O Profissional de Relações Públicas na área hospitalar

Categorias: , , , ,

Em um país como o Brasil, cheio de problemas estruturais e de saúde pública, a gestão hospitalar e a necessidade de um novo olhar para este nicho cresce a cada dia. Profissionais de comunicação e administração já se juntam para procurar soluções concretas para o contexto encontrado, não deixando de lado o “cliente”, o cidadão sempre em busca pelo seu direito de zelar por sua saúde e por sua vida.

Carine Bianca Ferreira Nied, do Hospital Santa Cruz, é Relações Públicas formada pela UNISC em 2002, com MBA em Comunicação Empresarial pela UNISC em 2008, especializada em humanização na atenção e na gestão do SUS pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Escola de Saúde Pública do RS, docente do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde em POA e está se especializando em Gestão Hospitalar. Ela colaborou com o Blog cedendo uma entrevista sobre a suas atividades no Hospital Santa Cruz.

Carine, uma Relações Públicas formada na Unisc que logo após o curso ingressou como Relações Públicas do HSC, como está sendo esta experiência?

Carine - É uma expriência bastante rica e estimuladora. A área da saúde é muito carente de trabalhos e ações de comunicação, há um campo imenso para atuação dos profissionais da área de comunicação.

O ambiente hospitalar é um sistema complexo e hoje muitos se preocupam com relacionamentos, gestão, manuseio de tecnologias e o mais importante, passar confiança de um bom trabalho para seus clientes, como você vê esta preocupação hoje, qual é a realidade da comunicação hospitalar?

Carine - Os hospitais, até pelo seu histórico, normalmente no seus modos de funcionarem são bastante rígidos, fechados e conservadores. Atualmente as grandes instituições hospitalares já estão mais abertas, se aproximando cada vez mais dos seus diferentes públicos e principalmente da comunidade. Mas é um processo lento, gradativo e precisa ser priorizado como uma política institucional. A transparência, a ética e a confiança precisam ser as bases norteadoras desta relação, pois a principal razão de existência de uma instituição hospitalar é a saúde, a vida de pessoas.

O Hospital Santa Cruz tem programas de assistência para com seus clientes/pacientes? Quais são?

Carine - Temos canais e meios com o objetivo de aproximar a comunidade com o hospital. Citaria como por exemplo: A ouvidoria, a visitação de gestante à maternidade, a mensagem ao paciente internado, o fotolog dos recém-nascidos, entre outros.

Considerando a comunicação do hospital Santa Cruz, acredita que ainda há pontos a ser explorados?

Carine - Com certeza há muitos. Uma instituição como o Hospital Santa Cruz que está constantemente se qualificando, se capacitando e se modernizando o processo de gestão, a comunicação e o relacionamento com seus públicos precisam acompanhar proporcionalmente.

O que você diria para alunos de Relações Públicas que gostariam de seguir carreira nessa área? O que e onde buscar? Que formação extra é necessário?

Carine - A área da saúde como citei acima é carente de trabalhos e profissionais de comunicação. E o que poderia dizer..... diria que a área da saúde é apaixonante..... e o profissional além de entender de comunicação também precisa se apropriar de como funciona a área da saúde, o sistema, a gestão, os termos, a linguagem, o modo de operar/funcionar e sempre com o objetivo de agregar, de somar.







"Comunicação hospitalar, certamente um campo imenso para atuação de profissionais de Relações Públicas" - Carine Bianca Ferreira Nied, Relações Públicas.

Comments (0)

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...