Relações Públicas não é só “Clube da Luluzinha”

Categorias: , ,

Já fui indagado diversas vezes quando questionado por qual curso optei estudar na universidade. “Mas isso não é só para mulheres?”, perguntam. Primeiro: “isso” é a vovozinha. O que tu chamas de “isso” é um curso, meu amigo, assim como todos os outros. Segundo: Relações Públicas não é somente para mulheres. E digo mais: tem que ser muito macho para contornar e superar situações cotidianas da vida de um RP.

Obviamente, não serei hipócrita em dizer e assumir que, geralmente, o perfil dos Relações Públicas identifica-se mais com as mulheres. Algumas atividades realizadas pelas profissionais da área não surtiriam tanto efeito se fossem postas em prática por homens, nem pegariam bem para a imagem da instituição contratante. O que quero dizer é que, mesmo de forma reduzida, os homens também são muito importantes no processo de solidificação da profissão, pois consolidam, com sua credibilidade e posicionamento estratégico, a imagem da s Relações Públicas no Brasil.


Existe um leque imenso de possibilidades para atuação dos homens na área. Assessoria de imprensa, lobby, gerenciamento de crises, áreas do marketing em geral (em especial o esportivo), gestão organizacional/empresarial, entre outras, se identificam com o perfil masculino pelo cunho estratégico que exercem dentro das instituições. Sabidamente, na área de RP, os homens preferem exercer cargos que sejam menos operacionais e mais ardilosos, condizendo, muitas vezes, com suas preferências pessoais. Isso não é unanimemente estipulado, porém, na maioria dos casos, torna-se realidade dentro das organizações.


Sendo assim, o profissional do sexo masculino consegue gerar frutos mais qualificados para sua empresa, atendendo às expectativas a si depositadas. Além de força física, o papel do homem neste processo se deve à credibilidade dos profissionais com postura e ética reproduzidas em seu trabalho, trazendo diversos pontos positivos para a organização. Os resultados são importantes demandas, campanhas, ações e/ou movimentos na busca pelo bom relacionamento com o público de interesse, tanto masculino quanto feminino.


A paixão pela profissão faz com que homens e mulheres se entendam e se completem, ressaltando e tendo consciência dos próprios defeitos, qualidades e potencialidades. Assim, as atividades propostas poderão ser muito melhor geridas, tanto pelo “Clube do Bolinha” quanto pelo “Clube da Luluzinha”. No caso, cabe melhor um “Clube dos RP’s”, não acham?

Comments (3)

Interessantes suas colocações. É claro que tudo isto passa, de alguma forma e em algum momento, pela cabeça de todo jovem que escolhe RP como curso de graduação.

De toda maneira, acho que seria mais contemporâneo falar em dimensões culturais (como disse Geert Hofstede), onde na mesma pessoa e na mesma sociedade estão presentes elementos de personalidade/comportamento masculino e feminino. Numa hora ou outra, um deles prepondera e se reveza. Se falarmos em "sexo masculino" e "sexo feminino" fica muito determinista e leva o papo para um enfoque biológico, que penso não ser o mais interessante neste mundo complexo onde vivemos.

Ah, pra terminar, um trecho de música antiga da Baby Consuelo: "Ser um homem feminino; Não fere o meu lado masculino; Se Deus é menina e menino; Sou masculino e feminino; Olhei tudo que aprendi; E um belo dia eu vi". Ainda que, levando em consideração o Rio Grande do Sul - de onde este blog vem, seja muito difícil ter este papo todo sem rolar muito preconceito.

Olá, amigo!
Concordo com sua colocação, tanto que destaco, no último parágrafo do texto, a questão de homens e mulheres atuando de forma conjunta no processo de solidificação da profissão no Brasil.
Obrigado pelo comentário.
Abs

A maioria dos RP parece realmente ser do sexo feminino, mas como bem colocado, a área tem um vasto campo de atuação, contemplando a todos os que dela fazem sua profissão.

Talvez alguns campos mais expostos, como eventos e cerimonial, vejamos mais mulheres - mas o que não diz que não tenham RP homens em outros campos, de Comunicação Interna, Planejamento, etc...

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...