Futebol e Relações Públicas

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Há poucos dias, conheci um jogo para computador – o FIFA Manager 2010. Meu interesse por jogos de futebol em computadores/videogames não é grande, porém o motivo pelo qual fiquei sabendo desse jogo e quis fazer um post sobre isso foi outro. Mas antes, trago algumas informações, para quem não conhece:

- Segundo Wikipédia, FIFA Manager é um jogo de estratégia desportiva de gerenciamento de um clube de futebol, criado pela BrightFuture (empresa criada após cancelamento do jogo por parte da EA Sports, antiga criadora e atual distribuidora do FIFA Manager). O FIFA Manager consiste em oferecer várias opções ao jogador, sendo possível gerir desde a área financeira do clube até as contratações, passando pela gestão do estádio, treino em geral, entre outros aspectos. A vertente gráfica é também um dos trunfos do FIFA Manager, que oferece o motor 3D da série FIFA Football.

Pois bem, o jogo, além de contar com todo o gerenciamento de um clube de futebol, que vai desde a estrutura do estádio, contratações, escolha de táticas, vida pessoal do “manager” (sim, ele tem namorada, casa, carro...), também conta com um departamento de... Relações Públicas! Exatamente! Ao lado de setores como: Treinadores, Centro Médico, Direção, Olheiros, Marketing, está o setor de Relações Públicas.


No mesmo instante, a curiosidade foi grande em saber o que o Relações Públicas de um jogo de gerenciamento de clube fazia. Receei que o cargo tivesse uma designação equivocada, como já estamos habituados a encontrar por aí. Contudo, logo vi que na página onde aparecem os setores, abaixo do nome Relações Públicas havia o seguinte: gerenciar serviços para a torcida. Logo imaginei que se tratava de um profissional que cuida somente do relacionamento do time com a torcida, afinal, ela é um dos stakeholders de um time, talvez o mais importante. Então, nada mais justo que criar um departamento que cuide somente disso: pensar estratégias de ações e de relacionamento com time e torcida. Muito bom!


Procurando saber um pouco mais sobre o que, então, de fato, o RP do FIFA Manager fazia, me foi mostrado a imagem seguinte:


Como é possível perceber, o Relações Públicas possui um canal de comunicação com a torcida e existem ações já pré-estabelecidas. Ali, ele pode coletar a opinião dos torcedores a respeito do clube, que vai desde a estrutura do estacionamento, dicas de jogadores para certas posições no time, ranking dos jogadores favoritos, até mensagens de incentivo para os próximos jogos. Além disso, o RP pode escolher ações promocionais para a torcida, beneficiando-a com: entradas grátis e sessão de autógrafos. Também há ali opções de serviços como: treino para o patrocinador e ônibus do patrocinador, ou seja, há também ações que beneficiam outro público de interesse do clube. O Departamento de Marketing, por sua vez, cuida da parte de patrocínios e do uniforme, além de escolher e criar produtos do time que irão ser comercializados (decidem o que vender no inverno, por exemplo) com seus valores referentes. Também gerencia merchandising das placas no estádio, negociando locais e valores com os patrocinadores.

Não posso falar mais detalhadamente além disso, pois não jogo e não tenho muito conhecimento de como é o FIFA Manager. Mas sei que é um jogo muito popular, pois há anos já existem versões dele. Porém, fiquei impressionada por haver um espaço dedicado, e bem designado, para o trabalho de Relações Públicas de um clube de futebol em um jogo para computador. Isso contribui para o conhecimento da gama de atividades que um RP pode executar, além de se mostrar um campo muito interessante.

