Categorias: comunicação , público interno , relacionamento
Quando se fala em comunicação interna, logo pensamos nos tradicionais meios de comunicação, como house-organs, murais, e-mails, intranet entre outros. Mas há empresas que apostam em mídias alternativas para chamar a atenção do seu público interno, e que, aliás, são bem interessantes.
É o caso da Odebrecht, que em 2008 começou a investir em novos canais de comunicação para seu colaborador, criando matérias audiovisuais para serem hospedadas no site da empresa - o “Odebrecht Informa”. Com reportagens que envolviam desde lições de vida de funcionários a informações técnicas, os vídeos se tornaram um meio de difundir a mensagem e também mais uma forma de estreitar o relacionamento com os colaboradores, já que eles são os entrevistados das matérias. Com formato jornalístico, as pautas são definidas de acordo com o que será publicado também nos outros meios de comunicação interna da empresa. O resultado não poderia ter sido diferente. A nova ferramenta se tornou a mais popular do site, aumentando o número de colaboradores que buscavam informações da empresa na intranet.
Outro exemplo interessante é o caso do Grupo André Maggi, uma produtora de soja do estado do Mato Grosso. O técnico de segurança do trabalho da empresa, que encontrava dificuldades na hora de passar as informações e prevenir possíveis acidentes, sugeriu a criação de uma rádio para entreter e informar os funcionários. A rádio “EccoMaggi”, que nasceu com um perfil sustentado na preservação ambiental, tem jingle e possui programas de 30 minutos que são veiculados nos ônibus e carros que transportam os funcionários, e também nos restaurantes da empresa. Com uma linguagem fácil e descontraída, a mensagem é passada ao colaborador de forma clara e direta.
Podemos ver com estes exemplos que uma comunicação interna dirigida de forma consciente e participativa é muito importante para o desenvolvimento das organizações uma vez que estas ferramentas que se tornaram eficientes, já que conseguem atingir diretamente o público alvo, e interativas, uma vez que os colaboradores podem sugerir as pautas e participar da execução das mesmas conseguem atrair e estreitar o relacionamento com o público interno.
Oiii Michele;
Adorei os exemplos de comunicação interna interativas! Bjão
Também adorei!!
Ideias simples, porém criativas, fazem toda a diferença, e uma das melhores maneira de engajar um público que, por vezes, é bastante misto!
Bjos