Pesquisa com Alunos do Curso de RP da UNISC

Categorias: , , , ,

Por Cintia Anton e Juliana Xavier

Quando tivemos a ideia de criar o blog, também tivemos a ideia de direcionar nosso trabalho de pesquisa, da disciplina de Pesquisa em RP, para nos auxiliar no início desse blog. Para tanto, usamos uma pesquisa quali-quantitativa para saber o que os alunos de RP (da UNISC) andam acessando sobre a área na web, bem como o que eles estavam procurando e o que gostariam de acessar mais. Foram 8 perguntas, as quais segue o resultado abaixo:

- Em primeiro lugar, pedimos o ano de ingresso no curso do entrevistado. Tivemos 21% dos alunos que ingressaram em 2005, 13% no ano de 2008 e 2006, 8% no ano de 2004 e 4% em 2002 e 2007.


- Em segundo, questionamos o que o entrevistado pensava a respeito do relacionamento entre os alunos de RP da UNISC. A maioria – 54% - classificou como sendo bom, seguido de 25% de alunos que classificaram como regular, 13% como ótimo, 4% ruim e 4% péssimo.


- No terceiro questionamento feito, perguntamos se esses alunos costumam ler/ pesquisa/acessar conteúdos de Relações Públicas na web, tivemos, então: 62% dos alunos possuem este hábito.


- Contudo, achamos necessário verificar a causa desses 38% que responderam que não possuem o costume de acessar. Das três causas, a maior delas é a falta de interesse com 58%, seguido de falta de tempo com 25% e 17% não tem acesso em casa. Veja o gráfico:


- Perguntamos também sobre quais os assuntos da área que os alunos entrevistados gostariam de encontrar em um canal na web que fosse dedicado para os profissionais, alunos e interessados na área de Relações Públicas. Surgiram vários assuntos, dentre os quais tivemos um empate no assunto mais lembrado com 13% sobre vagas de emprego e 13% referente a conteúdos atuais, seguido de 10% conteúdos variados e 10% entrevistas com profissionais da área. Surgiram inúmeros outros retornos, somando 54% no total, que classificamos no gráfico como sendo “outros”. Segue abaixo os itens:
Gerenciamento de crise, citado 2 vezes;
Contatos profissionais, citado 1 vez;
Textos, citado 2 vezes;
Trabalhos acadêmicos da Unisc; , citado 1 vez;
Histórias de profissionais da área, citado 1 vez;
Conteúdo sobra a avaliação de resultados em comunicação, citado 1 vez;
Áreas de atuação, citado 2 vezes
Relacionamento empresarial, citado 1 vez;
Indicações de livros, citado 2 vezes
Indicações de autores, citado 1 vez;
Salários dos profissionais da área, citado 1 vez;
Ligação com a área de Publicidade e Propaganda, citado 1 vez;
Monografias, citado 1 vez;
Programações de Semanas acadêmicas, citado 1 vez;
Cases, citado 1 vez;
Filmes, citado 1 vez;
Legislação da profissão, citado 1 vez;


- As áreas de interesse dos alunos também foram identificadas em nossa pesquisa, e a que mais se destacou foi a Comunicação Interna com 28%, seguido de 23% na área de Eventos, 19% na área de Responsabilidade Social, 9% tiveram interesse na área de pesquisa, 7% na assessoria de imprensa e 2% no terceiro setor. Em nossa abordagem, 7% dos retornos dados foram outros temas, não previstos em nosso questionários - Marketing, citado apenas 1 vez e Gerenciamento de crises, citado 2 vezes;


- Foi questionado também se o aluno conhece algum blog/site de Relações Públicas, a maioria 62% disse que sim, e 38% relatou que desconhece todo e qualquer meio de acesso sobre o Relações Públicas.


- Dos que no último questionamento responderam sim, identificamos quais seriam estes meios. 40% Mundo RP, seguido de 18% do site do Conrerp, empatados com 12% o O Cappuccino e Portal RP, após com 6% Rpalavreando, da Relações Públicas Carolina Terra, 6% um site de Comunicação Corporativa e 6% Comunica. Abaixo a ilustração:


- Para finalizar, perguntamos aos alunos se eles postariam algum trabalho acadêmico em uma página na web para que demais alunos pudessem acessar e prestigiar o trabalho, 100% dos alunos responderam que sim.



As integrantes do trabalho são: Cintia Anton, Gisele Simão, Indiara Teixeira e Juliana Xavier. Ainda estamos finalizando o trabalho, a apresentação será na segunda-feira que vem. Aproveitaremos o dia, também, para divulgar em sala de aula o blog UniRP.
Acreditamos que foi uma experiência bem legal... pra saber e conhecer um pouco mais sobre o que nossos colegas andam acessando e pensando sobre conteúdos de RP na web. Vimos que sairam resultados inesperados, alguns muito positivos, outros nem tanto. Mas foi ótimo desenvolver esse trabalho. Agora é torcer para que o blog comece a ter uma visibilidade cada vez maior. Ainda estamos no início, o caminho é longo.

Bom, por hoje é só! Abraço, coleguinhas.

Comments (3)

Meninas, sucesso com o blog e que ele sirva de instrumento de disseminação da nossa profissão e que dê muita visibilidade a vocês, ao curso e à universidade. Abraços, Carol Terra (http://rpalavreando.blogspot.com)

Tá bem legal o blog, gurias! Parabéns!!

Continuem atualizando sempre que possível pois o curso precisa desse tipo de iniciativa. Melhor ainda quando ela parte de pessoas que entendem e gostam do que fazem!

Abraços!
Bruno Seidel

Ver o resultado da pesquisa, no que toca ao canal mais acessado, só me dá duas sensações - além do profundo agradecimento e alegria por parecer estar fazendo algo que tem relevância para a nossa área de RP: 1) sensação de maior responsabilidade em manter o www.mundorp.com.br em pleno funcionamento (e isto feito desde 1997, quando foi criado);
2) sensação de compromisso com vocês para que tenhamos maior intercâmbio durante 2010.
Estou aqui pronto pra colaborar no que precisarem.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...