Experiências de Extensão Universitária

Categorias: , ,

Hoje temos o texto da colega, acadêmica do Curso de RP da UNISC, Vanessa Britto.


---

"A extensão universitária é uma experiência de grande valia na formação acadêmica de todo estudante de comunicação. Além de possibilitar a efetivação do conhecimento acadêmico, permite uma reflexão sobre o seu futuro profissional, o acesso ao conhecimento de outras realidades e saberes, e, sobretudo, o exercício da autonomia". Rossana Maria Souto Maior Serrano


Foi pensando nestas possibilidades que, desde que ingressei na unisc, abracei todas as oportunidades com unhas e dentes.

Gostaria de dividir com vocês uma citação de Paulo Freire:

“Por isto mesmo é que, no processo de aprendizagem, só aprende verdadeiramente aquele que se apropria do aprendido, transformando-o em apreendido, como o que pode, por isto mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido-apreendido a situações existenciais concretas”. (FREIRE, 1977, p.27.).

Seguindo o que diz Paulo Freire, resolvi apropriar-me do aprendido. Neste semestre estou atuando ativamente em três projetos, sem contar a A4 – Agência Experimental de Comunicação na qual sou monitora há um ano.

Várias vezes durante este semestre muitos colegas me deram parabéns por ter sido selecionada, mas depois sempre vinha uma pergunta – O que se faz neste projeto? Vou contar para vocês um pouco destes projetos que já participei na Unisc, e espero que sirva de inspiração para muitos.


Focas do Q?

- Tu vai de novo para o Focas? – Essa é a reação de 80% dos meus colegas quando eu disse que iria me inscrever novamente. Eu adoro o Focas, tenho um carinho especial, pois foi o primeiro projeto de que participei e dentro dele fiz amigos que vou levar para a vida toda.

O Focas é um projeto que pra quem vê pela primeira vez é destinado para o pessoal de jornalismo, pois neste projeto o Caderno Q? da Gazeta do Sul é totalmente produzido pelos acadêmicos selecionados. Mas, ao contrário disto, este projeto é para todas as habilitações, e eu sou um exemplo disso, consegui colocar em prática muitas atividades que eu havia conhecido apenas em sala de aula.

As atividades de integração do grupo são de inteira responsabilidade do RP selecionado, além das atividades de divulgação e promoção do caderno que são desenvolvidas em parceria com os selecionados de PP. Além destas atividades, chamo a atenção para uma em especial, que é o conhecimento da funcionalidade de um grande jornal, atividade pouco conhecida por muitos acadêmicos das outras habilitações.


Talentos da Comunicação

Sabe aquela empresa em que você sempre quis fazer um estágio, para conhecer as diversas formas de comunicação que ela estabelece? Pois eu estive dentro desta empresa e atuei lá dentro, em um setor que eu escolhi.

Isso é o Talentos da Comunicação!

Os alunos selecionados vão para dentro da Gazeta Grupo de Comunicação e atuam na área que desejam conhecer. Primeiro é feita uma época de observação e depois o trabalho em si, cada “talento” escolhe onde quer atuar. Eu trabalhei na parte de eventos, ajudei no Lançamento no Anuário do Fumo 2010. Não tenho palavras para descrever, foi “demais”, um grande evento e interagi com várias partes do grupo. Este ano estou lá novamente e quero radicalizar a minha área de atuação... aguardem!


Bate-Papo Pilhado

Além de ser responsável por duas edições do caderno Na Pilha da Folha do Mate, temos um Evento! Impossível mais RP.

Este projeto é o “máximo”. Os acadêmicos selecionados vão para Venâncio Aires e interagem diretamente com o pessoal do Ensino Médio! Em parceria com o caderno Na Pilha, da Folha do Mate, é organizado um evento que visa informar os alunos das escolas de Venâncio sobre diversos assuntos, desde escolha profissional a sexualidade. Além disso, são feitos os cadernos especiais sobre o evento!

Este ano é a primeira vez que atuo no projeto como selecionada, nas outras era como representante da Agência Experimental.

Enfim, estes são os projetos de extensão de que eu participo neste semestre, e sempre que puder vou participar novamente, pois cada vez agregam mais conhecimentos.

Além de todo conhecimento adquirido, é ótimo atuar com profissionais de outras áreas e que tem um pensamento diferente do nosso, sempre tão voltado para o lado organizacional das coisas.
Quem tiver a oportunidade de participar de projetos de extensão, eu indico, pois é uma vivência que não pode faltar em nenhum acadêmico.


---


FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa.

Comments (0)

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...