O futuro profissional de Relações Públicas

Categorias: , , , ,

A Universidade é o caminho para todo profissional. Para um Relações Públicas é indispensável estudar disciplinas que transmitem um olhar diferenciado perante cada organização, é um período de preparação para o mercado, que lhe confrontará na hora de elaborar ações estratégicas visando um propósito organizacional; utilizar os meios de comunicação, de análise, organizar eventos institucionais, como os abordados em meu último post. Neste, quero apresentar-lhe uma pessoa que serviu de exemplo durante a permanência dela enquanto acadêmica, que sempre levou os trabalhos da faculdade a sério e se dedicou para se tornar uma profissional de Relações Públicas.

Eu sempre escrevo e falo com bastante entusiamo de profissionais que eu reconheço e que já atuam na área. Não sou formada ainda, mas acredito que a profissão começa desde que se entra na Universidade, em cada trabalho realizado, nas condutas com os colegas. É assim que se forma um perfil de profissional responsável, organizado. O verdadeiro profissional não vai se destacar apenas depois de formado, ele já tem o destaque enquanto está em formação.

Para Gisele Simão, 23 anos, se tornar uma Relações Públicas falta somente o canudo, que receberá no dia 11 de setembro, e o esperado registro profissional. Gisele começou na Unisc fazendo Produção em Mídia Audiovisual que, por falta de identificação, trocou para Relações Públicas. Há dois meses já atua no núcleo de Eventos e Promoções da Unisc. Quero enfatizar o quanto é importante exercer bons trabalhos na área, bons contatos, falar de Relações Públicas com seriedade, pois é esta conduta e estes estudantes que formarão a profissão de Relações Públicas no futuro. É fundamental, desde já, que estes se posicionem e se preocupem perante isso.

Em entrevista com Gisele, ela fala como é estar atuando na área, suas primeiras dificuldades e planos. Desde já agradeço a participação dela e fica a mensagem da Gisele para os demais colegas:

Gisele, o que te fez escolher a área de Relações Públicas?

Na verdade comecei no curso de produção em mídia audiovisual, mas eu não me identificava com o que eles faziam. Todo mundo dizia que eu tinha o perfil de relações públicas, mas eu ainda não sabia bem do que se tratava. Foi numa disciplina específica de mídia que pude perceber que isso ali não era pra mim, então fui analisar o currículo de RP e só tinham coisas que eu gostava. Troquei sem pensar duas vezes.

Como é estar recém formada e atuando na área?

Foi uma coisa muito louca, dois meses antes do término das aulas eu passei para o Setor de Eventos, para cobrir a licença maternidade de uma colega. Lá éramos três pessoas, eu, mais uma profissional formada e uma estagiária. Daí esta funcionária conseguiu outro emprego e saiu da Unisc, ficou eu e a Desirê (estagiária). É tudo muito recente, então estamos trabalhando basicamente com planejamento para o segundo semestre, que é o mais corrido na Universidade.

Sempre demonstrou interesse pela área de eventos?

Na verdade eu sempre gostei, mas durante o curso não pensei que iria trabalhar com isso. Mas tudo foi se encaixando e agora estou curtindo bastante!

Qual está sendo a tua maior dificuldade no início da carreira de Relações Públicas?

Leitura de cerimonial. Nunca tinha feito na faculdade, não por falta de oportunidade, mas sempre optei por fazer outras coisas. E essa é uma demanda bem grande na Universidade, temos eventos praticamente todas as semanas. Já fiz meu primeiro e agora acho que só vai.

O que tu planeja como profissional da área? Alguma especialização, curso?

Penso em fazer mestrado na área de comunicação. Mais para o futuro... Antes quero trabalhar um pouco, pra ter histórias para contar.

Deixa uma dica para os demais colegas que ainda não encontraram o seu espaço no mercado de trabalho:

Não dá para esperar aparecer uma vaga específica de relações públicas para entrar no mercado. É importante começar cedo, estar dentro de uma empresa, poder observar como se constroem as relações, aí então ficar ligado nas várias áreas onde o profissional pode atuar. Fui secretária da Assessoria de Comunicação e Marketing da Unisc por dois anos e meio, acredito que essa vivência dentro da instituição foi o que mais me preparou para a função que exerço hoje.









"É importante começar cedo, estar dentro de uma empresa, poder observar como se constroem as relações, aí então ficar ligado nas várias áreas onde o profissional pode atuar" - Gisele Simão, formanda em Relações Públicas

Comments (2)

Se você me permite algumas opiniões, há vários pontos positivos no post - nem dá pra comentar todos aqui.

Mas destaco a questão da nomenclatura do espaço profissional que podemos ocupar no mercado de trabalho após a formatura. Claro que é desejo de egressos de quaisquer profissões ter um cartão-de-vista (hoje em dia não dá pra falar "placa na porta" porque os escritórios cada vez mais estão com novos e abertos lay-outs...) assinando o nome correto que o diploma lhe deu acesso. Mas não é nossa realidade, dentro da transdisciplinaridade da comunicação.

Iniciei como "assessor de relações comerciais" registrado em carteira em um jornal diário. Fazia a interface da publicação com as agências de propaganda, buscando estreitamento de relações. Depois fui assessor de imprensa de uma entidade empresarial, e emendei com um "posto" de redator em um escritório de design. Como saída para tantos nomes distintos, eu, por ter registro no Conrerp desde logo, assinava sempre "relações públicas", mesmo que o cargo tivesse outro nome.

E sempre lembrando que todas as experiências tidas são marcos importantes no nosso posicionamento no mundo, como cidadãos antes de profissionais. E portanto sempre podem ser vistas de uma maneira positiva e que acrescenta inteligências.

Olá Rodrigo, seus comentários sempre são bem vindos ao UniRP!Obrigada pelas colocações.
Sim, concordo com você quanto a nomenclatura da profissão, não se pode esperar sair da faculdade e ingressar no mercado como relações públicas e atuando conforme a teoria passada durante a graduação, infelizmente não é nossa realidade, mas temos que nos posicionar com aquilo que se é aprendido, independente do cargo que se tem, visualizar ambientes e questões acerca da nossa realidade com um olhar e ações de relações públicas.

Parabéns para você também,li vários textos seus e sua posição nos textos, sempre foi de relações públicas, não só na nomenclatura que se é usada.

Obrigada!

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...