Texto da colega Daniele Betina Dummer para a disciplina de Oficina de Redação em RP III.
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Olá, meu nome é Daniele Betina Dummer, sou estudante de relações públicas do curso de comunicação social da Unisc e trabalho há mais de dez anos em uma seguradora multinacional na área de gestão de negócios. Estou na universidade há sete anos e todo este tempo justificando aos meus colegas, amigos, clientes como a atividade de relações públicas pode auxiliar no dia a dia na minha atividade profissional.
Ao pensar no meu trabalho de conclusão (monografia), não tive dúvidas, preciso apresentar as ações que essa atividade pode desenvolver e comprovar a eficácia de um profissional de relações públicas trabalhando para uma empresa e assim desmistificar o estigma da profissão ligado à promoção de eventos. Não culpo as pessoas que ainda não conhecem os benefícios dessa atividade, pois a profissão de relações públicas ainda carece de pesquisas científicas mais aprofundadas sobre a sua teoria e aplicação, a fim de garantir a sua valorização no mercado. Trata-se de um campo muito amplo, muito complexo, inúmeras definições e muitas ações difíceis de serem mensuradas ou comprovadas através de retorno financeiro.
Uma atuação estratégica de relações públicas pode ser o diferencial de uma organização nos dias de hoje, pois esse profissional está preparado para pesquisar, planejar e discutir as melhores ações de comunicação com o corpo gerencial da organização. Medir a eficiência avaliando se os objetivos foram atingidos também é um elemento essencial na função estratégica de relações públicas. Avaliar e controlar constantemente o impacto das ações realizadas permite saber se o relacionamento entre a organização e seus públicos está adequado ou se é necessário programar modificações.
Desta forma, o valor das relações públicas como função estratégica está em equilibrar os interesses da sociedade com os interesses da organização na qual atua. Entende-se que elas traduzem uma prática de diálogo, tendo como propósito administrar conflitos, construir, manter e engrandecer os relacionamentos. Os programas de comunicação de uma organização devem ser decorrentes de todo um planejamento para agregar valor aos negócios da organização.
Mas, para mim, a palavra chave é relacionamento. A empresa precisa se preocupar com fornecedores, distribuidores, empregados, mídia, além dos clientes, para obter sucesso e conquistar sua aceitação. O resultado deste relacionamento promove o conceito e fortalece a imagem da organização, esse processo de consolidação da imagem só é possível mediante planejamento estratégico da comunicação.
Então, vamos lá colegas, através de nossos estudos e pesquisas a atividade de relações públicas vai ganhando forças e conquistando o seu lugar nas organizações.
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