Categorias: 2010 , apostas , área de RP , Juliana Xavier , mercado , mídias sociais , relacionamento
Por Juliana Xavier
Como primeiro post oficial de 2010 do blog, gostaríamos de falar sobre o que esperamos, da área de RP em 2010. Não sei se foi impressão só minha, ou se foi fruto de estar mais ‘conectada’ com o que vem acontecendo na internet, nas mídias sociais, a respeito de relações públicas, mas me parece que em 2009 se teve um grande avanço no que se refere ao (re)conhecimento do que a área representa e desempenha.
Posso estar equivocada, ou até mesmo desinformada, mas não tenho como negar que, em 2009, presenciei um grande momento para essa área que, como diversas vezes já vimos na faculdade, nos livros e, até mesmo, da boca das pessoas, não possuía o devido reconhecimento. Mas esse verbo cabe somente no passado, já que a realidade está sendo, mais e mais, modificada.
Inclusive há alguns dias, eu mesma postei no meu twitter pessoal que faz muito tempo que não ouço, após dizer que faço relações públicas, a resposta: “relações públicas? Mas o que isso faz?”. Ultimamente, as pessoas apresentam um semblante de maior entendimento, dizendo: “relações públicas? Mas que legal!”. É fato, e presenciei, nos últimos tempos, esse diálogo.
Portanto, após dito isso, o pensamento não poderia ser outro que não esse: o que será da nossa área em 2010? Eu aposto em um grande ano, muito mais do que 2009 representou. Acredito que, com a explosão que a internet sofreu e sofre por causa das mídias e redes sociais, que mudam constantemente a realidade dos relacionamentos do presente globalizado, principalmente na realização da sistemática organizações-públicos-mercado-produtos e serviços, a tendência é que os profissionais de relações públicas sejam, no mínimo, cogitados para compor o grupo que fará da comunicação e suas interfaces a estratégia-chave para o desenvolvimento e o bom funcionamento dos núcleos integrativos da atual sociedade.
Procuramos, então, saber de alguns entendidos da área – profissionais, docentes e acadêmicos – o que também pensam e esperam da área de relações públicas em 2010, suas perspectivas e apostas.
Rodrigo Cogo (MundoRp) - Entendo que cada vez mais as organizações vão compreender a importância de monitorar e estrategicamente articular ações de comunicação e relacionamento em torno de suas reputações. O que significa cuidar da concordância entre a identidade que buscam projetar através de plataformas e canais de comunicação e a imagem(ns) percebida(s) pelos públicos - a quem se dirigiram ou não oficialmente. Mais que isto, as organizações vão compreender que nem todas as emissões comunicativas vão partir delas mesmas, dado que agora todos têm este poder de ter opinião e difundi-la com vários adeptos e distintas repercussões - veja-se que os níveis de confiança são altos sobre o que dizem nossos amigos, familiares, vizinhos antes do discurso formal de marcas, produtos, empresas, instituições. E isto tudo, pra mim, significa mais projeção da potencialidade das relações públicas, que serão exercidas ou não por portadores de diploma na área e registro em órgão competente.
Talvez a pergunta aqui postada também se refira a que setores de atuação seriam minhas "apostas". Se for o caso, já tento responder: projetos de relacionamento com comunidades (com ênfase à cultura), projetos de atividades turísticas e de entretenimento, pesquisas de opinião/percepção, programas de memória empresarial e planejamento de governança corporativa. Estamos preparados?
Carol Terra (rpalavreando) - A minha grande aposta para 2010 é o trabalho de relações públicas 2.0, ou seja, direcionado para o planejamento de comunicação e presença das organizações nas redes sociais online. Requer capacidade de planejamento, de relacionamento, extrema habilidade de análise, ser heavy user das mídias sociais e muita disposição!
