Eventos, parte de uma estratégia organizacional

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Há algo que não é novo para quem já está no final da faculdade e algo que incomoda a quem está entrando: RRPP não é sinônimo de festinhas ou coquetéis, ou aquela velha história de profissionais de outras áreas desinformados que nos chamam de "contadores de quindim". Nós nunca expomos esta ideia no blog, pois a ela não cabe uma resposta, profissionais de Relações Públicas conscientes não questionam isso.

Eventos para mim é uma ação, parte de uma estratégia de Relações Públicas, com um propósito definido e realizado com cunho institucional e comercial. Para isto sim, somos capacitados. Eventos que, trabalhados com seriedade e responsabilidade, proporcionam bom relacionamento com o público. Através deles, a empresa se aproxima de seu mercado e do mercado de atuação do cliente. Tem o intuito de gerar resultados positivos e deve ser muito bem planejado. Podemos separá-los em dois segmentos: os sociais e os empresariais. O primeiro com caráter de integração, sem visar o lucro, e o segundo com caráter comercial, objetivando resultados refletidos em curto e médio prazo.

Na área de eventos empresariais trabalha-se com a divulgação de produtos e serviços, e também com ações sociais e ambientais, direcionados a um público-alvo – que abrange todos os envolvidos, de alguma maneira, com a empresa/cliente, ou profissionais de algum ramo específico. Para alcançar o sucesso, deve-se definir as metas e a quem será direcionado a ação, além.

A organização destes eventos é um processo complexo. Como maiores vantagens, destacam-se o relacionamento e a questão financeira, visto que em algumas organizações já se tem reservada uma quantia da verba destinada a esse fim. Para trabalhar nessa área e encarar os desafios, o profissional de Relações Públicas deve ter uma série de características especiais, como por exemplo: flexibilidade, dinamismo, capacidade de negociação e saber ouvir. O papel do profissional, nos eventos empresariais, é planejar com uma visão especializada, assim como prospectar novos clientes, manter o relacionamento com os existentes e acompanhar a efetivação de todas as atividades. de aproveitar a possibilidade de organizar uma coletiva de imprensa para anunciar.

Para organizar eventos estratégicos, principalmente os organizacionais, é preciso ter clareza em relação aos princípios que regem a atividade de Relações Públicas, como as habilidades de planejamento e estabelecimento de bom relacionamento com os interlocutores organizacionais. Outro fator que posso citar é que vejo que a maioria das empresas não avaliam os resultados de um evento. Acho que o profissional de Relações Públicas deveria se preocupar em mensurar este tipo de ação, estrategicamente falando, pois se torna positivo para a organização que se trabalha e para o profissional que executa, para podermos enxergar se foi atingido o esperado pelo cliente/empresa. Esse é o grande desafio, atender exatamente a expectativa do cliente e, para isso, a avaliação é importantíssima na melhoria desta atividade.

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