Lobby

Categorias: , , , , ,

Hoje postamos o texto dos alunos Henrique Spall e Tiago Weschenfelder de Oliveira, produzido para a disciplina Oficina de Redação em Relações Públicas II.


---


O Lobby tem origem na Inglaterra e Estados Unidos e vem da tradução literal da palavra, ante-sala, salão, hall. Local normalmente utilizado para as articulações políticas, principalmente questões ligadas ao poder legislativo e ao poder executivo.

Para uma definição mais concreta, podemos dizer que lobby é uma atividade organizada por grupos de pressão na esfera política que trabalham para serem ouvidos pelo poder público, procurando informá-los a fim de, assim, conseguir determinada medida ou decisão.

No Brasil, grande parte das pessoas pensa que lobby são as portas de entrada do tráfico de influências, que acabam gerando corrupção. Uma imagem um pouco distorcida do que acontece quando a profissão é legalizada e regularizada, como é o caso dos Estados Unidos, onde o lobby é regulamentado desde 1946.

Existe em nosso país um projeto de lei do senador Marco Maciel (DEM-PE) que no próximo dia 12 de Dezembro completará 20 anos de aprovação no Senado. A proposta que regula as atividades de Lobby no Congresso Nacional foi enviada a Câmara dos Deputados, chegou a ser discutida e a receber algumas emendas, mas nunca chegou a ser colocada em votação no Plenário.

Isso demonstra as articulações brasileiras para impedir um progresso constante de nosso país, pois como disse o senador José Jorge (PFL-PE): “sempre que o Congresso tiver poder de decisão real, será procurado pelas pessoas interessadas nas suas votações... Quando você é procurado pelo lobby de um lado, vem logo o lobby adversário. E essa é a melhor maneira de você se aprofundar sobre um assunto: ouvir todas as partes”.

Sendo assim o lobby é muito útil para a democracia, pois permite aos legisladores terem conhecimento de todos os aspectos do que irão votar. Facilitando para os congressistas, pois um dos problemas do Congresso é justamente a falta de informação dos parlamentares sobre os diversos assuntos que requerem seus cuidados.

Não apenas como relações públicas, mas também como cidadãos, devemos buscar saber o porquê esta lei ainda não foi posta em votação e exercer pressão para que essa profissão possa ser regularizada e, assim, contribuir para o progresso do Brasil. Pois se as pessoas estão aptas a defenderem suas idéias é dever do poder público ouvi-las.


---


Referências:

Lobby – O que é. Como se Faz. – Farhat, Saïd

http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal – a enciclopédia livre

http://www.senado.gov.br/noticias/verNoticia.aspx?codNoticia=%20104427&codAplicativo=2

http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/2009/10/23/0402306AD8C15366.jhtm?projeto-de-lei-regulamenta-o-lobby-0402306AD8C15366

Comments (0)

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...