O Relações Públicas como gestor de qualidade dentro das Organizações

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Hoje temos o texto da aluna Manoela Carvalho, da disciplina de Oficina de Redação em Relações Públicas III.


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Está se tornando cada vez mais comum os proprietários buscarem recursos para estabelecer uma gestão de qualidade dentro de suas organizações. Dentre esses recursos estão palestras, cursos, consultorias e programas que objetivam despertar em seus colaboradores a importância que eles têm para o desenvolvimento da instituição onde atuam.

As bases de uma gestão da qualidade são a orientação por objetivos previamente planejados pelo cliente. Isto significa que a gestão da qualidade deve se preocupar em realizar a visão e a missão organizacional, alcançar os objetivos e atingir as metas. Tudo isso tentando satisfazer o interesse de seus públicos. A melhor forma de garantir a sobrevivência de uma empresa é por meio da qualidade, entendida não como ausência de defeitos, mas como uma nova forma de valores que conduz a gestão.

Para exercer uma gestão de qualidade é importante assumir desafios constantes, sempre em busca de inovações e criatividade. Todos esses requisitos são encontrados no profissional de Relações Públicas. Desde o planejamento para a gestão de qualidade, passando pela organização de eventos para a capacitação dos colaboradores da instituição, as superações de crises existentes dentro da organização, e por último, mas não menos importante, a comunicação interna.

Para iniciar uma gestão de qualidade, em primeiro lugar é preciso elaborar um bom Planejamento Estratégico. Gestores de qualidade recomendam uma boa análise de cenários externos, analisando a concorrência e as oportunidades e ameaças para o negócio. Da mesma forma, a análise do ambiente interno, pesquisando as potencialidades e fragilidades da organização, sob o ponto de vista estrutural, dos recursos humanos, da tecnologia, dos produtos e serviços disponibilizados aos clientes, da interação com seus públicos de relacionamento, são fundamentais para o plano estratégico.

Após toda essa análise estar explorada e desenvolvida, é importante identificar os valores e princípios da organização, a sua missão e a visão de futuro. Ainda neste processo, é importante formular estratégias para aproveitar as oportunidades e potencialidades da empresa, e também prevenir-se das ameaças.

Então chega a hora de colocar todo o plano em ação, tudo isto para conduzir a empresa para um desempenho cada vez melhor e obter os resultados estratégicos esperados pela organização: clientes satisfeitos; pessoas realizadas e felizes; acionistas satisfeitos; comunidade satisfeita e processos consolidados.

As organizações que ainda não iniciaram o processo de gestão pela qualidade é importante se agilizar, pois esse não é mais um diferencial competitivo, é fator primordial para a sustentabilidade e competitividade. Para aqueles que já adotaram o processo, persistência e perseverança são fundamentais, pois o aperfeiçoamento é contínuo e precisa estar sempre inovando junto com novas técnicas de gestão.

Atualmente, o sucesso de uma organização está diretamente ligado à implantação de uma cultura de mudança e de aperfeiçoamento contínuo. Dessa forma, a Gestão da Qualidade é um sistema para garantir a sobrevivência da organização e quando bem utilizado garante oportunidades ao empresariado de avaliar e diagnosticar em que nível a sua empresa se encontra, e adotar as ferramentas de gestão que vão ao encontro às suas necessidades.

Eis aqui mais um ramo de atuação para os profissionais de Relações Públicas, serem Gestores de Qualidade, e assim, fortalecer e capacitar as organizações para o futuro.

Comments (2)

Este texto é exemplar. Parabéns pela argumentação consistente. No meio disto tudo, certamente, estará a gestão da confiança, este sim um indicador irrecusável das relações públicas.

Ola Rodrigo! Muito obrigada pelo elogio. Fico muito feliz em saber que mais pessoas concordam com essa ideia de aplicar a gestão da qualidade, fundamental para a organização ser diferenciada no cenário competitivo,e também o fato do profissional de RP ser colaborador nessa gestão, por possuir todas as características fundamentais de um gestor da qualidade. Um Abraço!

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