Posted by
uniRP
|
Posted on
quinta-feira, abril 22, 2010
Categorias:
Cintia Anton
,
Lei nº 5.377
,
órgãos públicos
,
profissão
,
RP
,
UNISC
Por Cintia Anton
No dia em que inauguramos a nova versão do blog UniRP (19-04), tivemos a honra da presença na disciplina de Relações Públicas Governamentais (do Curso de RP da Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul) de duas profissionais da área: as relações públicas da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, Andréia Oliveira e Daniela Sanchotene, integrantes da equipe responsável pelos eventos e cerimonial/protocolo.
No bate papo que seguiu bastante animado, as RP´s apresentaram suas atividades desenvolvidas na Câmara e nós, alunos, fomos apresentados a organização da mesa diretora, as atividades rotineiras do setor, atividades extraordinárias, um resumo dos eventos organizados em 2009 e alguns cases já realizados. Lembro de uma importante dica dada por elas e que sempre cabe relembrar lá da disciplina de Eventos e Promoções: "nas sessões especiais, estando presente o Presidente da República, Governador do Estado e Prefeito Municipal, estes ocupam, o lugar de honra, à direita do presidente de cada casa Legislativa". O bate papo acabou se dando como uma troca, ao conhecer o trabalho delas, com os cases trazidos, muitas alunas se aproximaram de suas realidades e acabaram trazendo para o bate papo vivências ao trabalhar com cerimoniais e eventos.
Conversamos, também, sobre a realidade da profissão em órgãos públicos: há poucas relações públicas atuando na área. Somos, na maioria das vezes, substituídos por jornalistas, secretárias, ou por aquele funcionário de mais tempo no órgão que se acostumou a fazer, mas não tem habilidade e teoria alguma para a realização de um cerimonial, desencadeando em situações errôneas. Sei muito bem disso, pois faz parte da realidade de órgãos do interior do estado também, como em Santa Cruz do Sul, onde não possuo conhecimento de nenhum profissional de relações públicas que atue em órgãos públicos.
Em suma, foi ótimo ter a oportunidade de ter a presença dessas profissionais da área que conquistaram o seu espaço e que hoje são exemplos para os demais profissionais, que honram o que fazem e contribuem na conquista da profissão nesse campo que também compete a nós, segundo nossa própria legislação Lei 5.377, alíneas "a", "d " e "f " do art. 4.º do Regulamento: ítem 9: "desenvolver, implementar, montar, coordenar, dirigir, executar e avaliar serviço de relações governamentais executar e coordenar atividades de Relações Governamentais lobby e cerimonial."
Gostei de quando a Andreia contou o seguinte: juntamente na equipe dos eventos, tinha um fotógrafo 'oficial', que se achava meio superior, e sempre as tratava como se elas fossem de um nível abaixo do dele. Até que, depois de anos, foram fazer um curso sobre eventos, onde se trataria sobre precedência, e o tal fotógrafo descobriu que sempre fotografou o convidado de honra de forma errada, pois ele não sabia que a disposição de uma mesa ímpar era diferente da de uma mesa par. A partir de então, ele passou a respeitá-las mais, pois se ele tivesse sido um pouco mais humilde, teria perguntado desde o início essa questão, e não teria errado por tanto tempo!
Que legal a cobertura da palestra. Bem legal saber de profissionais ocupando cargos importantes e também com disposição para passar as experiências da profissão para os alunos.
MATEUS