolvendo doses de irracionalidade e desperdício, hoje se vê ameaçado e ameaçando os recursos que garantem a preservação da biodiversidade e do ecossistema. Isso acontece porque as empresas utilizam, em suas produções, recursos naturais de forma totalmente perversa, retirando da natureza o que não pode ser devolvido, reaproveitado, e que acaba em esgotamento prejudicial aos habitat naturais.
Sendo assim, a auto-sustentabilidade é um assunto pra ontem. A sobrevivência das organizações de forma a causarem o mínimo de impacto possível ao meio ambiente, evitando a degradação da natureza e dando tempo para que ela possa recompor aquilo que lhes foi tirado. A dificuldade, porém, é que processos ecologicamente coerentes demandam um trabalho maior, pois, além do custo ser mais alto, o lucro, a curto prazo, é menor. Ou seja, as empresas precisam fazer produtos ecológicos mas por um preço alto e, ao mesmo tempo, conscientizar a população para que possa saber claramente por que estão consumindo um produto mais caro.
O processo de conscientização da opinião pública quanto a importância do equilíbrio do nosso ecossistema é lento e gradual, mas já é possível perceber iniciativas que estão mudando os hábitos diários das pessoas e das organizações. O número de empresas que tem adotado maneiras ecologicamente corretas tem apresentado um percentual elevado no cenário global. Seja substituindo elementos poluidores por aqueles menos agravantes, seja optando por materiais recicláveis, seja por simples economia de energia e água. O fato é que se está presenciando ações que mostram que as empresas estão seguindo pelo caminho do desenvolvimento sustentável.
Um caso recente é o da rede de fast foods Burger King, que substituiu as embalagens de batata frita por embalagens recicláveis e resistentes à gordura, trazendo impressas mensagens de conscientização e preservação do meio ambiente. Outro exemplo a ser destacado, é o da marca Puma, que recentemente desenvolveu embalagens de alta eficiência, que deve reduzir em 25% as emissões totais de carbono, além de minimizar o uso de água, energia e resíduos finais (60%), e de reduzir a quantidade de papel utilizado. E não para por aí. Há diversos outros casos de empresas que adotaram o discurso verde, criando e implementando ótimos programas de sustentabilidade.
Há, também, os exemplos que partem de iniciativas individuais, como: embalagens usadas sendo transformadas em bolsas, garrafas pet virando pufes, papel virando forro e parede, etc. Isso só mostra que, com um pouco de criatividade, dedicação e vontade, pode haver sim maneiras de reaproveitar o que seria jogado na natureza, não deixando de pensar nos meios de substituir o que dela provém.
As organizações, aliando a criatividade nas práticas sustentáveis, podem ter um destaque especial no mercado, diminuindo, inclusive, o prazo do lucro retornável. Contudo, elas não podem apenas limitar a auto sustentabilidade nas suas formas de produção. A sustentabilidade é, acima de tudo, ações conjuntas, que devem englobar desde a funcionária da limpeza, que utiliza produtos tóxicos e poluentes, até a alta chefia, que permite e não controla o desperdício de papel em impressões desnecessárias. Deve haver um total comprometimento de conscientização por parte de todos na organização. E, muito importante, a prática da gestão sustentável deve ser contínua, um processo evolutivo de trabalho, não devendo ter início-meio-fim.
Os profissionais de relações públicas se fazem imprescindíveis quando as empresas precisam se conscientizar de seu papel na sustentabilidade, usando suas estratégias e ferramentas de comunicação, elaborando planos e ações que visem uma relação saudável entre organização, indivíduos e meio ambiente, instaurando o equilíbrio em prol de um presente e futuro conscientes. Trabalhar e concentrar esforços para que os públicos de interesse reconheçam o selo da sustentabilidade da organização e façam ser exemplo para que tais atitudes, também, sejam passadas adiante.
Portanto, o sustentabilidade está aí, basta que todos queiram e comecem a fazer sua parte. É mudar para sobreviver. A natureza e a vida têm pressa.
Portanto, o sustentabilidade está aí, basta que todos queiram e comecem a fazer sua parte. É mudar para sobreviver. A natureza e a vida têm pressa.
Meu favorito para ganhar o livro :D
MATEUS
Muito obrigada, Mateus!! Mas olha que a disputa está muito acirrada... ótimos textos foram lançados!! De qualquer maneira, todos já são ganhadores (meio discurso clichê, mas é a verdade), por termos tido a oportunidade de ver ideias e discussões maravilhosas!!
Olha que tenho que concordar com o Mateus, estou lendoos textos agora, achei justo acompanhar a promoção e estou torcendo por vcs.
Parabéns pelo detalhamento. Um tema muito delicado e vcs trataram muito bem.
abraço,
Belle
@blogabordo
Muito obrigada mesmo! A opinião de vocês é uma grande satisfação para nós, pois somos admiradoras dos seus trabalhos que acompanhamos nos respectivos blogs!
Grande abraço!
Juliana e Cintia, uniRP
Essas promoções nos possibilitam que desfrutemos de textos como este, bem redigido, abrangente e de fácil entendimento, até para quem nunca ouviu falar em SUSTENTABILIDADE, e que servem, também, para nos deixar em alerta e avaliarmos o que estamos fazendo, todo dia, para que a situação se torne irreversível. PARABÉNS MENINAS e PARABÉNS AOS PROMOTORES! Sucesso a todos.
César Augusto.