É sabido que já existem ações, campanhas inteiras planejadas e executadas única e exclusivamente para a torcida de cada time, porém é pouco ou nada divulgado se isso é feito por um Relações Públicas. Para saber um pouco mais sobre isso, pesquisei nos sites dos 10 maiores times de futebol do Brasil (segundo os Dez Mais) para verificar como é estruturado o relacionamento entre time e torcedor, além de identificar, nos setores administrativos dos clubes, quais departamentos da área da comunicação eles possuem:

Flamengo
O twitter do Flamengo é o @cr_flamengo, onde são postadas notícias e informações do time. O espaço no site dedicado ao torcedor é o Programa Cidadão Rubro-Negro. Segundo a página, ser Cidadão Rubro-negro é conhecer outros rubro-negros e expressar sua paixão num espaço exclusivo. Então, trata-se de um espaço onde o torcedor pode interagir com outros torcedores e com o time, pode ter acesso a promoções exclusivas de produtos e pode contribuir com o time e mobilizar a torcida, entre outras coisas. Há também o espaço Onde Estiver Eu Estarei, dedicado à organização de viagens para locais onde o Flamengo irá jogar. Na sua Administração, o time conta com uma Assessoria de Imprensa e, nela, há um Diretor e um Gerente Executivo de Comunicação.

Corinthians
Seu twitter é o @sitecorinthians e nele são postados desde informações do time até interações de sorteios e novidades para o torcedor. O espaço no site dedicado ao torcedor se ramifica em dois: Fiel Torcedor, para os sócios-torcedores, dá notícias e dúvidas frequentes, além de possuir um canal para associação. E o Fanzone, um canal mais interativo com o torcedor em geral, tem bolão, fórum de discussões, “fiel da vez” e “Loukinhus”, espaço dedicado ao torcedor infantil. Na diretoria, apenas identifiquei um Diretor de Marketing, além de possuírem Assessoria de Imprensa.

São Paulo
O São Paulo possui 4 twitters: o oficial do SP @comunicacaospfc, o twitter para o sócio torcedor @ST_SPFC, o twitter da Loja Oficial @SPMania e o twitter da Assessoria de Imprensa @assessoriaspfc. Pelos nomes, já dá pra imaginar do que cada um desses canais cuida. Possui também canal no YouTube. No espaço do torcedor, há a página do Sócio Torcedor, que possui calendário de promoções, álbum de fotos do torcedor, etc. E o Batismo Tricolor, um espaço dedicado aos pais que querem batizar seus filhos como verdadeiros São-paulinos, além de receberem prêmios específicos do batizado. Na comissão Administrativa integram dois Assessores de Imprensa e, na Diretoria, um Diretor de Marketing e um Diretor de Comunicações

Palmeiras
O twitter do Palmeiras é o @sitepalmeiras, que interage com o torcedor lançando promoções, sorteios, e dá informações sobre o time. O canal com torcedor é o Interatividade, onde há o craque da rodada, pergunta do torcedor, fórum de discussão, vídeo do torcedor, mural, bolão, entre outras coisas. Na Comissão Técnica, há uma agência de Assessoria de Imprensa responsável. Na Diretoria, há um Departamento de Propaganda e Comunicação, Departamento de Marketing, Departamento de Atendimentos Internos e Departamento de Relações Externas. Além disso, também existe a Assessoria de Relacionamento com o Torcedor.

Vasco
O Vasco possui conta no Facebook, Orkut, Flickr, YouTube e twitter @crvascodagama, também com promoções e notícias. Para o torcedor vascaíno, há pouco foi lançado o plano Vascaíno de Norte a Sul, dedicado a torcedores que não são do Rio de Janeiro e, segundo o site, dá direito a um diploma de participação no programa, uma carteira personalizada, a preferência na aquisição de um ingresso de arquibancada com 50% de desconto para os jogos com mando de campo do Vasco, além de promoções exclusivas no site. Há também o canal O Vasco é Meu dedicado ao sócio torcedor, e dá direito a diversas vantagens. O Vasco também possui um setor que cuida da Responsabilidade Social do clube (inauguração do Colégio Vasco da Gama, em 2004, pretende se tornar também um formador de cidadãos). Cuida da cidadania vascaína (com o objetivo de estreitar o relacionamento entre o Clube e as comunidades localizadas no entorno da sede de São Januário, foi realizado uma grande feira ao ar livre. Na ocasião foram oferecidos diversos tipos de serviço à população, além de palestras, exames médicos, atrações culturais e atividades esportivas e recreativas.) e coleta seletiva (após as partidas realizadas em seu estádio, o lixo produzido pela torcida é coletado e separado, para que cooperativas especializadas em reciclagem reutilizem o material). Na diretoria, identifiquei um Diretor de Marketing e um Diretor das Comunicações.

