Categorias: apostas , Marca , marketing , Organizações , reputação
Sempre achei muito interessante a ligação que o profissional de Relações Públicas poderia estabelecer com as marcas institucionais, e foi através desse meu interesse todo especial por esta “área” (se é que podemos chamá-la assim) que realizei a minha monografia focada na atuação do profissional de RP no gerenciamento de marcas corporativas. E é sobre ela que vou escrever hoje.
A comunicação existente dentro de uma marca e de uma instituição não é mais realizada daquela antiga forma que era utilizada há muito anos atrás, onde possuía como principal meio de informar os públicos, a propaganda sendo anunciada nas principais mídias, com valores altíssimos investidos para veiculação das mesmas em determinados veículos de comunicação. Dentro deste âmbito da comunicação, onde existem tantas peculiaridades e muita complexidade, o profissional de Relações Públicas, tanto por suas características quanto por sua abrangência, por seus públicos e com suas atitudes pensadas estrategicamente, se torna um item fundamental para o caminho do sucesso dentro do branding.
Nogueira (2003) diz que para a elaboração de estratégias, criação de mensagens e lançamento de produtos, o trabalho de Relações Públicas foi considerado tão importante quanto a Publicidade, que por sua vez é considerada como a ferramenta mais importante para a promoção de produtos ou serviços já existentes, conscientização, conquista e ampliação de clientes. Porém os executivos de Marketing ainda não reconhecem claramente o valor de Relações Públicas, pois eles continuam a aplicar em Publicidade o dobro de recursos que investem em RP.
Mas enfim, para resumir tudo isso, nada melhor do que apontar uns dados importantíssimos que concluí com a pesquisa que fiz com acadêmicos e profissionais de RP:
- A presença de um profissional de Relações Públicas no gerenciamento de uma marca corporativa, foi comprovadamente relatada como essencial, visto sua ampla formação, pela forma como pode contribuir nos relacionamentos e nas ações estratégicas da marca com seus stakeholders;
- Os meios e estratégias que este profissional pode fazer uso para contribuir com o crescimento de uma marca são vários, porém as áreas mais valorizadas na pesquisa aplicada foram: relacionamento com a imprensa e imagem e identidade corporativa, duas ações que se, realizadas com um planejamento prévio e estrategicamente, poderão contribuir altamente para o crescimento de uma marca;
- Os profissionais de RP entrevistados citaram várias atividades pontuais que desenvolvem em suas rotinas profissionais diárias. Ações que, muitas vezes, passam despercebidas, mas que contribuem e auxiliam de forma extremamente positiva no crescimento das marcas. Elas possuem um foco muito bem definido no relacionamento, e acabam sempre agregando valor positivo à marca. Ou seja, o profissional não necessita obrigatoriamente estar trabalhando em um setor específico de gestão de marcas, mas, com estas ações que desenvolvem, é possível sim criar valor a marca.
Com este estudo, consegui observar que a Gestão de Marcas é um nicho de mercado muito grande para que o profissional de Relações Públicas possa realizar um bom trabalho de relacionamento e imagem. Pois além de existirem poucos profissionais trabalhando nesta área atualmente, ainda há muito o que desenvolver estrategicamente sobre as marcas nas empresas. O que desta forma, me motiva a ir mais longe e acreditar que o Relações Públicas, em um futuro não muito distante, seja o próximo responsável por liderar a construção e geração de marcas nas organizações em geral.
---
Fontes:
NOGUEIRA, Nemércio. “Alma” para as marcas. Revista ABOUT, São Paulo, n. 740, p. 34, set. 2003.
___________. Arma de branding. Revista ABOUT, São Paulo, n. 736, p. 22, set. 2003.
Oi, Ingrid. Vc já apresentou a monografia? Vai compartilhar ela conosco?!
Fiquei bastante interessada, porque estou para me formar e devo seguir por essa linha no meu TCC.
Curiosidade: nessa pesquisa foi verificada as formas de mensuração para o trabalho de RP realizado?
Como naquela parte em que vc diz que eles percebem a contribuição das ações de RP para a imagem, ainda que passem despercebidas...
Abs,
Daniela Mattos
Oi Dani!Tudo bem?
Sim, já apresentei a minha monografia. Posso compartilhar ela sim, só me mandar o seu endereço de e-mail.
Nessa pesquisa que fiz não observei as formas de mensuração para o trabalho de RP realizado, mas seria bem interessante verificar este ponto também.
E muito obrigada pelo seu comentário!!
Olá, Ingrid! Gostaria de saber a possibilidade de socializar sua monografia, pois estarei seguindo sua mesma linha, porém com ênfase em LOVEMARKS. Mais uma tentativa de mostrar ao mercado que os RP's são fundamentais na construção e valorização da Marca.
Grato,
Higgo Mário
higgo.alves@netservicos.com.br
higgomario@hotmail.com
Olá Higgo Mário!
Claro que sim, entro em contato com você por e-mail!
Obrigada,
Ingrid
Olá Ingrid, Vi o seu texto e achei interessante e gostaria que se possível compartilha-se essa monografia comigo! Tenho uma cadeira de gestão de marcas e gostaria de me aprofundar um pouco mais a respeito do assunto!
Meu e-mail é jeanlucashc@gmail.com
Agradeço desde já!
Lucas de Castro