Reclame Aqui

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O texto de hoje é da aluna Sabrina Lau, também da parceria com a disciplina de Oficina de Redação em RP III.


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Todo consumidor tem direito a se defender e reclamar daquilo que lhe é servido. Pensando justamente nesta questão que surgiu o site Reclame Aqui. O site funciona como um mediador de reclamações e sugestões para que as reclamações sejam efetivamente resolvidas. As empresas mais preocupadas com a percepção dos clientes consultam diariamente a opinião dos consumidores de seus produtos, e é importante que seja assim. Para nós, estudantes ou profissionais de Relações Públicas, este é um canal de comunicação importantíssimo. Faz-nos perceber que é cada vez maior o número de clientes que resolveram “colocar a boca no trombone” e reclamar. Segundo o fundador e diretor do Reclame Aqui, Mauricio Vargas, “Passamos a mensagem da necessidade de mudança dos velhos hábitos e da humanização da pós-venda. Nossa intenção é motivar as empresas a mudar”.

Atualmente, inúmeras empresas dispõem de um canal de reclamações, entretanto, muitos não estabelecem uma relação com o cliente. Isto deixa muitas pessoas frustradas, aumenta ainda mais a insatisfação do cliente e o que se presume é justamente a perda de valor desta empresa. Segundo o próprio site, “A rápida mudança proporcionada pela evolução tecnológica inverteu os papeis de quem dita as regras e muitas empresas estão voltando a fazer a “lição de casa” para evitar impactos negativos na sua imagem”. As empresas que se preocupam com os meios de comunicação utilizados, com sua imagem e responsabilidades, validam este canal como necessário para identificar falhas, melhorar o processo de comunicação e ainda buscar soluções para resolver possíveis casos, sanando assim o pior problema que uma empresa pode enfrentar, que é não se comunicar com seu cliente, usuário ou consumidor. “Estes novos canais de reclamações intimidam as organizações e as “obrigam” a reverter os males causados com um serviço mal prestado, ou produto defeituoso, oferecendo assim uma possível solução ao caso”, esclarece Vargas.

Cabe aqui esclarecer que o site encaminhar as reclamações aos setores competentes das empresas e todo o processo é divulgado na internet, acessível a qualquer cidadão que queira saber sobre alguma determinada empresa. E este fato já é intimidador o suficiente para toda empresa que queira causar uma boa impressão.

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