Comunicação Interna e Relações Públicas

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Hoje temos o texto das alunas Fernanda Napar e Kelly Souza, produzido para a disciplina de Oficina de Redação em Relações Públicas II e para a parceria aqui com o blog!



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Quando bem trabalhada a comunicação traz resultados e consolida a imagem de uma organização. Esta área, que passou a mostrar cada vez mais sua importância com a mudança da sociedade, que de agrícola passou para industrial, da mesma forma, passou a ser, cada vez mais valorizada pelas organizações devido à competitividade do mercado.

Com a mudança da sociedade, o trabalhador individual passou a ser desconsiderado e os grupos organizados que respondessem às demandas de trabalho das organizações passaram a ter mais relevância. Assim, pode-se afirmar com isso que as organizações passaram a preocupar-se também com um público multiplicador de sua reputação, o público interno. Neste contexto, pode-se ressaltar as ações que as organizações passaram a dispor para compatibilizar os interesses organizacionais com os interesses de seu público.

A dinâmica de uma organização viva passou a ser seus processos de relacionamento, onde valores e comportamentos passaram a ser incorporados. Com isso, as organizações tornaram-se também um processo humano, onde a busca pelo poder e pela imagem passou a ser fundamental e, também, a busca por uma identidade coletiva, que carregasse um significado social.

A competitividade das organizações no século XXI torna cada vez mais claro que é preciso ouvir o que o funcionário tem a dizer em relação à empresa. O grande desafio das organizações hoje é compatibilizar os interesses de seus funcionários com os interesses e objetivos organizacionais, neste caso a grande arma de uma organização pode ser a forma como ela lida com a sua comunicação e por quais caminhos ela segue.

A comunicação é uma das áreas mais importantes para uma organização, pois a posiciona no mercado, constroi sua identidade e sua imagem, fortalecendo seus relacionamentos e propiciando a troca de informações e conhecimentos entre os seus públicos.

Desta forma, a área de Relações Públicas pode assim ser entendida como um meio facilitador que ajuda a organização a alcançar e manter o comprometimento de seu público interno, com ações planejadas e direcionadas à satisfação deste público. Para um trabalho efetivo de comunicação, o profissional de Relações Públicas deve ter como premissa básica o conhecimento da cultura da organização em que irá atuar. Somente assim, saberá a melhor forma de construir discursos e em que momento evidenciar e criar relações para a geração de ambientes onde as pessoas sintam-se naturalmente comprometidas com a organização.

O propósito da atividade das Relações Públicas são as organizações, seus públicos e suas opiniões. Promover e administrar relacionamentos, valendo-se de estratégias e planos de comunicação, é o ponto central da atividade.

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