Posicionamento estratégico

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O texto de hoje é da aluna Carolina Zampieri, também elaborado para a parceria com a disciplina de Oficina de Redação em RP III.


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O posicionamento estratégico tem como definição criar marca, produto ou identidade de uma organização. Segundo Trout e Ries: “Posicionamento não é o que faz o produto, mas o que você faz com a cabeça do público alvo”. Nesse sentido, é importante que as empresas consigam perceber uma maneira de causar um impacto positivo nas pessoas, com a finalidade de alcançar a aceitabilidade e o foco das ações anteriormente almejadas.

Nos últimos anos houve um esforço crescente para que novos instrumentos viessem a contribuir para o aperfeiçoamento empresarial. E o posicionamento estratégico tem sido um instrumento fundamental nas decisões estratégicas com relação aos produtos e serviços de uma empresa. Segundo o autor Dimingo, trata-se do processo de distinguir uma empresa ou um produto de seus competidores com base em dimensões reais, produtos ou valores corporativos que sejam significativos para os consumidores de modo que a empresa ou produto se torne preferido no mercado. Conforme a argumentação do autor, a empresa que se empenhar mais em criar o posicionamento estratégico de mercado e oferecer de forma mais eficaz e eficiente do que a sua concorrência, vence o mercado competitivo.

O planejamento estratégico possibilita que a organização crie um posicionamento estratégico para formar a sua identidade perante a sociedade. Para tanto é imprescindível se valer de missão, visão, valores e objetivos e, o mais importante, as estratégias a serem colocadas em prática.


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Fonte:
DIMINGO. Disponível na internet via http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/v11n1art6.pdf. Arquivo consultado em 26 de março de 2011.

TROUT, Jack; RIES, Al. Posicionamento: a batalha pela sua mente, 2009.

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