Rudimar Baldissera (professor-doutor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Ufrgs) - Pensar as perspectivas para a área de Relações Pública implica considerar, dentre outras coisas, o fato de que, cada vez mais, as relações das organizações, instituições e/ou personalidades (entidades) com seus públicos assumem relevo nos fazeres diários, pois a sua qualificação apresenta-se como estratégia de diferenciação em uma sociedade marcada pelo instantâneo e a superficialidade relacional. Diante disso, apesar de toda entidade estabelecer algum tipo de relação com seus públicos, pela atuação do profissional de RP, as relações podem assumir outra qualidade de modo que a entidade (re)afirme sua legitimidade e se realize ecossistemicamente comprometida (comprometida com outros sistemas e subsistemas). Assim, penso que as perspectivas para a área sejam de legitimação e consolidação profissional, com campo de atuação em expansão.
Apostas: Além daqueles que já podem ser considerados lugares tradicionais para a área, como a comunicação organizacional em sim, há algumas especificidades que se apresentam promissoras para Relações Públicas, tais como:
- assessoria de imagem-conceito;
- relações públicas/comunicação no âmbito das relações de turismo;
- comunicação pública e política;
- gerenciamento de marca (branding) em sentido complexo;
- comunicação para a sustentabilidade;
- pesquisa (sondagens, pesquisas e/ou auditorias de: opinião, imagem-conceito, cultura, poder, comunicação, relacionamento etc.)
Vale observar que em todos esses lugares não se pode esquecer da potencialidade das tecnologias, particularmente a internet. Essas são algumas impressões e apostas para a área.
Ana Maria Strohschöen (professora-doutora da Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc) - Começar e fazer esta pergunta já é algo de positvo no sentido de que este caminho não está pronto. Eu não tenho uma direção tão pronta como talvez vocês desejassem. A sociedade está mudando, as empresas também e o Estado também. Podemos perceber que a opinião pública cada vez mais é atravessada por situações não planejadas. Podemos observar, por outro lado, que o Brasil está neste momento com uma imagem altamente favorável (como, por que?). Entendo que o ano tem eleições, copa e eventos que seguem colocando o Brasil na mídia. Isto tem implicações e penso que abre uma seie de possiblidades. Não está pronto apenas começando com novos cenários políticos econômicos e sociais. Esta é umas das áreas que pode crescer.
Ana Laura Merten Cruz (acadêmica de Relações Públicas da PUCRS) - Em 2010 espero que a área de relações Públicas tenha um grande reconhecimento entre as organizações e outros profissionais. Que os cidadãos se conscientizem que o profissional de Relações Públicas possui um papel fundamental nas empresas e realiza atividades importantes para a instituição e seus públicos. Para 2010 as apostas do profissional de Relações Públicas serão focadas na área digital, no núcleo da Web e em atividades relacionadas à tecnologia abrindo portas e novos negócios.
Cintia Anton (acadêmica de Relações Públicas da Unisc – uma das integrantes e criadoras deste blog) - Eu continuo apostando, e isto está cada vez mais em evidência, que os blogs são um caminho para a expanção da profissão, e isso se concretizará ainda mais neste ano, fazendo que demais profissionais fiquem cientes, fortalecendo a imagem da profissão. Creio que aumentaram as preocupações das organizações e consumidores a respeito da ética das empresas através de dimensões das informações e impactos que andam ocorrendo, um campo amplo que está abrindo cada vez mais para que um profissional de Relações Públicas se instale e permaneça. Espero que seja um ano de estudo, muitas pesquisas, e um aumento de percepções sobre esse mundo, que é tido para mim como um olhar diferenciado e crítico sobre as ações que podem agredir ou consolidar uma empresa.
Mateus Martins (acadêmico de Relações Públicas da Ufrgs – Ocappuccino) - Expectativa: creio que é a do mercado perceber e do profissional se posicionar como um recurso essencial, autêntico e diferencial para o melhor rendimento das atividades mercadológicas.
Aposta: na atuação no marketing político, tendo em vista as eleições este ano, como o profissional responsável pela construção de um conceito público dos políticos e na administração dos relacionamentos (entre candidato e eleitor) tanto off, mas principalmente on line, que é a grande diferença nesta eleição, não em termos de conquista de votos, mas em se tratando de uma nova abordagem de comunicação
Deise Kanitz (Coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Alliance One - acadêmica de Relações Públicas da Unisc) - Olha, minhas perspectivas para 2010 na área de RP como um todo é ampliar a visibilidade da área no meio empresarial como um todo. Tive uma experiência bem positiva durante as férias que foi o encontro com um grupo de norueguesas numa Pousada em Floripa. Elas acabaram de se formar em Comunicação e discutimos muito sobre RP (ou PR como o mundo afora conhece). O cenário é ótimo fora do Brasil e acho que está crescendo por aqui também, graças ao trabalho das equipes novas que estão se formando.
