Investindo na área certa

Categorias: , , ,

Hoje trazemos o texto da aluna Francine Weis, da cadeira de Oficina de Redação em RP III.


---


A área de Relações Públicas é de extrema importância para órgãos ou instituições que queiram estabelecer um contato maior com o seu público, com ênfase no bom relacionamento, priorizando a ética da organização. Nesse semestre, ao estar cursando a disciplina de Relações Públicas Governamentais, percebi o quanto o nosso país carece dos serviços que um bom profissional de RP pode oferecer em relação a uma melhor comunicação entre o setor público e a sociedade.

É frequente vivenciarmos a falta de informação que atinge os cidadãos referente às ações promovidas pelo poder público. Isso, muitas vezes, devido ao desinteresse dos governantes em estabelecer uma relação de confiança com a sociedade. Em um país democrático e com opiniões diversas como o Brasil, é essencial que se possa manter um “diálogo” entre o governo e o povo fornecendo informações atuais e contínuas sobre as atividades da administração pública.

Em meio a essas falhas que prejudicam a maior parte da sociedade, a atuação do profissional de Relações Públicas auxilia em uma melhor forma de estabelecer canais de comunicação pelos quais o cidadão possa ser ouvido e ter maior credibilidade. O setor de Comunicação Social do governo é o responsável em manter o relacionamento entre o órgão público e a comunidade, com informações claras e verdadeiras, como por exemplo, na prestação de contas à sociedade. A partir disso, essa relação se torna mais sólida e eficaz fazendo com que o governo ganhe a confiança da opinião pública.

Em contraponto a isso, ainda existe um grande problema que permeia e impede essa atuação do profissional de Relações Públicas: a falta de oportunidade. É comum em prefeituras e outros órgãos públicos terem profissionais de outras áreas trabalhando no lugar de um RP e, assim, não aproveitando esse espaço para manter um relacionamento entre governantes e governados. Além disso, são poucas as vagas destinadas ao cargo de Relações Públicas em concursos públicos.

Todos sabemos que, no Brasil, a imagem dos órgãos públicos é muito negativa pela falta de interatividade com a sociedade. Investir e acreditar no potencial de um Relações Públicas é um grande passo para que o governo possa melhorar a sua imagem diante dos cidadãos além do reconhecimento da profissão.

Comments (0)

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...