Grêmio
O Grêmio possui cinco contas no twitter: o @imortalnews (só sobre notícias do tricolor gaúcho), @imortal_gremio (informações, promoções, interatividade com o torcedor), @gremioprodutos (promoções e novidades da Loja Oficial), @antenatricolor (interatividade com o torcedor acerca das notícias e novidades do time) e @saladereacao (espaço dedicado somente para comentários sobre futebol). No canal com o torcedor, há diversos links como: Parceiros da Rede Social Gremista, Capela do Grêmio, CTG Tricolor dos Pampas, Estatuto do Torcedor, Exército Gremista, Tour Tricolor, Musa do Gauchão 2010, Blog dos Mosqueteiros, entre outros. Há também o Artilharia Tricolor ou Exército Gremista, o programa de fidelidade do torcedor que consiste em: cada vez que o torcedor pagar a sua mensalidade, comprar na Grêmiomania do Olímpico ou na Loja Virtual, comprar ingressos para jogos no Olímpico ou fizer aniversário, acumulará “gols” para trocar por produtos oficiais disponíveis no catálogo de prêmios. Quem for sócio, ganha “gols” em dobro. No Grêmio, há a Assessoria de Imprensa própria do clube, além do Departamento de Marketing, onde há uma profissional de Relações Públicas.

Cruzeiro
O twitter do clube é o @sociodofutebol, também com informações, notícias e interatividade com promoções para o torcedor. A página especial é a do Sócio do Futebol, um espaço dedicado aos sócios. Também há o Confraria Celeste que, segundo o site, é um projeto que pretende unir os torcedores cruzeirenses em todos os cantos do mundo, para que a imagem e o nome do Cruzeiro estejam cada vez mais fortes no cenário mundial. Na primeira etapa, um pré-cadastro será realizado para identificar os interessados em fazer parte do projeto, além de mensurar a força da torcida. Posteriormente, uma pesquisa mais elaborada será enviada aos cadastrados, para dar sequência ao processo de implementação da Confraria Celeste. Esse projeto também possui twitter, o @confrariacelest. Na diretoria, há um Diretor de Marketing e Comercial. Na Administração do clube consta que há um Departamento de Marketing e Relações Públicas. Segundo o site, esse departamento tem o objetivo de criar, planejar e implementar ações comerciais e de relacionamento com os seus consumidores em potencial, gerando receita e retorno de imagem para o clube e para as empresas investidoras. Outro importante objetivo do Departamento é garantir o bem-estar e a satisfação dos torcedores do clube, procurando atuar em consonância com seus interesses e solicitações.

Internacional
O twitter do Inter é o @assessoriainter, com notícias, informações e promoções para o torcedor colorado. Nos canais dedicados ao torcedor, há o Torcida, com venda de ingressos, Visita Colorada, Garota Colorada, Colorado Internacional (fotos de colorados espalhados pelo mundo), etc. Há o link somente para o Sócio, com atendimento online, rede de descontos, etc. Possuem também o blog Interagir, que cuida da parte de trabalho voluntário no Terceiro Setor. No Cultura Colorada, há o espaço para a Criança Colorada (programa que promove a importância do time junto às crianças através de visita às escolas), o Inter kids, hotsite feito para as crianças, Museu do Inter, etc. Na administração, há um Diretor de Torcidas Organizadas, uma Vice-presidência de Comunicação Social e um Departamento de Marketing.

Santos
O Santos possui o twitter @santosfc também com notícias e promoções para os torcedores. Além disso, possuem Flickr e YouTube. Há o canal do Sócio, com benefícios, dúvidas, etc. O canal Interatividade conta com bolão, mural, craques, enquetes, promoções, etc. Na parte da Torcida Alvinegra, há fotos e informações de crianças, famosos, animais de estimação e musas no elenco de torcedores. Na Diretoria, consta o Setor de Marketing, Propaganda e Comunicação.

