a tal da Monografia...

Categorias: , , ,

Baseado na minha realidade dos últimos meses e lendo esse texto no blog Relações hoje, também quis escrever um pouquinho sobre o TCC - que, pra nós aqui, é chamado de Monografia.

Estou chegando nos finalmentes da minha e, mesmo estando quase tudo pronto, é difícil manter a calma. Rola muita ansiedade, nervosismo, insegurança...será que vou conseguir terminar tudo? Será que está bom? Será que vou conseguir passar? Além disso, a gente fica ansioso para logo ver todo o trabalho pronto, redondinho, resultado de muito esforço e dedicação!

Agora chegada a época das correções (após os apontamentos da orientadora) e das releituras, parece que está tudo muito ruim! Hehehe! Pode parecer exagero, mas quando comentei isso, recebi muitos comentários de que era normal, que todos passaram por isso também! Nosso senso de auto-crítica também se desenvolve no decorrer desse período.

Mas, tirando a parte "ruim", a monografia só tem a acrescentar. E muito, muito positivamente! Hoje eu noto o quanto eu amadureci nesses meses em questão de conteúdo, desenvolvimento e discernimento sobre os assuntos estudados. Vejo o quanto minha visão está mais "aguçada" em relação ao assunto, e da área de RP como um todo.

Para quem não sabe, meu tema da monografia é sobre "Relações Públicas online: relacionamento com os públicos através das ferramentas digitais". A escolha se deve por um interesse próprio mesmo. Já atuei nessa área e vejo o quanto de aprendizado eu consegui agregar após unir as experiências - a prática e a teórica! E, além disso, consegui fazer minha pesquisa com excelentes profissionais de RP, que atuam na área digital há bastante tempo, e que me apresentaram materiais riquíssimos, com suas visões, informações, enfim, suas experiências de um excelente trabalho realizado! A cada resposta dada era um sorriso que se formava no meu rosto.

É uma experiência maravilhosa (pra quem gosta de estudar e gosta de desafios), mas que requer muita calma, paciência e dedicação. É bacana também pelas descobertas que se faz, de livros, autores, ideias, teorias...enfim, um universo mesmo de descobertas e amadurecimento.

Para quem ainda tem que passar por isso eu deixo a dica: tenha calma, dê um passo de cada vez e aproveite todo e qualquer tempinho que surgir na sua agenda, mesmo que seja bem no início do semestre ainda, pois lá no final, quando o tempo for apertando, isso vai fazer falta!

Boa sorte a todos que, assim como eu, estão terminando mais esta jornada na vida acadêmica! E, enquanto isso, vou "curtindo" minha TPeM - Tensão Pré-entrega da Monografia!

Comments (0)

Related Posts with Thumbnails
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...