Gerenciando conflitos e a Teoria dos Conjuntos

Categorias: , , ,

Sempre estudamos na faculdade o tal poder que as relações públicas tem de gerenciar conflitos. O nome é lindo e funciona muito bem na teoria. Na prática, haja jogo de cintura!

O que é gerenciar conflito em relações públicas? No meu caso, enquanto relações públicas da Adega de Ideias, isto quer dizer: o meu cliente quer uma coisa (x), o meu parceiro quer outra coisa (y) e os dois, por sua vez, querem vender mais ($).

Como intermediar estes interesses que almejam o mesmo resultado, mas por caminhos diferentes? Aí é o que eu sempre digo: o RP atua quase que como o advogado da empresa! Briga, defende e se alicerça numa verdade para manter o cliente bem posicionado no mercado.

A nossa profissão é uma verdadeira arte! De saber ouvir os dois lados, (sim, porque cada um está correto dentro do seu cenário) de saber o que dizer, COMO dizer, e o mais difícil, quais os argumentos que realmente irão funcionar numa negociação estratégica.

Pois bem, o que eu tento usar aqui na Adega e muito também na minha vida pessoal é o bom senso, a diplomacia, a elegância e a gentileza. Nem sempre é possível, claro, somos humanos e também estamos sensíveis a variações de humor (leia-se TPM inclusive) e tudo mais, mas tento! Tento ouvir os lados e pensar que cada um está certo dentro de suas verdades, e isso é o mais bacana da história. Entender que cada lado tem a sua razão e encontrar uma brecha no meio do jogo, como na teoria dos conjuntos na Matemática: sempre se tem pontos em comum!

Comments (0)

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...