Relações Públicas no auxílio ao RH

Categorias: , , ,

Hoje no blog contamos com a participação do textos dos alunos Braulio Staub e Jenifer Becker, da disciplina de Oficina de Redação em Relações Públicas II.


---

O profissional de Relações Públicas possui um vasto mercado para desenvolver seu trabalho. Dentre estas áreas de interesse estão as atividades relacionadas ao setor de gestão de pessoas de uma empresa, o popular setor de Recursos Humanos (RH).

As funções deste profissional na área de RH se baseiam, principalmente, na comunicação interna, fornecendo meios de comunicação com seus empregados para que estes também se sintam valorizados e interligados com visão e valores da instituição. São diversos os meios que o RP utiliza para desenvolver tais ações, entre eles jornais informativos, intranet, murais, eventos de integração, ações de relacionamento, etc.

A homogeneidade e a tranquilidade de um ambiente interno com qualidade representam um bom trabalho realizado pelo estrategista da comunicação. Este processo visa valorizar a confiança, o comprometimento, a credibilidade e a competência. Em tal ambiente, é necessária a existência de relacionamentos que gerem a satisfação individual de cada empregado. O foco da empresa e a busca por objetivos comuns, além de funcionários que estejam engajados na busca pelos anseios propostos, são aspectos de vital importância para o sucesso de tal processo.

Segundo Marlene Marchiori, Pós-doutora em Comunicação Organizacional, em seu artigo publicado no site Portal-RP, “criar condições para que cada indivíduo procure desenvolver ao máximo seu potencial é função básica de uma empresa hoje”. Quando desenvolvemos nossas atividades dentro de uma empresa, estamos trocando e adquirindo experiências. Este é um processo que se dá automaticamente e que deve ser gerido pela instituição contratante, pois aumenta sua capacidade estratégica. Os tipos de experiências se darão conforme a evolução dessa gerência, e podem gerar frutos positivos ou negativos. Lembre-se: a opinião de seus empregados é tão importante quanto a de seus clientes.

As relações públicas no setor de recursos humanos desenvolvem trabalhos interessantes e produtivos quando realizados de forma adequada, fazendo parte da gestão empresarial. A satisfação dos empregados aumenta sua produtividade, além de fortalecer sua identificação com a instituição e melhorar a imagem empresarial perante o público externo por meio deste público interno.


---


Referências:

Site: http://www.portal-rp.com.br
Blog: http://rprh.blogspot.com

Comments (0)

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...