Categorias: Conceito estratégico , Organizações , planejamento , Relações Públicas
Neste semestre que passou, o último, inclusive, da minha vida acadêmica de graduação em Relações Públicas, tive o prazer de cursar uma cadeira no curso de Administração da UNISC. Essa disciplina tinha o nome de “Planejamento Estratégico”, e tratava sobre todos os processos e fases que envolvem um planejamento dentro de uma organização empresarial, e foi onde eu e meus colegas aprendemos passo a passo todas as etapas da sua implantação.
Logo no início, confesso que não estava muito motivada com a disciplina, pois achei que ela seria basicamente teórica e com poucos aproveitamentos práticos. No entanto, estava enganada e até o final do semestre, acabei aprendendo diversas maneiras práticas e eficientes de realizar um planejamento estratégico dentro de uma instituição.
Mas você deve estar se questionando, e onde que o Relações Públicas entra no contexto deste assunto que estou escrevendo até então? Sem dúvidas, posso afirmar que ele está inserido em todas as abordagens de um planejamento estratégico, pois sem um item fundamental, o planejamento não iria ocorrer de forma alguma: a comunicação. Seja ela entre colaboradores, direção ou clientes.
Podemos considerar que hoje o planejamento estratégico é um processo de formulação de estratégias organizacionais no qual se busca a inserção da organização e de sua missão no ambiente em que ela está atuando. A sua finalidade dentro de uma empresa é prover uma visão de futuro, definir uma direção e aproveitar as oportunidades que possam vir a aparecer. Desta forma, é imprescindível a presença de profissionais na instituição que tenham uma visão geral da organização, enxergando ela como um todo e como um sistema, não apenas visando um setor ou departamento isolado.
Sendo assim, se a empresa não consegue se comunicar com os seus públicos e, principalmente, com os seus colaboradores, possivelmente este planejamento não surtirá efeito algum. A comunicação se torna um item essencial neste contexto pelo fato, principalmente, de ser um elo que liga a teoria a prática, ou seja, do planejamento até a ação gerada, seja por diretores ou colaboradores da instituição.
Um profissional de Relações Públicas tem a capacidade de olhar a organização como um todo, pois sua formação permite isso. Com o seu pensamento estratégico e principalmente com a sua visão focada no relacionamento, posso garantir que este profissional atuando junto com a alta administração da empresa, pode gerar resultados surpreendentes e até inesperados a partir do planejamento estratégico e suas ações geradas.
Oi Ingrid! Concordo contigo, também tenho esse olhar! O Relações Públicas por si só já é um profissional estratégico, que se tem autônomia, pode planejar estrategicamente ações não somente da comunicação, mas dara organização como um todo.
Abraços!
Oi Cíntia!
Obrigada pelo comentário!
Agora só falta as empresas adotarem esta cultura, muitas já possuem, porém, várias mudanças ainda devem acontecer.
Abraços!
Na UFPR, essa disciplina faz parte da grade curricular de RP mesmo!
Na teoria, a gente percebe claramente que planejar a comunicação estrategicamente é função do Relações Públicas.
O que falta é essa ideia permear a cultura das organizações, como você bem colocou.
O que temos na grade curricular aqui da UNISC é Planejamento em Relações Públicas, porém aquele enfoque mais organizacional mesmo, aprendi nesta disciplina de Planejamento Estratégico, dentro do curso de Administração.