Construindo a Monografia

Categorias: , , , ,

Estou em processo de desenvolvimento da minha monografia. Para quem ainda não passou por esta etapa no Curso de Comunicação e sofre com as diversas dúvidas, espero poder contribuir com algumas dicas.

Para quem ainda tem dúvidas do termo em questão, monografia é o trabalho de conclusão para a maioria dos cursos. Sem a monografia, em uma Universidade, o aluno não consegue obter o diploma do curso e nem a tão sonhada colação de grau.


Antes da inserção na disciplina:


A primeira dica, que para mim é a questão mais importante do trabalho, se refere a escolha do tema, aquilo que se deseja pesquisar. Seria bom se o aluno desde o 7º semestre já pensasse no tema, que pode ser uma identificação pessoal, um tema que goste e se pretende exercer quando formado, ou então se aprofundar em um assunto dentro da profissão que desperte curiosidade. No meu caso, consegui conciliar o que gosto com a minha curiosidade. Já ouvi falar de bons profissionais formados na área de relações públicas que um bom trabalho monográfico é aquele que o aluno mostra algo novo para o professor e a banca. Precisa ser algo muito pouco discutido até então, caso contrário, os temas manjados geralmente não tem uma boa nota, mesmo se este apresentar uma boa pesquisa. Não sei...isso só poderei ter certeza depois da avaliação, mas acho que um tema novo há mais possibilidades de um bom reconhecimento por parte da banca, pois o aluno buscou a real pesquisa, buscou a descoberta.

Depois da escolha do tema é necessário que o aluno escolha um orientador. Este deve estar, não só apto a orientar, como também deve ter conhecimento perante o tema de escolha do aluno. É importante frisar que este profissional irá orientar e não realizar o trabalho para o aluno. O professor certamente irá perceber se o aluno não está produzindo como deveria e ficará responsável por estabelecer os prazos de entrega dos capítulos, como também as correções dos erros gramaticais.

Após esta escolha é interessante que antes da disciplina de monografia o interessado já esboce os possíveis capítulos que deseja abordar e consulte alguns livros da área. Eu consultei alguns, mas como são muitos, apenas li os capítulos de interesse. Nas férias de julho, depois que chegava do trabalho, comecei a elaborar o primeiro capítulo conforme o meu esboço, e quando a disciplina de monografia começou, o meu primeiro capítulo só faltava passar pela correção da orientadora. É importante que quem está realizando o trabalho comece o quanto antes, porque, depois com a correria do semestre e com outras disciplinas para cursar, este tempo fará falta.

Uma outra dica boa e importante é que já se tenha em mente onde a pesquisa irá ser realizada e tentar um contato prévio com o local que se deseja. Este contato pode ser feito na disciplina de projeto de monografia, e após, se a instituição ou os contatantes aceitarem participar da pesquisa, mantenha contato com esta parte que é de grande importância. Certamente isso mais tarde economizará tempo.


Durante a monografia


Esta história que muitas noites se perdem, é mais boato que verdade, pois com calma tudo acontece. Sente-se com o orientador e acerte os prazos e tente devolver os capítulos nos prazos marcados. Pergunte e tire dúvidas o quanto precisar.

Organize-se nos horários. Como eu não tenho muito tempo, chego da aula e faço um pouco, mas até o sono bater. Quando faço com sono tenho que refazer tudo no outro dia. Faça, quando possível, nos finais de semana e feriados.

Cuide durante a escrita da monografia para não se empolgar demais e fugir do tema proposto e nem do problema de pesquisa. Todas os conceitos abordados necessitam de explicação, por exemplo, uma palavra muito usada por nós RP's “stakeholders” (público de interesse).

Escreva sobre o tema e use os autores para se basear, cuidado com as cópias. Se você está de acordo com o autor, mencione a mesma ideia, porém em outras palavras...isto para mim é a parte mais difícil, a parte escrita deve ser consequência das leituras feitas.

Ao acabar um capítulo, mande-o por e-mail para você mesmo, é uma forma de manter salvo. Quando der um tempinho, leia, sempre vai haver algo para modificar...isso é certo!

Você deve escolher um método de pesquisa, que deverá ser apropriado para você, para o seu tema e para os contatos que participarão da pesquisa. Ao produzir o instrumento de pesquisa, cuidado com perguntas que querem significar a mesma coisa e o deixe o mais compreensível possível.

Exponha claramente as respostas ou considerações encontradas nas pesquisas realizadas, estas deverão dar resposta ao problema da pesquisa.


Após o término da escrita


Quando acabar de produzir os capítulos propostos, entregue uma cópia para seu orientador e peça que ele verifique se está redondo, contendo todas as informações, e se precisa modificar alguma coisa. Após leia e releia, quanto mais ler mais estará preparado para a banca e certamente encontrará erros, que se tiver tempo e começar antes a escrita, dará para refazer.

Cuide com o problema da pesquisa, ele deve ser respondido nas considerações finais e exposto na introdução. E lembre-se, deverá ter domínio do tema abordado.

Coloque nas normas da ABNT.


Obs: Quero expôr que estou passando por este processo de construção e que é importante que o aluno se dedique e siga as orientações do orientador. Estas são apenas dicas para não se perder no tempo. Falta um mês para a entrega e estou quase terminando, aí vou para as correções finais. Não tenho ideia da minha nota final, se irei aprovar ou não. Para mim, o pior da monografia é não saber sobre o que escrever, nem saber como começar, este sim foi o pior período, depois que comecei a escrever, vi que é mais fácil do que dizem.


Comments (0)

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...