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Já vimos e lemos sobre diversos cases de sucesso ou cases #fail de empresas nas mídias sociais. Mas esses dias eu estava refletindo sobre a atuação de empresas, mais especificamente no Twitter, das quais eu acho decepcionantes. Não podem ser consideradas #fail propriamente, mas que deixam muito a desejar.
Para chegar a essa “conclusão”, me baseio em seguintes critérios: empresas que são muito bacanas, que possuem sucesso e renome e que, por isso, esperaríamos uma atuação muito melhor. São empresas de públicos jovens, são “descoladas”, criativas, mas que não se utilizam disso para se promoverem de maneira personalizada nas redes sociais.
Talvez nem seria a questão de se promover e sim de engajar o público, relacionar-se melhor com ele, criar uma diferenciação e personalização que já conhecemos que as redes sociais, quando bem utilizadas, podem atribuir a uma marca.
E essa atuação decepcionante vai desde aparições esporádicas, só para comunicar uma promoção, lançamento de produto a divulgação repetida dos já existentes. Ou seja, atuação sem personalização nenhuma, nada condizente com a imagem que a marca passa.
Outro tipo de atuação que me decepciona muito são perfis de marcas que até possuem uma atuação considerável, porém enchem nossa timeline de RTs em TODAS as menções que recebem. Algo que acaba gerando antipatia pela marca, pois parece que ela está ali só para “fazer volume”; marcas que pensam na quantidade e não na qualidade de conteúdo.
Acho tudo isso uma pena, pois são marcas que vemos claramente o potencial, mas que elas próprias não aproveitam isso e não sabem utilizar de maneira a seu favor.
Como exemplo, posso citar algumas marcas que tenho observado e que acho suas atuações bem decepcionantes.
Uma marca de alcance nacional, cito a Cacau Show. Acho uma marca muito legal, diferente, criativa, tem produtos com muito potencial, um site atrativo, porém a atuação no Twitter é muito fraca e deixa a desejar. A maior frequência que eles aparecem no Twitter é na época da Páscoa e, fora isso, só aparições esporádicas para divulgar promoções. Às vezes passam um mês sem twittar nada. Agora, como é época de Natal e eles têm muitos produtos comemorativos, voltaram a aparecer um pouco mais, porém só com divulgação de promoções e produtos. Muita coisa bacana poderia ser feita nas redes sociais com essa marca, mas ficamos só na espera mesmo.
Outro perfil que deixa a desejar é o da Subway (no caso que cito, é a local da onde eu moro) de Santa Cruz do Sul. E isso que é uma marca reconhecida e renomada mundialmente, ou seja, com potencial para ter uma atuação super bacana. Na época da pré-inauguração aqui na cidade, era um tweet atrás do outro, um RT atrás do outro. Bastou a loja inaugurar e eles sumiram. Agora aparecem vez ou outra e ainda com mensagens em CAPS LOCK (muito amador!), somente para divulgar seus produtos.
Já como exemplo de perfil que RT todas as menções que recebem, já tive experiência - como seguidora - com muitas marcas, principalmente de calçados (inclui-se também os perfis de lojas online de calçados). Via Uno, Tanara Brasil, Calçado Online, entre outras. São marcas que até acho suas atuações bacanas, mas que estragam por esse excesso de RTs.
Espera-se que essa realidade mude, mas, se não mudar, que sirva para reflexão e discussão desses exemplos de atuações decepcionantes nas mídias sociais, para que não sejam repetidas por outros perfis. Servem de grande exemplo do que acontece quando não é feito um estudo da marca, das suas características e até mesmo da sua personalidade, e de como faz falta um planejamento de comunicação que unifique a imagem da marca perante os públicos.
E você, tem exemplos de atuações de empresas nas mídias sociais que te decepcionam?
Oi Juh!
Querida, gostei muito dos teus exemplos e realmente isso decepciona!
Exemplos do que não se pode fazer no meio digital quando se está atrás de uma grande marca! As empresas precisam ter essa preocupação antes de começar a ter uma atividade no twitter.
Bjo