Retrospectiva 2010 - blog uniRP

Categorias: , , , ,

O blog uniRP de fato surgiu em dezembro de 2009, com esse post.

Porém, foi em 2010 que resolvemos levá-lo a sério mesmo, planejando uma reestruturação e colocando-a no ar, conforme explica esse post.

Por isso, consideramos que o ano de 2010 é que foi o ano definitivo do blog, visto que tivemos uma grande produção e, com isso, um grande crescimento, tanto de conteúdo, quanto de visibilidade por diversos lugares.

Saímos muitas semanas nos Melhores Posts de Relações Públicas da Semana, organizada pelo RP Pedro Baldurquino, o que nos orgulhou muito, e que nos deu força para seguir e frente!

Participamos de um concurso, fizemos post sobre Congresso, organizamos e cobrimos palestras, firmarmos parceria com o Curso de Comunicação Social da UNISC e com nossas professoras de Relações Públicas e suas turmas, além de termos recrutado um time de peso de colaboradoras que acompanharão o blog à partir de agora.

E, claro, umas das questões que mais foi importante para nós (Cintia e Juliana), foi nosso crescimento, tanto pessoal quanto profissional/acadêmico, pois fazer parte de um blog, ter o compromisso de pesquisar, estudar, ler e elaborar textos provoca um grande amadurecimento e desenvolvimento de todos os quesitos que nos envolvem, intelecto e pessoalmente.

Portanto, para nos despedirmos desse grande ano que foi 2010 para nós e para o uniRP, relacionamos abaixo alguns posts que tiveram destaque e foram importantes na construção da história do blog:


Perspectivas e apostas para a área de RP em 2010
O post de "reinauguração" veio com tudo, trazendo depoimentos de grandes profissionais, professores e acadêmicos sobre como seria o ano para a área de RP. Também foi o post de "inauguração" do blog na lista dos Melhores Posts de RP da Semana, no Horizonte RP (que agora já não está mais na ativa).

Sustentabilidade: o futuro é agora
Com esse post sobre sustentabilidade ambiental, participamos da promoção realizada por Rodrigo Cogo e o Mundo RP, e por Pedro Baldurquino com o Horizonte RP. Foi muito bacana abordar esse assunto, e acreditamos que fizemos um bom trabalho.

Marketing Social
Um tema sempre válido, ainda mais apoiado em um filme, onde traz práticas e vivências reais, o que colabora para uma maior absorção dessa realidade, embasando ainda mais o assunto.

O Profissional de Relações Públicas
Nossa primeira entrevista, feita com a RP Roberta Souza e Silva (atualmente, uma colaboradora do uniRP e uma das donas da primeira e única agência de Relações Públicas de Santa Cruz do Sul - a Adega de Ideias). Inaugurou o tema de entrevistas com profissionais, e teve muito êxito, visto que trazer experiências concretas e eficientes do que aprendemos de teoria na universidade sempre promove uma aceitação positiva.

Relações Públicas Comunitária
Um tema bem salutar, porém pouco debatido. É importante trazer esse outro campo onde os RP's podem atuar, que é o Terceiro Setor, tão necessitado de trabalhos de RP quanto qualquer outro.

Congresso Abrapcorp - dia 1 e 2
Com a participação de uma de nós (Juliana) nesse congresso, que aconteceu aqui pertinho, em Porto Alegre, postamos os aprendizados e experiências de cada dia, para que quem não pôde participar pudesse ter uma noção do que foi abordado no evento.

O profissional de Relações Públicas na área Política
Mais uma entrevista com profissional, agora com a RP Ilza do Canto, que também veio palestrar no nosso curso. Foi muito bacana saber sobre a experiência dela e o ótimo trabalho que ela desenvolve. Acrescentou muito para nós que estávamos fazendo RP Governamental na época.

Futebol e Relações Públicas
A época era de Copa do Mundo, mas não foi por esse motivo que trouxemos esse post. Tratou-se de uma descoberta, no mundo dos video-games, do trabalho da nossa área, o que acabou se revelando um ótimo aprendizado, visto que abordamos a profissão na atuação em clubes de futebol, um grande "campo" onde os profissionais de Relações Públicas podem exercer suas atividades.

O profissional de Relações Públicas na área Hospitalar

Mais uma entrevista com profissional, com Carine Nied, RP que atua no hospital da cidade, também mostrando um campo muito interessante e promissor para os profissionais da nossa área.

A campanha de Relações Públicas
Post que trouxe as experiências e impressões de uma campanha de RP realizada por alunos na cadeira de Campanha de RP na UNISC. Um aprendizado que acrescentou muitas coisas positivas, tanto em quem a realizou quanto em quem a recebeu... além de quem a leu, claro.

Sua "exigência" é uma ordem
Um assunto muito em voga em 2010, sobre as exigências das pessoas na hora de consumir. Além de ser um tema muito interessante, que cabe aos conhecimentos de RP, para que possam auxiliar as empresas onde atuam a entender e a se relacionar melhor com esse consumidor.

Projetos experimentais em Relações Públicas
Mais experiências acadêmicas que abordamos no uniRP. É muito importante trazer para conhecimento de todos as atuações de profissionais da nossa área, mas é igualmente importante trazer o que os futuros profissionais já estão fazendo, mostrando desde cedo a qualidade e a dedicação necessárias para uma grande carreira.

O futuro profissional de Relações Públicas
Como foi dito no comentário anterior, um post que traz a realidade de uma formanda em RP, uma futura profissional que já estava exercendo seus aprendizados, e tendo expectativa do que vinha pela frente.

Relações Públicas e Marketing
Um assunto que sempre vem à tona, grandes atuantes do mundo da comunicação, e que muitas vezes são confundidos, um sendo subordinado à outro e por aí vai. O post quis mostrar que o melhor mesmo é que ambos atuem juntos, contribuindo com as qualificações de cada um.

