Categorias: Imagem , Juliana Xavier , política , públicos , Relações Públicas
No meu último post, falei sobre o planejamento de uma candidatura para eleições de prefeitura. Hoje, gostaria de mostrar como pode ser feito o planejamento de uma candidatura a nível nacional, ou seja, pra presidência da república. No caso, aqui no Brasil.
Pois bem: em duas disciplinas na faculdade já nos foi mostrado um vídeo para vermos como é o planejamento de uma campanha. Em Teoria e Técnica de Relações Públicas, assistimos ao vídeo mais para perceber e avaliar como é feito o media training de um candidato político e em RP Governamentais, assistimos ao vídeo para termos a noção de como é feita e planejada uma campanha eleitoral completa.
Esse vídeo, ou melhor, documentário, intitulado “Entreatos”, retrata os bastidores da campanha eleitoral do então candidato à presidência do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva. Durante um mês do ano de 2002, a equipe do diretor João Moreira Salles acompanhou o passo a passo do candidato Lula, revelando os bastidores, material exclusivo, conversas, reuniões, estratégias, gravações de programas eleitorais etc.
Não quero entrar no mérito de nenhum nome, nenhuma pessoa, nenhum cargo. Todos sabemos que essa dada campanha foi conduzida por um publicitário (Duda Mendonça). Mas o que me fez trazer o vídeo e uma possível discussão é o quanto podemos ver, na prática, como é feito o planejamento, tudo metodicamente pensado, analisado: a cor da gravata, qual sentimento exaltar mais, se mostrar o candidato confiante, o candidato alegre, etc.
Inclusive, mostra quando o Lula faria uma gravação direcionada a certa região do país, o quanto ele se preocupava com a linguagem a usar, se aquilo que ele iria dizer seria entendido pelo público-alvo do vídeo.
Abaixo, colocarei alguns trechos do documentário, pra mostrar a equipe preparando, planejando e executando algumas estratégias da campanha, como a preparação para um debate.
A partir de 1min47, mostra uma reunião feita para preparação para debate. Ali, eles discutem e mostram como Lula deverá se comportar, que questões ele deverá abordar mais, qual a melhor postura a assumir, além de evidenciar quais os objetivos daquele candidato.
Nessa outra parte, no início, mostra um dos assessores preparando o Lula para um discurso em Belém, e repassa ao candidato as informações desse local, para que o candidato chegue preparado e mostre conhecimento.
Nesse outro trecho, mostra como foi feita a preparação para o debate com os outros presidenciáveis. Num primeiro momento, Duda Mendonça fala à Lula como ele deve se portar, como falar, como agir. Depois, para o debate, foi preparado nos bastidores um grupo de pessoas, de diversos tipos, para assistir ao debate e ficar dando opinião do que estão achando. Com isso, os assessores do Lula identificavam as falhas ou os pontos positivos, e imediatamente repassavam aos assessores que estavam junto ao palco, para auxiliarem o Lula em tempo real. Mudar tal coisa, manter outra coisa.
Todas as etapas do planejamento, acompanhamento e execução de uma campanha sabemos que um profissional de Relações Públicas está apto a realizar. Além de estar preparado a auxiliar o candidato em sua postura de candidato, a como preparar e elaborar a melhor forma de agir para que seja bem recebido pelo povo, o público-alvo. São detalhes importantes que fazem toda a diferença, como: maneira de se vestir, discurso e linguagem a adotar, evidenciar tais objetivos e outros menos. Em suma, um RP se mostra um profissional apto a assessorar e a dirigir uma campanha eleitoral a candidatura de governo, aplicando e utilizando métodos e ações estratégias, para atingir os objetivos propostos.
A intenção do post foi apenas mostrar como pode ser feita e planejada uma campanha. Se está certo ou não, não é intenção entrar nesse mérito. Mas, para quem não assistiu ainda ao documentário, recomendo assistir, não deixando a figura do atual presidente interferir (há quem goste e quem não goste). O indicado é somente analisar e verificar como foi o planejamento da campanha que elegeu este candidato pela primeira vez à República do Brasil.
----
Dia 3 de outubro – vote consciente!
Muito bom e pertinente o post!
Tive a oprtunidade de assistir a este vídeo na universidade, também na matéria de RP Governamentais, e ele mostra o quanto a atuação de um profissional de Comunicação, principalmente de Relações Públicas, interefere no resultado final das campanhas eleitorais.
Em tempos de Satiagraha, escândalos de tráfico de influência e corrupção, recomendo também o Filme "Todos os Homens do Presidente" do diretor Alan J. Pakula. O roteiro hollywoodiano relata o famoso caso de Watergate nos EUA e a atuação da equipe de comunicação da Casa Branca.
Sucesso para nós!
Abraços
Dayane Azeredo
@DadyAzeredo
Olá, Dayane! Muito obrigada pelo seu comentário e visita ao blog!
Realmente, o documentário em questão nos dá uma visão bem clara e prática de como é o planejamento e execução de uma campanha eleitoral. Auxilia bastante no aprendizado!
Sobre esse outro filme, inclusive até poucos dias meu pai adquiriu-o. Vou seguir sua dica e aproveitar para assistir! Muito obrigada!
Abraço,
Juliana - uniRP