A importância de uma gestão no Futebol

Categorias: , , ,

Hoje recebemos o texto das alunas Alice Vidal Trindade e Rosiele Carvalho de Oliveira, também da Oficina de Redação em Relações Públicas II.


---


O mundo dos esportes tem sido cada vez mais exemplo de boa e/ou má gestão por parte de seus dirigentes e equipe técnica. Querendo atingir o sucesso dentro e fora dos gramados, os clubes necessitam de planejamento: dinâmico, focado, multidisciplinar e atualizado para ter um modelo de gestão empresarial competente.

O futebol ganhou o mundo dos negócios pela visibilidade que dispõe nos grandes veículos de comunicação, gerando alto grau de marketing para as empresas e suas marcas. Para os clubes, a melhor campanha garante melhores patrocinadores e/ou a permanência destes durante determinado campeonato, podendo se estender por anos, somado ao maior poder de barganha que os clubes de futebol ganham em frente a contratação de novos jogadores. Como exemplo, temos os Santos que, com a excelente campanha realizada em 2009, garantiu a contratação e permanência do Robinho por um ano, conseguindo manter o salário alto do jogador com a ajuda de patrocinadores.

A importância da gestão no futebol é fato constatado. O clube que carrega muita instabilidade entre seus jogadores e direção não consegue patrocinadores com grande poder aquisitivo e acaba por se afundar em dívidas e derrotas. A insatisfação salarial entre os jogadores, assim como a condutada dos mesmos perante a sociedade e a equipe, colocam em risco a gestão do clube e todo o trabalho, antes bem visado, passa a ser noticiado na mídia como o fracasso do próprio clube.

Comments (0)

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...