A experiência acadêmica

Categorias: , , ,

Hoje trazemos o texto das alunas Sulimar Cená e Tábata Sulzbacher, da diciplina de Oficina de Redação em Relações Públicas II.


---


No início do curso há muitas teorias, palavras que não sabemos de onde vem e nem mesmo o seu significado. Depois de um tempo começam as disciplinas práticas e as coisas vão clareando, mas sempre existem muitas dúvidas e também alguns medos sempre ficam escondidos e às vezes teimam em “perturbar”: “será que vou poder fazer assim quando estiver trabalhando?” “será que vai ser tão fácil assim fazer um planejamento?” “será que vão aceitar a minha proposta? Será que vai dar certo?”

Com certeza essas dúvidas passam sim pela cabeça de um estudante de Relações Públicas. E depois de formado essas dúvidas não somem e o medo só tende a aumentar. O melhor a fazer então é aproveitar as chances que aparecem durante a vida acadêmica. Uma chance que os acadêmicos não podem perder é participar da agência experimental.

Na agência passamos por diversas situações, desenvolvendo praticamente todas as funções que um Relações Públicas pode desenvolver, adquirindo assim experiência. Sempre tem um professor pra orientar, um colega pra ajudar, e claro, as chances de conseguir um emprego ou oportunidade de estágio também estão mais perto.

Um exemplo muito legal é a Semana Acadêmica, que acontece na metade do segundo semestre, mas que já começa a ser planejada no segundo mês de aula. E aí começa a função, se entra em contato com os palestrantes, reserva passagem, corre atrás de patrocínio, reserva os espaços para as palestras, faz recepção, faz cerimonial e, é claro, faz um gerenciamento de crise, porque alguma coisa sempre dá errado, e por aí vai... Existe também uma parte muito legal e que não pode ser esquecida é o envolvimento entre as habilitações, um trabalho em equipe onde é preciso estar atento e ouvir o que os outros tem a dizer.

Bom, poderíamos ficar horas escrevendo sobre a importância que a agência tem na vida dos acadêmicos, mas a dica de quem já completou dois anos de agência é: fique ligado, não perca a oportunidade de aprender!

Comments (0)

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...