Categorias: Cintia Anton , comunicação organizacional , digital , relacionamento
Já estava com saudades do uniRP, depois da monografia e um final de ano um pouco conturbado, volto a escrever para o blog. Também estou escrevendo para o Blog VM TV, se alguém ainda não conhece vale a pena dar uma conferida, são oito colunistas, na maioria comunicadores, falando de tudo um pouco, claro que o tema comunicação prevalece.
De volta ao post então, quero abordar, assim como fiz no VM TV, minha expectativa em relação a comunicação para este e os próximos anos, pelo que estou lendo, vendo, percebendo e ouvindo por aí.
A área da comunicação é evidente que cresce e se modifica a cada ano. Ela está cada vez sendo considerada como uma necessidade para as organizações, e o terreno digital é o foco da vez. As pessoas estão mais interligadas virtualmente e as empresas veem nisto um negócio, querem utilizar destas novas ferramentas para se aproximar de um possível cliente ou disseminador de sua marca. As redes socias estão em alta e a tendência é cada vez ganhar novos adeptos que passarão mais tempo conectados, e é nesta área que as organizações irão focar os investimentos.
O investimento publicitário nos meios digitais será cada vez maior. Esta tendência é consolidar-se, pois algumas organizações já consideram o meio digital um eixo estratégico, seja para utilizar como marketing promocional, expondo uma marca ou produto, ou mesmo para criar um possível relacionamento.
A comunicação será cada vez mais de mão dupla, mas é importante a organização saber utilizar corretamente esta ferramenta. Ela é útil, olhando com um olhar de relações públicas, servirá principalmente para partilhar opiniões acerca de experiências do público em relação a marca, o produto, o evento, ou algum contato que teve com a organização. É um canal rápido de disseminação de informação, de feedback, diálogo que se bem trabalhados podem contribuir muito para o aumento da imagem positiva da organização.
Porém os bons conteúdos farão a diferença nas redes sociais, e para obter isso, aumentará também o número de profissionais capacitados para administrar as redes sociais, uma maior polivalência e integração nas redações de jornais e setores de comunicação corporativa.
Ta aí uma palavra que vejo uma maior tendência na comunicação: corporativa. Esta nova nomenclatura, que já fora muito chamada de comunicação empresarial, está ganhando espaço em grandes organizações. A comunicação corporativa é um setor que possui um perfil mais ligado a cultura e valores de uma organização, de uma marca, e pela estrutura, muitas vezes sendo integrada, obtém maior influência nas decisões da alta administração, uma comunicação formada para que cada vez mais o profissional de comunicação possa contribuir na gestão e decisão organizacional.
Para mim 2011 intensifica a maneira que já está posta de fazer comunicação, com a comunicação corporativa e o meio digital, empresas e instituições que estiverem melhor posicionadas nestes canais, mais preparadas com pessoal capacitado para a utilização destes meios, serão aquelas que irão conseguir mais vantagens competitivas face à concorrência. Já é intitulada uma quase lei, a organização que não seguir as mudanças orientadas cada vez mais para o mundo digital e corporativo irão ver diminuída a eficácia. 2011 irá intensificar o meio digital muito visto em 2010. Acho que isso para quem é da área já é meio óbvio, mas nunca é demais falar sobre esse assunto, pois constantemente é necessário se adaptar, porque o mundo digital muda a ritmo acelerado.
E você, concorda com a minha opinião? Para que caminho comunicação está se direcionando cada vez mais?
As redes sociais são a tendência do momento, sem dúvida. Porém, acho que seria interessante analisar o cenário de cada localidade (Ex.: o uso das mídias sociais nos EUA é muito superior ao Brasil, etc). De qualquer maneira, no Brasil, acho que a comunicação digital irá se intensificar e crescer cada vez mais.
Obrigada pelo comentário Felipe! Quiz trazer a realidade mais para perto de nós.
Mas tu me deu uma ideia de post, vou dar uma pesquisada. Continue participando.
Abraços.