Já quanto ao trabalho interno que desenvolvo na Alliance One, também tenho tido bons retornos, principalmente no que se refere à planejamento. Às vezes tenho a impressão que a nossa área é a única que se preocupa com isto. Além disso, nossos projetos, têm sido referência para a empresa globalmente (relatório de sustentabilidade, video institucional, programa de responsabilidade social, etc.).
Para 2010 vamos realizar uma ampla avaliação dos canais de comunicação internos e externos, para verificar a satisfação e sugerir novos canais e estratégias. Tenho esperança que consiga o blog do presidente (se ele concordar) e talvez um site brasileiro. Estamos ampliando horizontes com a nova fábrica em Araranguá. Será um grande desafio porque aquela região não tem a característica de ter bons canais.
E pra você, quais suas perspectivas e apostas para a área de RP em 2010?
Muito bacana a iniciativa de vocês. Que essas opiniões gerem debate entre acadêmicos, estudantes e profissionais da área! Abraços,
Carol Terra (http://meadiciona.com/carolterra)
Eu já tinha dito que vocês iam longe com este blog. Só não pode desistir de alimentar conteúdo e reflexões - inclusive nas "férias". Excelente proposta, é uma honra estar ao lado destes colegas dando opinião.
Comentários de peso no nosso blog!! Quanta honra!! Obrigada pelo apoio e pela visita de vocês!! Grande abraço!
Quanta diversidade de opinião!!!
Que legal este ideia e foi ótima para promover o reinicio do blog.
Além de tudo, o tamplate está muito bonito. Parabéns à dupla.
MATEUS
PRIMEIRAMENTE, PARABENS PELA MATERIA!
Fico imensamente feliz e lislogiada ao ver que existem RP'S de um nível tão elevado como o seu, muito obrigada por compartilhar tanta sabedoria.
Um forte abraço,
Bárbara Bilek
E por que somente 2010? E não a partir de 2010 ....
Como todos colocaram e você também, que houve um crescimento significativo no ano passado e que neste a tendência é de ascensão. Não acho que deveria ser uma aposta e sim "crédito".
Por isso eu acredito cada vez mais na área, na atividade, na função, e a cada ano que passa vejo o crescimento e desenvolvimento da profissão, novas "caras", novos acadêmicos, novos profissionais trazendo ideias, posturas e conceitos para que possamos modernizar acompanhando esse mundo globalizado e maluco.
O que faremos para os próximos 5, 10, 20 anos? E qual será o nosso espaço?
Fica aí a minha pergunta.
Abraços
Saimos nos Melhores Posts da Semana!! http://horizonterp.ning.com/profiles/blogs/melhores-posts-de-rp-da-semana-28
Olá Juh!
Demorei, mas estou aqui.
Adorei o designer no blog, o conteúdo então, sensacional.
Realmente eu tb tenho essa sensação de ter um profissão mais reconhecida, claro, vc, eu e todos que estão aqui tem parcela neste reconhecimento, uns mais outros menos. Mas é o q o Cogo falou... Só não podemos parar de agregar valor a nossa profissão.
Parabéns Juh.
Abraços,
Belle
@blogabordo
Olá, meninas!
Adorei o post!
E estou botando fé no blog!
As perspectivas para as RP? Ah, não há melhores! Somos o que representa para as empresas o GRANDE DIFERENCIAL, sem boas relações, nenhuma empresa sobreviverá.
Beijos, beijos
Não tenho palavras pra agradecer os comentários aqui!! Muito obrigada pela por visitarem e conferirem o nosso blog!!! Isso só faz aumentar nosso comprometimento em sempre proporcionar bons conteúdos!! Grande abraço a todos.. e até a próxima ;)