Entrevista - 15 anos de Relações Públicas da UNISC

Categorias: , , ,

Em continuidade às comemorações dos 15 anos do Curso de Relações Públicas da UNISC , hoje temos a entrevista da Professora e Coordenadora do Curso de Comunicação Social, Fabiana Piccinin.



Qual a importância habilitação em Relações Públicas representa para o Curso de Comunicação?

A habilitação de Relações Públicas integra o tronco das formações originárias da Comunicação Social. No diálogo com as outras habilitações, a habilitação de Relações Públicas desempenha um papel estratégico no suporte e organização dos processos e fluxos comunicacionais onde atuam os Jornalistas, Publicitários e Produtores em Mídia Audiovisual. Este profissional da Comunicação faz justamente o liame entre estas áreas, capitaneando a Comunicação Integrada na medida em que é o planejador e gestor dos processos comunicacionais nas organizações. Por essa razão, ao lidar com os diferentes públicos é ele que melhor situa esses profissionais, otimizando as competências de cada um.


Qual a importância habilitação em Relações Públicas representa para a sociedade?

Num tempo de intensa complexificação das relações entre organizações e indivíduos, o papel mediador que o Relações Públicas exerce torna-se fundamental. Para tanto, o RP é hoje sobretudo um gestor dos processos comunicacionais capaz de, no limite, garantir até mesmo a sobrevivência mercadológica das organizações e convivência dos atores sociais ante as sofisticações do mundo marcado pela imersão tecnológica em que vivemos. Tanto nas mídias ditas massivas, como, e sobretudo, nas redes sociais, o RP articula e faz a gerência desses fluxos otimizando ações, processos e culturas e, assim mediando os freqüentes conflitos.


O que representa o Curso de Relações Públicas para você?


Cada vez mais os acontecimentos só passam a existir se sofrerem o atravessamento da instância midiática. E ao ganhar existência a partir desse atravessamento, passam a ser geridos pelos Relações Públicas. Por isso, arrisco a dizer que o Relações Públicas desempenha um papel estratégico fundamental tanto ao nível individual quanto das organizações porque deles depende a gestão desses fluxos de maneira a serem capitalizados pelos indivíduos e organizações. Um trabalho desafiador e complexo.


Deixe um recado para os 15 anos do Curso de Comunicação Social - Relações Públicas da UNISC:

É imprescindível o trabalho de um Relações Públicas no caminho do sucesso de qualquer pessoa. O Curso de Comunicação Social da Unisc – habilitação Relações Públicas vem nesses 15 anos mostrando cotidianamente por meio dos trabalhos práticos, da pesquisa na área, da extensão e do ensino exatamente isso. Vemos alunos em plena atividade, egressos em postos de trabalho brilhando na sua atuação como Relações Públicas ou como estudantes de pós-graduação. E nós temos muito orgulho de ter trilhando junto este caminho e de continuar acompanhando a formação dos futuros profissionais. É importante lembrar que o Curso de Relações Públicas da Unisc foi considerado o segundo melhor curso de RP em todo país pelo MEC. Assim, temos razão de sobra para comemorar esse lindo aniversário.

Comments (0)

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...