Ter ou não ter registro...eis a questão

Categorias: , , , ,

Por Juliana Xavier

Aproveitando o seminário apresentado por mim e outra colega semana passada, resolvi falar um pouco sobre Registro Profissional. Claro, em Relações Públicas.

Instaurado pela Lei nº 5.377, o registro profissional em RP significa a atuação legal, credenciada, por parte dos profissionais, em qualquer área, empresa, organização que comporte trabalhos de Relações Públicas. Para quem não sabe ainda, para se obter o registro, basta estar com o diploma na mão (e mais alguns documentos necessários) e, juntamente ao Conrerp responsável por sua região, solicitar esse documento. Mais informações a respeito, é só acessar o site de cada Conrerp. No nosso caso aqui, o Conrerp-RS/SC.

A partir, então, desse trabalho e também a partir de outras questões que nos envolvemos na convivência com o curso, nos deparamos com situações em que há a atuação COM e SEM registro por parte de profissionais que, SIM, estão atuando na área de RP. Trata-se de uma questão ilegal (conforme a legislação de RP) e, com certeza, uma questão antiética, visto que no Código de Ética dos profissionais de RP, consta o seguinte: 1. Somente pode intitular-se profissional de Relações Públicas e, nesta qualidade, exercer a profissão no Brasil, a pessoa física ou jurídica legalmente credenciada nos termos da Lei em vigor;

O fato é que o credenciamento, o registro profissional, não só garante a proteção dos RP's a respeito de seus direitos e deveres, como também a organização e controle dessa categoria, o que nos torna (Brasil) um exemplo para outros países, que não possuem essa forma de Conselho - Federal e Regional. Além disso, o registro é a garantia de estar diante ou de ser um profissional que atua com qualificação necessária, dando créditos a quem se propõe seguir esse caminho.

Ao analisar casos de trabalhos profissionais de Relações Públicas atuando com e sem registro, percebe-se a grande diferença que este credita ao profissional. Tive a honra de conversar e saber um pouco mais sobre o trabalho de uma Relações Públicas aqui de Santa Cruz do Sul, Roberta Souza e Silva (e, diga-se de passagem, devidamente registrada!). Ela presta serviços de consultoria, além de fazer toda a parte de Relações Públicas de algumas lojas aqui da cidade. Vendo os relatos dela, ao mesmo tempo identificando o progresso que essas referidas lojas vem ganhando em curto espaço de tempo, que se trata de uma Relações Públicas com uma enorme qualidade e potencial, além de ser totalmente ligada no que o mundo da comunicação e marketing exige, ao passo que também oferece. E, o mais interessante, foi que essas lojas que a procuraram, por saberem (como ela mesmo relatou) que somente um trabalho bem feito de assessoria de comunicação faria a marca e a empresa alcançarem o reconhecimento entre seus públicos-alvo. Isso tudo não só é interessante, como também inspirador, vendo que empresas, mesmo que de pequeno porte, já estão tendo a consciência da importância de um trabalho de comunicação, com o profissional de Relações Públicas encabeçando os trabalhos. Pois, ao longo da universidade, vamos sabendo e conhecendo (é o que se espera) que, com o preparo e a formação adequada que os Relações Públicas devem ter para desenvolver tais atividades, a eficácia dos processos comunicacionais em trabalhos com públicos e marca é alcançada. Ta aí a Resolução Normativa nº43 que não deixa mentir.

Sobre esse assunto, há diversas maneiras de abordagens e discussões. Porém, para não delongar muito o texto, deve ser destacado: o registro profissional é tão importante quanto o diploma. É a comprovação de uma profissão a ser respeitada e reconhecida como ela deve ser, assim como outras profissões existentes. Sabe-se que existe profissionais ou futuros profissionais que não compreendem a importância desse documento, e inclusive pregam a baixa dessa obrigatoriedade. Deveriam refletir mais calmamente a esse respeito, pois nossa área cresce arduamente dentre o meio profissional, devido ao reconhecimento precário e parcial do que consiste de fato as Relações Públicas. O registro profissional é a prova da seriedade com que a área deve ser lidada e, principalmente, como deve ser executada.

Comment (1)

Ai que lindo! Adorei! é bem isso mesmo, importante esclarecerimento! obrigada por todosss os elogios!

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...