Gabinete Digital: uma proposta diferenciada de estreitar relacionamento com públicos na comunicação governamental

Categorias: , , ,

Pela manhã de hoje, quando estava lendo o jornal Correio do Povo, me deparei com um encarte publicitário que me despertou muita atenção, o qual tratava do lançamento do Gabinete Digital, uma iniciativa do Governo do estado do Rio Grande do Sul. Sem a intenção de qualquer apologia partidária e política, venho debater com vocês através deste post a estratégia de comunicação, adotada pelo então governador Tarso Genro de relacionamento com o povo gaúcho.


O envolvimento do gorvernador em estratégias de comunicação através das mídias digitais não vem de agora. Na sua campanha eleitoral trabalhou da mesma forma com perfis no twitter, orkut e facebook com o intuito de conquistar o seu eleitorado. E no dia de hoje (24/05) as 17 horas lança oficialmente no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini o site www.gabinetedigital.rs.gov.br, a ferramenta comunicacional que tem por objetivo a criação um espaço de participação popular na formulação de diretrizes para políticas públicas de responsabilidade do Governo do RS. Segundo o secretário Vinicius Wu, chefe do Gabinete do Governador, o Gabinte Digital “significa uma maneira de o governador se relacionar com a sociedade diante dos novos paradigmas da democracia que foram proporcionados pela evolução tecnológica nos últimos anos”.

Muitas empresas hoje ainda não despertaram para o potencial das mídias digitais, como trabalhar elas da melhor forma na comunicação da sua empresa e a importância de disponibilizar meios para que o relacionamento com os públicos se torne mais próximo. Se vai realmente funcionar de maneira prática a ação do governo, se as pessoas realmente vão se sentir ouvidas e tendo as suas situações encaminhadas para a solução somente o tempo irá nos responder, porém temos exemplos muito claros de efetividade em outros estados brasileiros.

Existe, sim, e é clara, a necessidade das empresas encararem a comunicação digital com um olhar estratégico e de nós, como Relações Públicas, orientarmos os caminhos e estratégias a serem traçadas nesse meio. Sem deixar de lado algo muito importante, que a Doutora em Comunicação Elizabeth Saad Corrêa coloca no artigo Comunicação Digital: uma questão de estratégia e relacionamento com públicos, da revista Organicom, “a comunicação digital, é sim, estratégica, mas não tem sentido e validade se não fizer parte de um plano de Comunicação geral para a organização, este sim, o ponto vital para o sucesso da Comunicação nos ambientes empresariais”.


---


Comments (0)

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...