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Ao pensar as Relações Públicas, que atuam em prol das organizações e seus públicos, temos o que a autora Margarida Kunsch teoriza como: o desempenho das funções essenciais e específicas de Relações Públicas se materializa por meio da realização das correspondentes atividades profissionais. Essas atividades são inerentes ao processo de relacionamento das organizações com seus públicos e ao campo da comunicação organizacional, dentro da especificidade da comunicação institucional e da comunicação interna.
Na Internet isso não é diferente. Para estar presente, atuante, estrategicamente posicionada e relacionada com os diversos públicos internautas presentes na rede mundial de computadores, é necessário para as empresas um bom planejamento, monitoramento e acompanhamento profissional adequado das práticas digitais com os seus públicos na Web. Para isso, conta-se com o auxílio profissional da área de Relações Públicas que, da mesma forma em que rege a comunicação e o relacionamento entre organização e públicos no ambiente offline, irá colaborar para essa prática também no universo online.
A atuação das organizações na Web, para que seja positiva e eficaz, é de grande importância a presença e o acompanhamento das Relações Públicas, mediando as interações online entre empresas e seus públicos. Uma vez que relacionamento é o ato de se conviver com os semelhantes, essa prática é ainda mais potencializada na Internet, pois todos ali presentes estão em um mesmo patamar, com interesses e desejos iguais, interagindo e compartilhando todo tipo de conteúdo.
Além disso, a procura por qualquer tipo de informação de determinadas empresas, seja da natureza que for, é extremamente forte no universo digital, fazendo com que o preparo das organizações seja redobrado, assim como sua atenção, em atender da melhor maneira possível essa procura por parte dos internautas. Caso eles não encontrem o que procuram, as consequências podem ser negativas e prejudiciais para a imagem e reputação das empresas, pois os usuários tendem a tomar como verdadeiras qualquer informação que encontram presentes na Web, sendo elas da fonte que for (ou seja, das próprias empresas ou de outros usuários).
Portanto, uma empresa que deseja estar presente na Web precisa contar com profissionais preparados e com potencial sempre atualizado, seja por intermédio de agências de comunicação e Relações Públicas digitais ou por um próprio profissional que venha a atuar diretamente dentro da empresa.
E esta, por sua vez, deve entender a importância dessa área presente nas suas práticas organizacionais, pois na atual globalização, a empresa que não se relaciona bem, não demonstra preocupação e consideração com os seus públicos de interesse, não garantirá um lugar na preferência dos mesmos, nem mesmo uma posição competitiva a altura da concorrência.
A conduta a ser adota é a de preparação para os princípios básicos de atuação na Web e, depois, uma adequada e estratégica presença digital, seguindo: relacionamento e engajamento com os públicos, diálogo e conversação simétrica e de mão dupla, ou seja, falar e também escutar, dar retornos significativos e garantir que as informações sobre as marcas estejam sendo repercutidas de maneira fidedigna.
Caso isso não ocorra, o plano de atuação em momentos de crise deve estar muito bem preparado, pois esses momentos não estão impossibilitados de acontecerem, mesmo na Internet. Pelo contrário, por se tratar de um ambiente fértil, que possibilita a rapidez e a instantaneidade, as informações correm de forma extremamente rápida, podendo fugir do controle das empresas.
O mundo das Relações Públicas se destaca nesse novo ambiente digital, uma vez que pode mostrar liderança e importante papel como receptores de informações e desejos dos clientes internautas das empresas, auxiliando positivamente a interação e o engajamento com os públicos que estas devem visar ao estar na Web.
Sendo assim, nesse ambiente online, ou a Web 2.0, a web da interação e da personalização das práticas digitais, também a área de Relações Públicas recebe tal designação, ou seja, Relações Públicas 2.0, pois se caracteriza pela mediação e interação, seja pelas organizações ou pelas agências comunicacionais, com os públicos na rede, especialmente no que diz respeito às expressões e manifestações desses nas mídias sociais.
Tem-se então que Relações Públicas 2.0 se configura na evolução do cenário virtual, uma vez que possibilita o diálogo e o relacionamento de mão dupla, práticas próprias da área desde a sua criação, ou seja, quando se fala em mídias sociais e Internet 2.0, se fala também em Relações Públicas – e, nesse caso, a 2.0.
A Internet é uma realidade constatada, suas possiblidades são infinitas, mas o conviver social e físico, ou seja, o ambiente offline, ainda existe e exige as mesmas atenções de sempre. Portanto, cabe aos Relações Públicas desempenhar suas funções de forma plena, inteligente e competente, visando e abrangendo todos os universos disponíveis para o atuar das empresas, mantendo sempre o positivo diálogo, relacionamento e tratamento para com os seus públicos de interesse.
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Referências:
KUNCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus; 2003; 417 p.
TERRA, Carolina. Usuário-mídia: a relação entre a comunicação organizacional e o conteúdo gerado pelo internauta nas mídias sociais. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo – Escola de Comunicações e artes. 2011. 137p.
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