As Relações Públicas nossa de cada dia

Categorias: , , , ,

Se tem algo que há em comum entre, se não todos, mas a grande maioria de alunos e ex-alunos de Relações Públicas é o fato de terem começado a graduação nessa área ou por coincidência ou mal sabiam do que esse curso se tratava. Explico: eu mesma, comecei com Jornalismo, que durante 4 anos foi meu sonho. Mas ao fazer um semestre na faculdade, vi que não era o que eu queria, não me identificava. Ao conhecer um pouco sobre RP, acabei optando por esse curso logo no 2º semestre.

Outros exemplos que tenho próximos: uma colega, que está se formando, começou fazendo Produção em Mídia Audiovisual, mas acabou se interessando mais pela área de RP. Há também quem colocou como 1ª opção no vestibular Publicidade e Propaganda, mas por questões de vaga ou cancelamento da turma, teve que se matricular em Relações Públicas, e que ao longo dos primeiros semestres foi gostando e se voltando mais a essa área. Fora outros alunos que acabam de se formar em outra área da Comunicação e voltam a Universidade para fazer Relações Públicas.

O fato é que a área de RP quase nunca é “1ª opção” para os ingressantes na faculdade. É difícil encontrar pessoas que desde cedo já dizem: 'Quero ser Relações Públicas um dia'! Tampouco é comum encontrar pais que instruam seus filhos, na hora de escolher uma carreira, a serem um Relações Públicas. É estranho, mas RP só começa a vir a conhecimento de todos na medida em que avançam no curso de graduação. Claro, há exceções, como toda regra, mas na grande maioria das vezes é isso que acontece.

Porém, outro fato comum a todos que passaram por essas situações que citei é que, mesmo iniciando o curso sem saber o que de fato é e faz um RP, no decorrer do tempo, o provisório “desconhecimento”se torna um “interesse”, que migra para a “admiração”, que junto com a “dedicação” vira uma “devoção”, e então sem menos perceber vira "amor".

É um processo gradativo, mas talvez seja isso que o torne tão especial. Um processo de conquista diário, onde aprendizados e técnicas vão sendo aperfeiçoadas e cada um começa a enxergar a satisfação de poder ser um Relações Públicas. Esse profissional que tem como capacidade a arte de se relacionar, articular, conviver e conhecer as pessoas, os públicos; a humanização que vem de dentro para desempenhar essa profissão especializada e preparada para conseguir o melhor e o bem estar para todos que compõem esses núcleos que são os vetores da nossa sociedade: as organizações, seus públicos e todos os seus processos e sistemas intrínsecos.

É uma jornada interessante, que a cada passo dado fortalece os ideais e a vontade de fazer as Relações Públicas que nos foram apresentadas e que chegavam aos nossos olhos como algo novo, que despertava, que admirava, e é justamente isso que faz com que essa profissão seja motivo de orgulho para muitos, mesmo que só apareça de forma discreta. Mas não há dúvidas de que se trata de um caso de amor e dedicação para aqueles que iniciaram sua vida profissional optando (mesmo que em segundo plano) pelas Relações Públicas.

Comments (4)

Me identifiquei com a história entrei no curso sem querer e me apaixonei..parabéns visite o http:\\versatilrp.worpress.com

Nossa!! Parece que vi minha jornada universitária sendo retratada em alguma biografia não autorizada (rs) - tirando o fato de que não entrei para fazer jornalismo, e sim Radio e TV. -.

Mas é bem assim mesmo..começa com um "é o que tem pra janta =(" e termina em um casamento perfeito, cheio de amor, admiração, alguns tropeços e um final feliz!!

Amei o post!!

Abçs

Dayane Azeredo
@DadyAzeredo

Diego e Dayane, muito obrigada pelos comentários!!

Realmente, essa história acontece com praticamente todos os estudantes ou os já profissionais de RP!

Mas nem por isso deixa de ser especial, muito pelo contrário! É exatamente por essa descoberta, que vem aos poucos, que faz com que todos sejamos fascinados por esse mundo que, mesmo demorando um pouquinho, veio a nosso conhecimento!

Grande abraço e continuem visitando o blog!

Nossa, super verdade. Gostei muito do post e me identifiquei. Conforme vai passando o tempo, aprendemos a amar essa profissão que não se limita e que é de extrema importância para toda e qualquer tipo de organização.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...