Atlético Mineiro
O twitter do clube é o @sitedogalo, com notícias e transmissão dos jogos. O presidente também tem twitter, o @alexandrekalil, onde ele faz comunicados e comentários para a torcida, de uma maneira informal. No espaço dedicado ao torcedor, há o Camisa 12, com Centro de Memória, Atleticanos pelo Mundo, Torcedor Mirim, Torcedores Ilustres, Torcidas Organizadas, etc. Para a torcida, há o link intitulado Comunidade, onde há espaço para membros, blog do torcedor, aniversários do dia, etc. A Assessoria de Comunicação (de Imprensa) do Galo tem um link exclusivo no site, não na parte da Diretoria ou Administração como em outros clubes.

Após essa sondagem superficial pelos sites dos clubes, destaco algumas considerações finais:

  • Na composição dos sites, há muitas coisas em comum que todos eles possuem: história e memória do clube, símbolos, grandes ídolos, títulos, wallpapers, além de todos terem canal de notícias. Tudo isso contribui ainda mais para uma aproximação entre clube-torcedor.
  • Os únicos clubes que possuem o cargo de Relações Públicas são o Grêmio e o Cruzeiro, sendo que somente o Grêmio especifica quem é o profissional. E podemos ver que a área de RP aparece subordinada ao Marketing.
  • Apesar de não possuir área de RP, achei que o Palmeiras tem uma estruturação completa, visto que possuem departamentos específicos de relacionamento com cada público.
  • Mesmo a maioria dos clubes não possuindo uma área ou um profissional de Relações Públicas, não podemos negar que todos tratam de forma especial o seu torcedor, criando diversas ações e opções de interatividade para atender com fidelidade àqueles que são dedicados ao time.

Achei muito importante e interessante o fato de um jogo de computador trazer uma visão atual e verdadeira a respeito do que a área de Relações Públicas pode atuar. Traz de maneira satisfatória que esse profissional cuida do relacionamento, do intermédio entre empresa/clube e seus públicos, no caso do jogo, os torcedores. Ressalto ainda que, em um clube de futebol, ao analisar suas estruturas administrativas, podemos destacar outras áreas e atividades em que o RP poderia trabalhar, levando em conta suas especificidades.

Sem dúvida, trata-se de uma área muito interessante. Ser Relações Públicas de um clube de futebol e lidar com um tipo especial de público: torcedores devotos, que possuem dedicação, amor e paixão a um time, onde emoções entram em jogo a todo instante, a cada gol, a cada rodada de campeonato. Com certeza é um campo muito amplo a ser explorado em relação a criação de ações e estratégias de RP para com os públicos.

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Obs: desculpem-me se deixei passar alguma informação importante, mas infelizmente não costumo acompanhar o mundo do futebol. Tudo que relatei acima foi resultado de alguns dias de pesquisa. Quem quiser, poderá utilizar os comentários para incluir e até corrigir detalhes que estejam incompletos ou incorretos.

Obs 2: sei que, da parte dos clubes, muita informação ainda deveria estar aqui, porém o post ficaria extremamente extenso (e já está). Quem sabe eu faça uma segunda parte onde, aí sim, eu traga especificações de cada departamento citado acima.

Obs. 3: agradecimentos especiais ao Fernando Schmitt, que não só me mostrou o FIFA Manager 2010 por causa do departamento de RP, como também me disponibilizou as fotos e explicações do jogo, para que eu completasse ainda mais esse post. Obrigada, Fe!

Comments (6)

Belo post! Principalmente pela análise que faz da nossa "função / profissão" em um jogo de PC!
Parabéns!

Juh! adorei o texto, te puxou! Mas é muita coisa que pode ser desenvolvida ainda num time, gostei do diagnóstico,trabalho é o que não falta.

Muito obrigada, pessoal! Também gostei bastante de fazer esse post, principalmente por causa das descobertas em relação a RP nessa área. Confesso que não era algo que eu não conhecia muito mesmo!

Abraço!

Parabéns pelo post!! ficou muito legal... fiz meu TCC sobre RP na área esportiva e acredito que este é um grande campo para ser explorado. A quem interessar saber mais http://www.portal-rp.com.br/projetosacademicos/esportelazer/0107.pdf

@rafers_simon

Nossa muito interessante, quem imaginaria um jogo com essa visão, legal mesmo!

Parabéns! Tô adorando seu blog!

Muito obrigada pela visita e comentários ao blog, Milacamy!

Volte sempre!

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