Planejamento estratégico nosso de cada dia...

Categorias: , , , , ,

Todo início de ano acontece a mesma prática: pessoas mentalizando, sonhando, desejando e, principalmente, planejando aquilo que realmente querem que, no ano que se estende à frente, aconteça ou, melhor dizendo, se realize.

De fato, a vida e o cotidiano possuem tanta turbulência e efemeridades que, se não bem planejado, o ano pode se tornar uma verdadeira catástrofe, visto que não se estará bem preparado e antenado para os acontecimentos imprevistos. E não só em casos negativos. Se quer realizar aquela tão sonhada viagem, ou o tão sonhado casamento, ou seja lá o que for que requer tempo e investimento, tudo antes deve passar por um planejamento minucioso e atento.

No universo organizacional isso não é diferente. Planejamentos estratégicos, operacionais, financeiros, sociais brotam das diretorias ou setores responsáveis para que a empresa siga um caminho certeiro ao ir em busca de objetivos e metas para concluir um ano com superávit, em todos os aspectos. Sim, falo com essa certeza, pois toda e qualquer empresa, seja do porto que for, PRECISA de um planejamento. Afinal, sem ele, é como “caminhar no escuro”, “pisar em ovos”, “chover no molhado”! E pior, sem o planejamento, haverá chances de por um império ou uma estrutura e imagem bem consolidada de verdade caso haja despreparo e não-antecipação de eventuais crises.


Um planejamento deve oferecer uma visão de futuro. Formular sistematicamente objetivos e ações que encaminhem a empresa para o lugar certo, na hora certa. Serão implicações futuras de necessidades e desejos presentes, uma vez que toda e qualquer organização deve almejar crescimento contínuo, e somente o planejamento lhe tirará da inércia. Deve-se seguir parâmetros de direcionamento com a execução bem visualizada e comprometida com a eficiência, caso contrário, de nada adianta um planejamento belamente elaborado. A execução é tão importante quanto o planejamento, pois é na sua concretização que a empresa avança em direção ao cumprimento das metas.

Resolvi escrever sobre esse assunto, e aqui falo mais especificamente do planejamento estratégico, pois é o que envolve as vertentes da Comunicação, pois é o que estou vivendo atualmente onde estagio – em uma agência de Relações Públicas aqui da minha cidade, única por sinal, que não possui ainda um ano de existência. Queremos neste ano que a agência ganhe uma maior visibilidade e (re)conhecimento do trabalho que realiza e, para isso, claro, precisamos elaborar um planejamento estratégico próprio para traçar metas e objetivos e, consequentemente, ações e atividades que efetivem esse plano pretendido.

Queremos chegar ao final de 2011 com um crescimento substancial e com o reconhecimento de uma empresa que faz, que mostra a que veio, que procura o diferencial em atuar em uma cidade, mesmo sendo do interior, mesmo ainda não tendo grandes concorrentes. Pois planejar é isso, é antever aquilo que irá dar êxito à empresa e percorrer os melhores caminhos, os melhores meios para que tudo aconteça da maneira mais correta e, principalmente, da maneira mais criativa possível.


E você, já elaborou seu planejamento estratégico para 2011?

Comments (0)

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...