Profissionais Empreendedores

Categorias: , , ,

O cenário do mercado profissional está em constante mudança. Para sermos profissionais de sucesso devemos estar sempre atentos a tudo o que acontece dentro de nosso espaço de atuação. No entanto, algo que está em alta já faz um determinado tempo, mas que cada vez é mais buscado pelas pessoas, principalmente aquelas da área da Comunicação e Relações Públicas, é a consultoria ou a atuação como freelancer.



Atualmente, a sociedade espera por indivíduos com visão, acima de tudo. Pessoas que criam as suas próprias oportunidades e não ficam esperando por elas, que não queiram utilizar o seu tempo exclusivamente com um único empregador. Essas características são essenciais para alguém que deseja trabalhar com consultoria, ou seja, pessoas empreendedoras da própria carreira profissional.


Como cada vez mais a inserção no mercado de trabalho está difícil, principalmente para os jovens recém formados, o caminho da consultoria ou atuação como freelancer surge como uma oportunidade para estas pessoas. Desta forma, o profissional que deseja trabalhar por conta própria necessita ter em mente que terá um desafio e tanto pela frente: conciliar em seu currículo um espírito empreendedor, com uma constante formação e atualização profissional juntamente com uma enorme disposição de trabalhar em várias empresas/clientes ao mesmo tempo.


Abaixo, algumas dicas, retiradas do site da Revista Você S/A, para profissionais que desejam seguir nesta área:

- Crie uma carteira de clientes inicial que permita a você empatar seus custos operacionais (telefone, transporte, material de escritório etc.);

- A aparência conta. Abra uma empresa e faça um site. Os clientes passarão a valorizá-la ainda mais;

- Aprenda a evitar calotes. Peça de 30% a 50% do valor combinado antes do início e assine um contrato;

- Identifique o período do dia em que você é mais produtivo e reserve para as tarefas essenciais;

- Defina indicadores e metas realistas e acompanhe-os todos os dias para se certificar de que estão sendo cumpridos e que você está produzindo.


Como toda área profissional, a consultoria também tem as suas vantagens e desvantagens. Segundo Oliveira (2003), as vantagens do consultor são a maior experiência, pois realiza o mesmo serviço em várias empresas, maior aceitação nos escalões superiores da empresa/cliente, pois normalmente a sua contratação é realizada pela alta administração, e a maior imparcialidade, pois não está envolvido nas questões do dia-a-dia da organização. Não estando dentro da empresa, o consultor foca seus objetivos para uma única direção, e como ele não possui outras tarefas dentro da instituição, pode agilizar o projeto, impulsionando suas ações. Já as desvantagens, citadas pelo mesmo autor, é o menor conhecimento dos aspectos informais da empresa/cliente, não tem poder formal, pois não pertence à estrutura hierárquica da empresa, tem menor acesso informal a pessoas e grupos e geralmente não tem presença diária.


Sendo assim, a proposta de trabalhar com consultoria ou como freelancer na área de RP está lançada. Agora é a vez do profissional escolher a melhor atuação que se encaixa com o seu perfil.



---



Fonte:




- OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebolças de. Manual de consultoria empresarial: conceitos, metodologias e práticas. São Paulo: Atlas, 2003, 193 p.;




- Site www.vocesa.abril.com.br

Comments (0)

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...