Valores. Simples assim!
Com o conhecimento e, consequentemente, com a exigência dos consumidores atualmente, cada vez mais alertas às práticas das empresas e suas marcas, os valores aparecem como protagonistas nessa relação tão tumultuada, mas necessária. Além disso, o texto embasa-se no recente livro de Kotler, onde ele aborda o Marketing 3.0, que trata das práticas do valores, indo ao encontro dos consumidores (humanos plenos - com mente, coração e espírito) e seus anseios.

O lugar certo para experimentar
Post que deu início à parceria do uniRP com a turma de Oficina de Redação em Relações Públicas II, que durou o semestre, ministrada pela Prof. Elizabeth Moreira. As alunas trazem suas experiências como bolsistas da Agência Experimental de Relações Públicas que fica no Curso de Comunicação Social da UNISC.

Mídia e interatividade: blogs corporativos
Outro texto da parceria citada acima, e até hoje um dos posts mais acessados no blog, semanalmente.

Relações Públicas no século XXI - Imagem Empresarial
Também um texto de alunas, na parceria com a disciplina de Oficina de Redação em Relações Públicas II, que aborda questões atuais, onde apresenta os desafios dos profissionais de RP no cenário globalizado e as exigências na atuação das empresas perante seus públicos.

Evolução e Comunicação
Um post bacana e diferente, que mostra o quanto o cenário da comunicação já mudou, e também aborda um pouco sobre a evolução que a nossa área já obteve acompanhando esse cenário de modificações.

Entre atos, política e Relações Públicas
Devido ao momento de eleições, um post que mostra um pouco do backstage de uma campanha eleitoral para presidência e seu planejamento, e como um Relações Públicas pode atuar nessa prática política.

OpineRP! e Meio ano de blog uniRP
Campanha e post, respectivamente, sobre meio ano de atuação do blog uniRP, que também tratou de abrir espaço para que os leitores pudessem enviar sugestões, críticas, elogios e dicas sobre como foi esse período, e como o blog poderia melhorar ainda mais.

A quarta-feira do relacionamento ON+OFF
Post falando como foi o dia 6 de outubro (uma quarta-feira) da SEACOM (Semana Acadêmica do Curso de Comunicação), onde as palestras e atividades foram organizadas pelo blog uniRP (Juliana), Midiatismo (Dennis) e Ocappuccino (Mateus). O tema era relacionamento ON+OFF, e trouxemos duas ótimas palestrantes, que abordaram sobre o assunto trazendo cases de sucesso das agências onde trabalham: Carolina Palma (W3Haus) e Maíra Rolim (BOCA).

Relações Públicas no auxílio ao RH
Post de alunos da disciplina Oficina de Redação em Relações Públicas II, que abordou sobre como nossa profissão pode auxiliar as empresas atuando no setor de gestão de pessoas ou Recursos Humanos.

Relações Públicas e as áreas da Comunicação
O texto fala sobre como as disputas entre jornalistas, publicitários e relações públicas devem ser deixadas para traz, pois a prática da comunicação de forma integrada, com todas essas áreas atuando em conjunto e colaborativamente, transforma o cenário mais estratégico e, consequentemente, mais eficaz.

O profissional de Relações Públicas
Entrevista com o RP Pedro Prochno (que comanda o blog Relações) e sua atuação nas Relações Governamentais, feita pelo acadêmico Gilberto Rodrigues, das Faculdades Integradas Rio Branco, que colaborou com o uniRP.

Construindo a Monografia
A monografia é uma etapa importantíssima, talvez a mais, que todos devemos passar se queremos conquistar o tão sonhado diploma. Nesse post, aborda-se as etapas e dá dicas das melhores maneiras de realizar a elaboração desse trabalho.

Nova equipe do blog uniRP
Manter um blog ativamente, semanalmente, com textos bem fundados torna-se uma tarefa difícil ao longo do tempo para apenas duas pessoas. Por isso, resolvemos montar um time com grandes futuras e já profissionais de Relações Públicas da nossa cidade/região e universidade. Nesse post, apresentamos então a nossa nova equipe, que irá atuar ao nosso lado no ano de 2011.

Entrevista com o profissional de Relações Públicas

Trouxemos uma entrevista com a RP Simone Ferreira, que veio abordar sua atuação na área cultural como RP da Fundacine. A entrevista foi muito válida, visto que mostrou uma área de atuação pouco explorada pelos RP's, mas que pode se tornar um grande campo em potencial.

Dia Nacional das Relações Públicas
E para fechar o ano de posts com chave de ouro, um post trazendo depoimentos de todas as integrantes do blog uniRP sobre a importância da nossa área e a importância que o dia 2 de dezembro tem para as Relações Públicas no Brasil, além de prestar uma pequena homenagem à essa profissão que todas amamos.



Então é isso pessoal, espero que tenham gostado.

E aproveitamos para
dizer que foi muito bom passar o ano de 2010 com todos que acompanharam e curtiram o blog com a gente, e que em 2011 a produção continue a mil, trazendo cada vez mais conteúdos e contribuições para nossa área, que é motivo de orgulho para todos nós!

Um ótimo Ano Novo para todos!


Abraços,
blog uniRP

Comments (2)

Meninas,

Parabéns pelo blog e pelos bons textos aqui presentes. Que, em 2011, o Blog UniRP tenha mais sucesso e que possamos acompanhar as boas discussões.
abraços,
@alexandre_amc

Com o trabalho que o blog UniRP faz é possível dimensionar a potencialidade da exposição digital na configuração da reputação de um curso universitário. Afinal, tudo que é feito aqui se transfere para a habilitação de RP do curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul. E vocês só têm acertos. Parabéns.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...