Relações Públicas x Globo

Categorias: , , , ,

Desde que o personagem Fred, da novela Passione, vivido pelo ator Reynaldo Gianechinni, ganhou o cargo de "Relações Públicas" de uma empresa por ser "bem apessoado" e ter "boa articulação", estamos acompanhando, em diversos blogs e pelo twitter, a revolta de estudantes e profissionais da área.

Não é para menos! Inclusive, ao ser questionado o porquê da escolha de "Relações Públicas" para o cargo, o personagem responde: "qualquer cargo serve"! Agora imagine a gravidade da situação: são necessários, no mínimo, 4 anos de formação em uma graduação oficial e, neles, uma completa e assídua dedicação com muito estudo e leitura para que, no fim, se consiga ser um profissional competente para atuar no mercado de trabalho. E não só isso! Como previsto em lei, ainda é necessário o registro no conselho competente de cada região do Brasil para que alguém possa se intitular - RELAÇÕES PÚBLICAS. E aí vemos uma novela, de uma emissora com uma grande audiência, mostrar a um país inteiro que, somente por ter boa aparência e ter "fala mansa", qualquer pessoa pode ser um RELAÇÕES PÚBLICAS!

Nossa área já não é muito reconhecida, e penamos para explicar o que de fato um RP faz. Deparamo-nos diariamente com profissionais de outras áreas realizando um trabalho que é de competência às Relações Públicas e ainda temos que aguentar um total desconhecimento e falta de respeito de um autor de novela (Sílvio de Abreu) ao atribuir um "cargo qualquer" ao galã da mesma!

Felizmente, nosso Conselho Federal já tomou uma posição, e estamos no aguardo para saber se essa repercussão toda surtirá efeito! Nós, atuais e futuros RP's, já somos habituados a lutar e ter esperança no reconhecimento da profissão... e essa será mais uma!

Vamos nos unir e tentar fazer com que o autor e a Rede Globo se retratem diante desse erro. Para tanto, basta seguir e twittar frases de reivindicação para o @passioneoficial. A mobilização já começou!


---


Comunicado
do Conferp:

Aos Profissionais de Relações Públicas:

Imediatamente após a apresentação do capítulo da novela Passione, na Rede Globo, que abordou o assunto Relações Públicas, CONFERP e o CONRERP 1ª Região tomaram as providências de contato com aquela emissora de televisão. O presidente do CONRERP 1ª Região, Alexandre Costa Coimbra manteve contato telefônico com a Rede Globo e enviou ofício do CONRERP 1ª Região para o autor Silvio de Abreu abordando o assunto e fornecendo informações sobre a regulamentação da profissão. Por outro lado, está buscando agendar um encontro de membros da diretoria executiva do CONRERP e do CONFERP com o autor da novela, para entrega de um ofício, detalhando mais o assunto do ponto de vista legal e reiterando um tratamento adequado na novela.

Por favor, você que enviou e-mail para o CONFERP, ou para o seu CONRERP sobre o assunto faça o mesmo com a Rede Globo. Ela vive da audiência do seu público e quanto mais pessoas demonstrarem insatisfação com o desenrolar do tema Relações Públicas na novela, mais ela buscará uma solução que agrade ao seu público.


---


Confira alguns blogs que já se posicionaram a respeito desse caso:


---


Matéria que saiu no Portal IMPRENSA:

Publicado em: 21/06/2010 14:45

TV Globo é questionada por dar cargo de Relações Públicas a personagem de novela

Por Mariane Zendron/Redação Portal IMPRENSA

O Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas do Rio de Janeiro (Conrerp-RJ) enviou, no último sábado (19), uma carta à TV Globo e ao novelista Sílvio de Abreu, na qual questiona a maneira como a profissão tem sido abordada na novela "Passione". Segundo o Conselho, o personagem Fred, vivido por Reynaldo Gianechinni, foi contratado para exercer o cargo de RP em uma metalúrgica, apesar de não ser qualificado para a profissão, com o diploma de ensino superior.

Ao Portal IMPRENSA, o presidente do Conrerp-RJ, Alexandre Coimbra, afirmou que, no folhetim, o diploma também não foi solicitado pelos empregadores e que Fred só teria sido contratado por ser bonito e ter "fala mansa". Para Coimbra, a menção à profissão na novela desinforma e deseduca.

"Queremos esclarecer esse assunto para que as pessoas não tenham a impressão de que não é necessário ter o diploma e registro profissional para exercer a profissão de Relações Públicas", disse Coimbra.

Um trecho da carta enviada à Rede Globo, que também foi publicada no blog no Conrerp, esclarece que Relações Públicas é uma profissão regulamentada. "É exercida atualmente, em todo o país, por cerca de 15 mil profissionais regularmente registrados no Sistema do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Conferp), em seus conselhos regionais".

"Seria muito reconfortante saber que o personagem está sendo contratado para a função pela sua formação profissional (Bacharel em Relações Públicas) e respectivo registro", diz outro trecho da carta.

À reportagem, a assessoria da TV Globo informou que ainda não tem conhecimento sobre o assunto.

---

Fonte:
www.portalimprensa.uol.com.br
www.conferp.org.br

Comments (3)

Post recheado com informaçoes. Parabéns. E parece que deu certo o movimento do Conrerp RJ e de todos no twitter.

Abraços
Mateus

Sim!!! Acabamos de receber uma ótima notícia: Sílvio de Abreu irá se retratar, informando que o personagem não será mais RP, porque, para isso, é NECESSÁRIO ter diploma na área!!! http://www.abril.com.br/blog/passione-novela/2010/06/21/apos-reclamacao-do-conselho-de-relacoes-publicas-silvio-de-abreu-esclarece-que-fred-nao-sera-rp/

Muito bem!! Parabéns a todos os RP's, acadêmicos e profissionais, que se mobilizaram pela causa!!!

Oiie...acabei de ler que a personagem Bete (Fernanda Montenegro) irá falar a Fred que ele não tem qualificações para este cargo, mas que o contratará..(tomara que não seja para RP)...ADOREI ESSE MOVIMENTO!!!

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...