Marketing de Serviços nas Relações Públicas

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Continuando com nossa parceria com a disciplina de Oficina de Redação em Relações Públicas II, hoje trazemos o texto das alunas Édina Kafer, Laura Nobre e Sabrina Lau.


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Uma empresa deve preocupar-se em sempre adquirir novos clientes. Mas mais importante do que os novos são os clientes antigos, os chamados clientes fiéis, que são aqueles que sempre voltam porque se identificam com algum aspecto de determinado local, empresa ou instituição.

Atualmente o relacionamento com o cliente é um dos fatores de sucesso de uma empresa, porque com tanta demanda em diferentes tipos de mercado, o diferencial é ponto fundamental para que o cliente volte à empresa, não somente pelo preço atrativo, mas sim porque aquela empresa mostra preocupação com o bem estar do cliente.

Quando usamos a palavra Marketing outra palavra vem com este termo: vendas. E em todo o negócio que envolve serviços o marketing é indispensável, pois apresenta o que determinada empresa vende, então o cliente escolhe onde vai comprar, é uma troca, então pode-se dizer que “marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca” (KOTLER, 1980,p.33), pois quando um cliente compra determinado produto está trocando o dinheiro investido por um serviço que lhe será prestado.

Toda a empresa necessita mostrar ao seu cliente o que ela traz como missão, “a tarefa final do marketing é servir às verdadeiras necessidades do cliente e comunicar a substância da empresa” (LAS CASAS, 2007, p.7), e quando esta consegue mostrar para o cliente suas características e diferenciações, o cliente torna-se fiel.

Se a empresa consegue mostrar seu serviço de modo que o cliente indique esta aos seus conhecidos, o marketing de relacionamento já está sendo estabelecido neste tipo de serviço e, de acordo com o autor Alexandre Luzzi Las Casas, serviços “constituem uma transação realizada por uma empresa ou por um indivíduo, cujo objetivo não está associado à transferência de um bem” (LAS CASAS, 2007, p.17 ), ou seja, o objetivo do marketing de serviços é a satisfação do cliente, cujo deve estar sempre (com permissão para usar o clichê) em primeiro lugar.


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Referências:

KOTLER, Philip. Marketing. São Paulo: Atlas, 1980.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de serviços. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

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