Categorias: marketing , profissão , relacionamento , Relações Públicas
Hoje trazemos o texto do colega Braulio Staub, continuando nossa parceria com a disciplina de Oficina de Redação em RP III.
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Quando iniciei o curso de relações públicas, há um pouco mais de dois anos, nunca imaginei que no futuro pudesse aliar uma paixão tão grande como a que tenho pelo futebol com a profissão. Na verdade eu nem sabia que existiam profissionais atuando na área.
O tempo foi passando, a cancha aumentando, o leque de possibilidades se abrindo e, em determinado momento, me bateu a curiosidade: pesquisar sobre RP no futebol. Como resultado, consegui descobrir casos onde, geralmente, os profissionais da área atuam juntamente ao setor de marketing, desenvolvendo campanhas e otimizando vendas através de ações de relacionamento.
Nos grandes clubes do futebol brasileiro, por exemplo, os relações públicas participam e elaboram planos para arrecadação de sócios, venda de camisetas e produtos do clube, prestam assessoria de comunicação para a direção e conselheiros (ex: mídia training), gerenciam suas redes sociais e “etc” mil. Precisaria de mais alguns parágrafos para destacar e comentar as ações do RP no futebol.
Em parceria com as demais habilitações, o profissional desenvolve e operacionaliza diversas campanhas de marketing. Com a explosão ao acesso da chamada internet 2.0, destaca-se esse relacionamento direto que o clube tem com seu cliente/torcedor. Um time sem torcida é um time sem coração, e cabe, muitas vezes, ao setor de marketing a movimentação e criatividade na gestão desse público.
Quem lota os estádios e gera receita à instituição é seu torcedor. Por isso, campanhas para arrecadação de sócios, que garantem boa parte da renda para as equipes, ganham tanta importância, tanto na mídia quanto para os cofres do clube.
O torcedor é passional. É importante estar atento às oportunidades que o mercado possibilita. Se o clube vive em má fase e os resultados dentro de campo não são satisfatórios, é importante a criação de ações contra crises e contra o afastamento de torcedores, tanto em presença no estádio quanto em comercialização de produtos, além do abalo que o relacionamento já construído pode sofrer. Já quando o momento é de grande euforia, cabe ao profissional aproveitar a boa fase e ressaltar que o time está fazendo sua parte. Sendo assim, o apelo ao torcedor para que ele também faça a sua é válido.
São diversas as oportunidades de atuação nesse ramo. Sendo uma área, de certa forma, nova aos olhos e perfil dos relações públicas, o futebol pode servir como uma forma de junção pelo prazer da atividade e da profissão. Já que o futebol é conhecido como o esporte das multidões, alguém, com o olhar atento e comprometido a exercer seu trabalho com disposição, precisa gerir esta fatia de mercado que gera milhões de receita aos clubes. Todos os meses.
Bráulio, ótimo! mto bom quando associamos a nossa área à coisas que são bem entendidas, pois tornamos um entendimento maior sobre como o RP pode atuar! show! parabéns!
Eu acho muito legal a atuação que um RP pode ter dentro do futebol!
Tanto que até uma vez escrevi um post (esse http://goo.gl/QBJTK ) e me encantei ainda mais com o que eu descobri!
São poucos os clubes que possuem RP aqui no Brasil, mas acredito que é uma área para nós, futuros profissionais, apostar! Temos muito a contribuir, com certeza!
Ótimo texto, parabéns!
Olaaa!! gostei do seu blog.. faço jornalismo e procuro conhecer mais sobre RP pq tenho gostado mt! vou passar aqui mais vezes pra me atualizar..rsrs, bjo flor!
Que bom, Gabriela!
Seja sempre bem-vinda!
Abraços