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Acredito muito que para um acadêmico, de qualquer área, a prática da profissão antes da formação é importantíssimo. Teoria x técnica x prática são três eixos essenciais que podem fazer toda a diferença na trajetória profissional do acadêmico, dá a oportunidade da vivência real para potencializar a aprendizagem. Na última terça-feira (06/07) foram apresentados às professoras Elizabeth Huber Moreira e Mônica Pons os projetos experimentais de Relações Públicas da UNISC, onde o acadêmico pode planejar e executar atividades em uma empresa/instituição de livre escolha.
Foram 4 trabalhos apresentados na banca e, destes, trago três experiências, para quem ainda não passou pelo projeto já possa começar a planejar um bom trabalho. Eu realizei meu trabalho do Projeto experimental em uma empresa que inicialmente eu não sabia exatamente o que faziam, sinal de que a sua divulgação não ia bem. Encontrei-a por acaso e, depois de uma primeira reunião, me empolguei demais. A Santa Cruz Serviços é uma empresa prestadora de serviços na área de limpeza, jardinagem e portaria aqui de Santa Cruz e disponibilizava até então, poucas ações em comunicação, apenas o muito básico, motivo da minha empolgação. Quando uma empresa não tem ideia de Relações Públicas e te dá uma oportunidade, abre as portas para você experimentar trabalhando Relações Públicas, é muito bom. Tive um ótimo respaldo da empresa que, em 5 anos, cresceu muito e tem muito a crescer. Durante a minha presença, evidenciei o quanto era importante um maior contato dos proprietários com o público interno, que se tratando de prestador de serviços não é tão interno assim. Minhas ações foram planejadas pensando em uma maior aproximação com este público, na captação de maiores clientes, em manter um relacionamento com os clientes já conquistados, através de um mailing para e- mail marketing criados, de uma mudança interna. Enfim, tentei organizar, para que a partir do meu trabalho, a empresa possa crescer com uma melhor visibilidade no mercado e entender principalmente o quanto é importante as ações de Relações Públicas para o seu crescimento.
Abaixo algumas imagens do trabalho desenvolvido:
Gisele Simão, outra aluna participante, formanda em Relações Públicas, realizou seu trabalho na Rede do Bem, associação das entidades sociais do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma instituição que a colega Gisele relatou ter grandes deficiências na sua comunicação, e as suas ações desenvolvidas durante o projeto visaram um maior conhecimento da instituição perante a comunidade, criando uma identidade visual e trabalhando ações para que elas fossem duradouras, assim colhendo resultados ao longo do tempo. Gisele relata que “durante a graduação foram adquiridas experiências e conhecimentos muito importantes para concluir um trabalho dessa natureza. As diversas disciplinas estudadas foram fundamentais para a conclusão deste projeto que contribuiu também para o crescimento profissional e abriu novos horizontes na possibilidade do desenvolvimento de trabalhos voluntários. A atuação das Relações Públicas, através do uso de variados instrumentos e ferramentas de trabalho, foi muito importante para uma instituição que até então não conhecia os benefícios de uma comunicação bem estruturada. Sem dúvida foi uma experiência enriquecedora.” Abaixo, alguns materiais desenvolvidos e que a instituição passa a disponibilizar após o trabalho:
Letícia Kniphoff, outra formanda em Relações Públicas, realizou seu trabalho na Audiocentro, uma clínica de serviços audiológicos e, como sendo organização do âmbito da saúde, Letícia confeccionou folders explicativos, campanhas promocionais, uniformes dos funcionários da clínica, evidenciando principalmente a divulgação da marca Audiocentro e a reestruturação de peças gráficas já existentes. Letícia afirma que “realizando este projeto percebi a carência de profissionais capacitados e comprometidos para atender as empresas que desejam implantar projetos de Relações Públicas. O mercado está muito genérico, quem desejar algo mais personalizado para sua empresa não achará fornecedores que atendam essas necessidades. Se por um lado temos empresas preocupadas em serem únicas em terem sua identidade visual bem estabelecida, por outro estas mesmas empresas prestam serviços generalizados”. Um pouco do trabalho da Letícia:
Ficam ideias de atividades que possam ser desenvolvidas durante um Projeto Experimental e quanto essa disciplina é importante e colabora no aprendizado do aluno. É uma porta de entrada muitas vezes para o mercado, onde não só a empresa onde se realiza o trabalho ganha com as colaborações do aluno, como também o aluno tem uma oportunidade de experimentar a profissão através da prática, adquirindo visibilidade e experiência. Uma boa troca!
Parabéns pelo texto!
@alexandre_amc
Mto obrigada!!
E mto obrigada por sua visita ao nosso blog!!
Abraço!
Cintia. É essencial este trabalho prático para os alunos. Aqui mesmo em Porto Alegre encontramos dificuldade de encontrar empresas que se disponibilzem a abrir suas portas, pois afinal estamos aprendendo, podemos errar.
Abraços
Mateus
#comentariogratis
Oiii Mateus! Obrigado por sua visita ao blog!
Eu como acadêmica, já realizei vários trabalhos práticos, sempre procuro empresas menores, que ainda desconhecem o trabalho, geralmente estas empresas querem conquistar um espaço no mercado e buscam um diferencial, mas não sabem como. Realmente, tens razão.. não serão todas as empresas que abrirão as portas para experimentar, mas se o acadêmico é comprometido, visita a empresa, responsável e insistente se torna mais fácil..às vezes falta interesse do acadêmico em estar procurando também!