Categorias: Cintia Anton , Dia do RP , Imagem , Lei nº 7.197 , profissão , UNISC
Por Cintia Anton
A Ligth, concessionária de iluminação pública que atualmente anda muito na mídia, foi a pioneira no Brasil a contratar um Relações Públicas. Era ele Eduardo Pinheiro Lobo, um alagoano que nasceu em 2 de dezembro de 1876 e se tornou nosso patrono, por isso, o dia 2 é lembrado por todos os profissionais da área. A Light, naquela época, já priorizava o esclarecimento da opinião pública. E para os colegas que ainda não fizeram ética e legislação, vamos lembrar que este dia está instituido pela Lei nº 7.197.
Mas o que temos a comemorar? Acho que durante muito tempo, a área permaneceu tímida, muitas vezes tendo suas funções e posições sendo sucumbidas por causa de outras áreas. Porém, temos conseguido ver, ultimamente e cada vez mais, uma crescente divulgação da profissão, uma maior aceitação, um maior entendimento sobre o que é RELAÇÕES PÚBLICAS e a sua importância no cenário global atual. Acho que estamos trilhando e, deixando como 'rastro', caminhos seguros e com grande promessa de êxito. Comparando com as outras habilitações da comunicação, somos a única que possui um Conselho, o que garante uma organização maior e mais palpável da condução da área de RP. Podemos comemorar também a posição que ganhamos, que é estar entre as dez mais profissões promissoras para os próximos dez anos, segundo o Guia de Profissões da Folha de São Paulo, publicado em 21 de setembro do ano passado. Também o Conrerp - SP/PR, aponta que o mercado de Relações Públicas cresce 15% ao ano e oferece cada vez mais oportunidades para os profissionais da área.
Falando acerca de um melhor entendimento da função, fico feliz quando encontro alguém que não é da área e sabe realmente para o que somos capacitados.A expectativa é que esse desentendimento mude e praticamente desapareça nos próximos 5 anos e, por isso, o momento atual é para reflexões, porque o discurso que a profissão é desvalorizada não cabe mais. Até porque, quanto mais se fala sobre isso, mais se pensa também, formulando e perpetuando uma imagem equivocada sobre a nossa área!
Quem quiser ser um Relações Públicas precisa saber ser um estrategista, articulador e pró-ativo. Não aprendemos a somente informar, mas também trazer os públicos para o cerne das decisões organizacionais, fazer crescer em cada integrante de uma empresa, em cada parcela de um setor, o sentimento de 'pertencer'; além de fazer crescer um grau importante de comprometimento, que somente é possível através de um plano e uma estratégia de comunicação bem feita, com todo embasamento teórico e técnico necessários. E isto está muito longe de ser uma tarefa fácil. Estrategista da comunicação - é isso que devemos fazer nossos clientes memorizarem e disseminarem que realmente somos, e não um 'fazedor de tarefas', um 'operacional', ou um 'fazedor de festinha', como alguns profissionais se comportam. Para realizar um bom trabalho é preciso saber vender esta profissão, afinal, se somos capacitados e instruídos a construir e trabalhar com imagem, entre outras coisas, devemos começar atuando e praticando na hora de defender a nossa profissão! Caso contrário, caros colegas... acho que não somos merecedores de tais cargos.
Portanto, dia 2 de dezembro é um dia de levantar a bandeira e bradar a plenos pulmões: sou (ou, como no nosso caso) serei um RELAÇÕES PÚBLICAS! Esse é um dia não só de comemoração, mas também de refleção... Grande abraço e Parabéns a todos!!!
Comments (0)
Postar um comentário