Co-branding: uma parceria de sucesso

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Quando fiz aquela entrevista com a Relações Públicas Roberta, ela comentou que estava começando a trabalhar com parceria, e que isso dava muito certo. Desde então, fiquei pensando nessa modalidade para trabalhar com as empresas, os clientes, pois as parcerias são firmadas em benefício de todos: tanto das duas partes envolvidas, quanto dos próprios consumidores/clientes, visto que têm a oportunidade de adquirir produtos/serviços diferenciados e mais completos.

Por isso, trago hoje um assunto que vem muito ao encontro das estratégias para se trabalhar as Relações Públicas: a parceria. Parafraseando o dicionário, parceria é a união de duas ou mais entidades para desenvolverem ações e promoções conjuntas a fim de atingirem um objetivo comum.

No mundo organizacional, é comum vermos parcerias entre empresas e, especificamente, entre suas marcas. Tal união tem objetivos que vão desde o aumento das vendas, otimização de custos, atingir tipos de mercado até então não explorados, até uma agregação de valor às próprias marcas.

Já no mundo do marketing, parceria tem outro nome: co-branding, que nada mais é do que a aliança entre duas ou mais empresas/marcas para desenvolver um trabalho em conjunto, criando uma sinergia de divulgação. Temos como sinergia a convergência das partes de um todo que concorrem para um mesmo resultado.

Essas ações de marketing compartilhado apresentam diversos tipos: união entre duas marcas do mesmo segmento, união entre marcas que possuem produtos ou serviços distintos, união entre nome/imagem individual (personalidades) e uma marca. Grandes empresas optam por esses tipos de uniões a fim de criar vantagem para enfrentar a concorrência e se destacar ainda mais no mercado. Além disso, ao realizarem parceria com outras marcas, as empresas ganham em economia, pois dividem os investimentos em publicidade e divulgação. O co-branding se torna essencial, também, quando uma marca já tem seu nome ou sua propaganda tradicional desgastada, dando um up no seu status quo.

Em co-branding, há milhares e milhares de exemplos, inclusive de grandes sucessos. Para não estender demais, trago apenas alguns casos:

Marcas de segmentos diferentes:

Um caso para exemplificar foi o da Acer e Ferrari.
Como fornecedora e patrocinadora da Fórmula 1, a
Acer desenvolveu uma linha de notebooks com fibra
de carbono e design inspirado na alta tecnologia do
mundo das corridas.


Marcas do mesmo segmento:

Temos aí a parceria entre a marca de tênis
Converse e a grande grife de roupas Missoni:
ambas juntaram seus ícones de marca e
formaram um produto de grande sucesso.
A Converse disponibilizou seu modelo clássico
All Star Chuck Taylor e a Missoni entrou com
sua estampa de maior reconhecimento – colorida
em zigue zague. O modelo, chamado “Premiun
Chuck Hi Missoni”, representou a união desses
dois grandes nomes no mundo da moda.


Outro caso que pode ser citado, no segmento
alimentício, foi o das marcas Hershey’s e Burger King.
Sua ação de co-branding consistia em lançar uma nova
edição de produto: uma sobremesa feita com chocolates
Hershey’s e que foi vendida nas redes Burger King, a
“Hershey’s® Sundae Pie”.

O McDonald’s fez uma ação semelhante: juntou um de seus sorvetes com as bolachas Bono, da Nestlé, e lançou o: sorvete McFlurry Bono.


Mesma empresa, marcas diferentes:

Para este exemplo, podemos citar a ação da
empresa Unilever, que juntou duas de suas
marcas de sabão em pó e amaciante em um
único produto: respectivamente, a edição
contava com a união da Surf e Fofo, um
sabão em pó com um toque de amaciante.


Nome/imagem de personalidade e marca:


Nesse caso, temos o exemplo da loja de
roupas mundial C&A, que teve o nome da
cantora Beyoncé estampado e assinando
algumas de suas linhas de roupas. A parceria
foi lançada para comemorar o Dia do Namorados 2010.

No mundo das personalidades, é muito comum vermos seus nomes, imagens e assinaturas contemplando os mais variados tipos de produtos. Não só a marca sai ganhando em status, como também é uma maneira do ícone em questão ter sua imagem divulgada em outros segmentos, que não só em filmes, fotos, músicas, etc.

Enfim, trouxe apenas um ou dois exemplos de cada tipo de co-branding, mas com certeza há milhares de outros casos que poderiam estar aqui, devido a magnitude das marcas e das campanhas que já foram realizadas em prol da parceria!

Agora, pensando nas Relações Públicas, temos aí uma grande carta na manga, uma estratégia de diferenciação ao planejar e trabalhar as empresas. Como comentei no início do post, aqui em Santa Cruz do Sul já tivemos um exemplo de co-branding entre duas empresas/marcas, realizada pela RP Roberta Souza e Silva. Foi o caso das Lojas Puchullu e da designer de acessórios Julia Camargo. A parceria nada mais é do que ornamentar as manequins vestidas de roupas Puchullu com brincos, colares e/ou pulseiras desenvolvidas por Julia Camargo. O sucesso foi tanto que inclusive estrelaram o vídeo de divulgação do Planeta Atlântida 2010, vestindo e ornamentando os modelos.

Em uma parceria, se bem feita e planejada, só haverá ganhos e as marcas terão seus nomes perpetuados de forma diferenciada e qualificada. Não preciso nem dizer que o Relações Públicas, com seu caráter inovador, criativo, conciliador que é dos públicos/organizações, é um profissional capacitado a atuar junto e/ou encabeçando campanhas em de parcerias ou co-branding, não esquecendo que a maior eficácia das ações se dará no trabalho integrado, ou seja, tendo a parcela de cada área da comunicação!

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