O meio tradicionalista e o profissional de Relações Públicas

Categorias: , ,

Hoje temos o texto da aluna Bruna Rafaela Kohl, da disciplina de Oficina de Redação em RP III!


---


Em uma instituição do terceiro setor, onde os seus fins não são lucrativos, é difícil possuir ou manter-se uma boa comunicação, principalmente pelo fator financeiro. Se tratando de um CTG - Centro de Tradições Gaúchas, onde se mantêm certa hierarquia, essa situação torna-se ainda mais complicada.

Participo de um CTG na minha cidade, Vera Cruz, desde muito nova e há cerca de um ano e meio faço parte da invernada adulta de lá. No final do ano passado resolvi, voluntariamente, unir o útil ao agradável e decidi colocar algumas ações de RP em prática.

Comecei criando um projeto de incentivo a patrocínios para a invernada adulta, que depende muito desse tipo de ajuda para manter-se e pagar-se durante todo o ano. A princípio o plano serviria apenas para buscar lucros para a invernada adulta, mas em fevereiro ele foi adaptado para as outras invernadas também: pré-mirim, mirim e juvenil. Segui então ajudando o coordenador das invernadas, que atualmente é o responsável pela comunicação dentro da entidade, com alguns eventos.

Nesse semestre optei por fazer o trabalho de prática II, da disciplina de Prática de Relações Públicas II, na entidade, juntamente com minha amiga e colega Manoela Carvalho. Há um leque de possibilidades para a atuação do profissional junto ao CTG. Podemos atuar, por exemplo, trabalhando o relacionamento com seus associados, o relacionamento interno, devido ao grande número de departamentos que existem. Podemos também atuar em eventos, que são inúmeros e geram uma grande demanda, pois todos os departamentos estão sempre em busca de recursos. Geralmente os eventos lá realizados são: jantar-bailes, encontros culturais, pré-estreias das invernadas, etc.

Relações Públicas e o meio tradicionalista é uma parceira que está dando muito certo, conheço e admiro mais colegas que também vivem essa realidade. Então, se você gosta desse meio e gosta de novos desafios vale a pena tentar, a demanda do mercado é bastante grande, basta ter vontade e disponibilidade. Todas as entidades necessitam muito da ajuda de um profissional.

Comments (0)

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...