Apostando no futuro

Categorias: , , ,

Hoje trazemos o texto da aluna Tamara Arend de Freitas, da disciplina de Oficina de Redação em RP III.

---


Quem nunca ouviu a expressão “a prática leva à perfeição”? Se leva mesmo à perfeição eu não sei, mas que nos dá um grande conhecimento sobre o que praticamos, disso não tenho dúvidas. E quando essa prática vem associada aos aprendizados durante a graduação, esse conhecimento adquirido pode se tornar uma “carta na manga” futuramente.

Praticar tudo o que é estudado teoricamente, ainda na graduação, é a chance de aprender sem ter medo de errar. Ter uma noção prática das atividades da profissão antes de realizá-las, futuramente, no mercado de trabalho é uma segurança a mais, tanto para o profissional quanto para a empresa ou entidade para a qual está prestando o serviço, pois ambos sentem que o profissional é capaz de fazer a tarefa que, para ele, já não é novidade.

Para nós, Relações Públicas, essa noção prática é de suma importância. Por mais que se leia sobre o assunto, só na prática podemos saber realmente como são os imprevistos e a correria de um evento, como é complicado gerenciar uma crise, como é complexo lidar com relacionamentos, enfim, tudo que envolve nossa profissão carece de uma prática para ser realmente entendida.

É uma pena, porém, que, em muitas universidades, disciplinas práticas apareçam pouco nas grades curriculares dos cursos de Relações Públicas. Disciplinas como essas deveriam ser maioria e não minoria, como são em muitas instituições. Sorte ter lugares onde essa prática pode ser vivida ao longo da graduação, como é o caso das agências experimentais, que muitos cursos de comunicação oferecem para seus acadêmicos. Nelas, podemos vivenciar o dia-a-dia da profissão, realizando, desde cedo, atividades relacionadas com o nosso futuro profissional, agregando currículo e conhecimento ao longo dos semestres.

Seja em Relações Públicas ou em qualquer outra profissão, o conhecimento prático pode ser um grande diferencial para o profissional que está entrando no mercado de trabalho. Saber o que fazer, como fazer, quando e porquê fazer é uma vantagem, ainda mais em início de carreira. Apostar na prática não é só apostar em aprender logo, é apostar no seu futuro, é apostar em você.

Comments (0)

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...